Artigos

Causas da caspa

Pin
Send
Share
Send

A caspa é uma manifestação visível da renovação da epiderme do couro cabeludo. Normalmente, o ciclo de desenvolvimento celular é de cerca de um mês e ocorre sem ser percebido pelos seres humanos. Quando a caspa é reduzida a uma semana, escamas esfoliantes são claramente visíveis no cabelo e na roupa. A caspa, cujas causas e tratamento serão discutidas no artigo, é um sinal precoce e a forma clínica mais fácil da dermatite seborréica.

Sintomas e tipos de caspa

Essa patologia não é difícil de perceber. Escamas leves e secas de cor branca ou acinzentada são facilmente banhadas do couro cabeludo, contaminando cabelos, escova de cabelo, roupas. O cabelo pode tornar-se opaco, tornar-se rapidamente sujo, magro. Muitas vezes, quando o homem da caspa está preocupado com coceira do couro cabeludo, mas os processos inflamatórios são geralmente ausentes.

Contra o pano de fundo da hipersecreção das grandes glândulas sebáceas, que são bastante numerosas em um local como o couro cabeludo, a caspa pode se tornar oleosa. Partículas esfoliadas da epiderme são combinadas em flocos amarelados razoavelmente grandes. Eles são gordurosos, dificilmente separados da superfície da pele, podem formar camadas. Cabelo muito rapidamente ficar sujo olhar, enfraquecer, começar a dividir e cair.

A caspa é um problema bastante comum. Em algumas pessoas, essa patologia se torna crônica, outras sofrem apenas ocasionalmente. De um jeito ou de outro, mas toda pessoa já se deparou com esse fenômeno pelo menos uma vez na vida. As tentativas de se livrar do problema não serão eficazes se você não encontrar a resposta para a pergunta: "O que causou a caspa?"

O fungo é a principal causa da caspa

A maioria das pessoas vê a caspa como um problema cosmético. De fato, sua presença é um pouco estética e pode arruinar qualquer roupa e penteado. No entanto, a ocorrência de caspa indica principalmente as violações existentes no corpo, embora não seja uma doença independente. A suposição de que a principal causa de caspa é uma infecção fúngica de Pityrosporum Ovale, foi apresentada há cerca de cem anos. Os dermatologistas têm a mesma opinião no momento atual.

Causas da reprodução fúngica ativa

Curiosamente, o microrganismo notório é um representante da microflora normal de uma pessoa e pode habitar o couro cabeludo por um longo tempo e não causar a caspa. O problema ocorre quando as propriedades protetoras da pele são reduzidas, a composição do sebo muda e as condições para a reprodução descontrolada do fungo são criadas. E isso acontece sob a influência de vários fatores, incluindo:

  • distúrbios metabólicos,
  • desequilíbrio hormonal
  • algumas doenças, e como resultado, reduziu a imunidade,
  • sobrecarga, física e emocional,
  • desnutrição, hipovitaminose,
  • erros no cabelo e couro cabeludo: o uso de produtos químicos agressivos, secagem, hipotermia devido à negligência de um chapéu no inverno,
  • predisposição genética.

Na maioria das vezes, é impossível dar uma resposta inequívoca à questão do que causou a caspa. Qualquer uma das razões acima, e às vezes seu complexo, pode provocar sua ocorrência. Um fator adicional é a idade. Nas crianças, a caspa quase nunca acontece e, em adolescentes, pode ser um fenômeno passageiro. Existe uma relação definida entre o sexo e a frequência de ocorrência dessa patologia. Assim, nos homens, a caspa aparece com mais frequência do que nas mulheres. No outono e no inverno, o problema tende a aumentar.

Caspa tratamento: mudanças de estilo de vida

Para entender o que causou a caspa, às vezes é suficiente analisar seu próprio cardápio e sua rotina diária. Pode ser necessário corrigir o sistema alimentar, limitando o consumo de alimentos gordurosos, condimentados e fritos, álcool e doces. É necessário consumir uma quantidade suficiente de alimentos ricos em fibras, vitaminas A e grupo B, produtos lácteos fermentados. É importante normalizar o regime de consumo.

Falta de sobrecarga física, estresse, tempo suficiente para dormir e descansar definitivamente terá um efeito positivo sobre o estado do corpo em geral e do couro cabeludo em particular.

Cuidado adequado do couro cabeludo e cabelo

Se a caspa aparecer, vale pelo menos durante a duração do tratamento excluir os procedimentos agressivos de cabeleireiro: tingimento, perm, secagem, uso de laca e gel de cabelo. Você pode substituir temporariamente corantes químicos de cabelo com os naturais: henna e basma, cascas de nozes. Se desejado, e meios para colocar você pode usar natural, com base em sementes de linhaça, gelatina, clara de ovo, açúcar.

Atenção especial deve ser dada à questão da higiene. Os pentes são recomendados para usar madeira natural e substituí-los regularmente por novos.

Remédios caspa

Logicamente, é mais fácil fornecer um efeito direto no cabelo e couro cabeludo com a ajuda de xampus, máscaras e loções. Não é tão importante o que causou a caspa: meios eficazes devem sempre conter componente antifúngico. Mesmo que a causa raiz do fungo da caspa não seja, na maioria das vezes ele se une aos problemas complexos mais tarde. Além disso, é bom que a ferramenta tenha propriedades regeneradoras e bactericidas e também regula as glândulas sebáceas. Nesse caso, o impacto será complexo.

Em qualquer loja de cosméticos tem uma grande variedade de xampus para caspa. As resenhas dos consumidores sobre eles são diferentes: alguém assim significa ter ajudado de uma vez por todas a se livrar do problema, e alguém ficou desapontado. Mas, como mostra a prática, xampus dermatológicos médicos especiais são mais eficazes. Sim, e a composição desses fundos, que podem ser comprados exclusivamente na farmácia, muito mais natural.

Ingredientes ativos caspa

Na maioria das vezes, o cetoconazol, o piritionato de zinco, o dissulfeto de selênio, o ciclopirox, o bifonazol e o escaler atuem como componentes antifúngicos nos remédios para caspa. Tem um efeito pronunciado de peeling alcatrão, enxofre, ácido salicílico. Estas substâncias limpam o couro cabeludo dos flocos da pele. Octopirox, alcatrão e ictiol reduzem a atividade vital acelerada das células. A maioria dos componentes listados têm ação anti-inflamatória, normalizar a atividade das glândulas sebáceas. É melhor quando a preparação contém não um, mas vários componentes ativos, e além disso eles contêm aditivos naturais: extratos de ervas (urtiga, bardana, camomila) e óleos essenciais (lavanda, tea tree, eucalipto). Às vezes, esses ingredientes sozinhos podem derrotar a coceira e a caspa.

Características do uso de xampus terapêuticos caspa

Todas as nuances do uso de um remédio para caspa estão listadas nas instruções anexas. Existem alguns pontos em comum. Como regra geral, para que a substância ativa no xampu funcione da forma mais eficiente possível, recomenda-se ficar no couro cabeludo por algum tempo enquanto faz uma massagem suave. Medicamentos para lavar o cabelo, muitas vezes não espumam. Isso indica sua composição benéfica.

Os xampus caspa no primeiro mês de uso devem ser usados ​​pelo menos duas vezes por semana, e depois, para prevenção, duas vezes por mês. Você pode alternar a farmácia com um xampu adequado da série cosmética.

Cura dermatológicos shampoos para diferentes gostos e bolsas são numerosos: Nizoral, Friderm, Fitoval, Sebasol, Dermazole, Keto Plus, Sulsena, Sebiproks, Vichy. Bem, cosméticos estão em quase todas as linhas de shampoos das marcas de consumo de massa mais conhecidas. Se a caspa aparecer, as causas e o tratamento são individuais. Na ausência de uma oportunidade para consultar um tricologista, é necessário selecionar um shampoo de cura por tentativa e erro.

Remédios populares

Muitas receitas oferecem remédios tradicionais para aqueles que enfrentam um incômodo como a caspa. O que as pessoas que estão decepcionadas com produtos farmacêuticos ou que têm medo de efeitos colaterais fazem? Escolha uma receita para a alma e tente, o benefício de muitos deles, e eles diferem em simplicidade e acessibilidade.

Fitoterapia oferece o uso de decocções e infusões de ervas: raiz de bardana, urtiga, tansy, camomila, calêndula, coltsfoot, casca de carvalho. Eles podem enxaguar a cabeça após a lavagem e esfregar no couro cabeludo.

Máscaras de óleo são frequentemente oferecidas como remédios eficazes para a caspa popular. Azeite de oliva ou mamona pode ser usado de forma independente, ou em combinação com suco de limão. Claro, depois de meia hora de exposição a essa máscara, o cabelo deve ser lavado com xampu.

Outra receita interessante: pegue um ovo de galinha, adicione uma colher de sopa de vodka e kefir e esfregue no couro cabeludo. Depois de meia hora, lave. Você pode combinar um ovo com mel natural.

Vale a pena tentar descascar o couro cabeludo com sal fino antes de lavar. Diz-se que este é um dos métodos mais eficazes de eliminação da caspa. Mas com sal vale a pena ter cuidado se houver inflamações no couro cabeludo.

Portanto, devemos lembrar que esse problema aparentemente inofensivo, como a caspa, não deve ser ignorado, nem que seja porque existe uma certa desordem no corpo por trás dele. Correr caspa não só estraga a aparência, mas pode levar a consequências mais graves, até mesmo a calvície.

Causas da caspa: comum

Fungo. Independentemente do sexo, a principal e principal causa de caspa em mulheres e homens é o fungo com o nome misterioso Malassezia Furfur (também é chamado Pityrosporum Ovale de uma maneira diferente). Este fungo é um dos muitos microrganismos que habitam a nossa pele. Em termos de conforto para o corpo, o Pityrosporum Ovale não interfere com a pessoa de forma alguma. Mas, se de repente falhar, e as glândulas sebáceas começarem a funcionar em um modo aprimorado, a Malassezia Furfur é capaz de ativar. O melhor alimento para este microrganismo condicionalmente patogênico é a secreção, com base na qual, o fungo se multiplica ainda mais. Ou seja, assim que algo acontece no corpo que faz a secreção normal do sebo, a probabilidade de você sentir os efeitos de tal desordem com a aparência de caspa logo.

Dependendo do modo como a produção de sebo muda - diminui ou aumenta - o tipo de caspa será determinado. Assim, a caspa pode estar seca (com secreção insuficiente) ou oleosa (quando as glândulas sebáceas produzem gordura em excesso). Mas, independentemente do tipo de caspa, sem reação adequada ao defeito e correção de estilo de vida e nutrição dele não se livrar de. Afinal, sem tomar certas medidas para regular o funcionamento das glândulas sebáceas, elas continuarão a trabalhar em violação. O que é acompanhado pelo surgimento de toda a nova caspa, que, aliás, pode causar irritação e coceira da cabeça, deixando cair branco preso junto com flocos de cabelo.

Poder. A comida favorita do fungo - doces, farinha e alimentos gordurosos, fritos e defumados. Portanto, não há nada de surpreendente no fato de que as pessoas que são viciadas em alimentos gordurosos e doces frequentemente sofrem de caspa. Uma dieta desequilibrada com uma grande quantidade de gordura e carboidratos “rápidos”, a falta da quantidade necessária de vitaminas e minerais individuais na dieta é um dos maiores riscos de “ganhar” a caspa.

Violações do Exchange. Você se lembra que a paixão excessiva por carboidratos rápidos prejudiciais na forma de bolos, tortas, massas ou hambúrgueres pode levar a distúrbios metabólicos? Mas os distúrbios de troca também são frequentemente mencionados entre as causas da caspa. By the way, problemas com o metabolismo podem ocorrer não só em conexão com a dolorosa paixão por comida, mas também ser o resultado de dietas difíceis incompatíveis. E essa é outra razão importante para examinar mais de perto o fato de que, em que quantidades e qual qualidade você come, e de forma mais responsável, abordar a questão da perda de peso, se ela amadureceu.

Doenças graves e certas condições do corpo. Excesso de trabalho constante, estresse prolongado ou depressão prolongada, privação crônica do sono - tudo isso tem um efeito extremamente negativo sobre a condição da pessoa como um todo, e pode muito bem resultar no aparecimento de caspa em particular. No caso em que o corpo está em um estado tenso todos os dias e trabalha em condições que são extremamente desconfortáveis ​​para ele, o sistema imunológico sempre desiste. E no que vai derramar e como será exibido - ninguém dirá. Talvez no seu caso particular, problemas de estresse ou fadiga constante manifestem apenas a aparência de caspa. A propósito, em imunidade: a caspa pode explicar-se bem pela presença de uma pessoa de algumas doenças imunes complexas. Estados de doenças neurológicas separadas também podem provocar a caspa.

Cuidados inadequados do couro cabeludo e cabelo. Você pode se surpreender agora, mas os produtos de limpeza ativos têm chances quase equivalentes com a caspa. É sabido que tudo o que é excessivo não é saudável: aqui e diariamente a lavagem da cabeça pode muito bem servir um péssimo serviço ao dono do cabelo. O fato é que a cada lavagem da cabeça, a camada lipídica é removida da pele, projetada para proteger o couro cabeludo. Algum tempo depois de lavar o cabelo, as glândulas sebáceas produzirão a quantidade necessária de gordura para restaurar a proteção e prevenir a secagem da pele. Mas no caso em que a cabeça é lavada com muita freqüência, as glândulas simplesmente não têm tempo para lidar com seu trabalho, o que no final pode levar à sobrecarga e à falha de sua função normal. Como resultado, a pele seca, a produção de secreção é perturbada, o que leva ao aparecimento de caspa.

Causas da caspa em mulheres

Como regra geral, as causas e o mecanismo de formação da caspa em mulheres e homens são os mesmos. Mas, ao mesmo tempo, há também alguns períodos característicos da vida e condições relacionadas, que mulheres e homens experimentam e sentem de maneira diferente. Então, uma das causas dos especialistas em caspa é chamada de alterações hormonais no corpo. Em relação às mulheres, surgem explosões de atividade hormonal durante a gravidez e com a abordagem da menopausa. E são precisamente esses intervalos de tempo em que a caspa pode ser sentida no contexto de alterações hormonais. Embora, ao mesmo tempo, dependendo das características individuais do organismo, a situação pode ser exatamente o oposto - os hormônios “desenfreados” podem contribuir para o desaparecimento da caspa, se foi antes.

Entre as causas da caspa nas mulheres - e uma predisposição entre o belo sexo na busca da beleza para abusar do cuidado e "priming" significa e drogas. Por exemplo, o aparecimento de caspa pode muito bem estar associado ao uso regular de dispositivos de termopar, secando o couro cabeludo e o cabelo. Com um efeito agressivo no couro cabeludo e preparações de cabelo para agentes perm e corantes. E, é claro, produtos de cuidado indevidamente escolhidos para cuidados regulares podem causar danos na forma de caspa.

Causas de caspa em homens

Os hormônios podem causar caspa e os homens também, mas, como regra geral, em vários outros períodos da vida do que acontece nas mulheres. Na maioria das vezes, a caspa associada a alterações hormonais no corpo, nos homens, manifesta-se durante a puberdade. O intervalo de tempo, quando se observa um verdadeiro “tumulto” de hormônios em corpos de adolescentes, é muitas vezes acompanhado pelo aparecimento de acne e acne, geralmente devido ao excesso de produção de sebo. No contexto da formação excessiva de substância segreda, a caspa aparece. O problema da caspa, em princípio, desaparecerá à medida que o equilíbrio hormonal se instala quando o homem atinge a puberdade. Mas esta não é uma razão para deixar a situação seguir seu curso - enquanto os hormônios do corpo continuam a tocar, será duplamente cuidadoso seguir a cabeça e o cabelo.

Muitos homens, diferentemente das mulheres, têm uma atitude bastante superficial em relação ao problema de escolher os produtos corretos para os cabelos. E comprar um xampu em primeira mão em um supermercado, sem levar em conta o tipo de cabelo e sem primeiro ler a composição e finalidade deste xampu, o homem corre muito risco de detectar flocos brancos depois de lavar a cabeça 2-3 vezes. E não há nada de surpreendente aqui, porque caspa, neste caso, não é de todo acidental - muito provavelmente, a sua aparência provocou um shampoo que não é adequado neste caso particular.

O que fazer

O que devo fazer se encontrar uma caspa no cabelo ou na roupa? Inicialmente, analisamos como isso pode ser causado. E, sem falhar, estamos revisando paralelamente a dieta, minimizando o estresse nervoso e mental, e aderimos ao sono e à vigília ideais. Não faz mal revisar e estudar os rótulos dos produtos de cuidado em sua prateleira do banheiro (e lembre-se: talvez você tenha comprado recentemente algum xampu ou bálsamo novo, depois do qual a caspa foi usada)? By the way - é hora de obter um shampoo caspa especialmente concebido, bom, quase todas as empresas de cosméticos hoje tem esses shampoos na sua gama.

Existem muitas receitas populares para remover a caspa, além disso, na medicina popular existem métodos específicos conhecidos de tratamento da caspa seca e caspa. Um dos métodos mais comuns para remover a caspa é a lavagem regular da cabeça com óleo de piche ou ictiol (basta lavar o cabelo com esses produtos uma vez por semana). Também para o tratamento da caspa na medicina popular é amplamente utilizada decocção de urtiga ou água acética para enxaguar. Enxágue mostrado após cada lavagem: decocção de urtiga é preparada a partir de 1 colher de sopa. colheres de folhas secas da planta e água fervente, a água acética é obtida diluindo 1 colher de sopa. colheres de sopa de vinagre de maçã em 1 litro de água.

Stress ou tempo para descansar

Os cientistas há muito provam que a fadiga crônica e o estresse constante são a fonte de muitos problemas. E a aparência de grãos brancos no cabelo - um deles. Qualquer choque, ou em outras palavras - estresse, enfraquece o sistema imunológico. E quando o sistema de defesa do corpo está enfraquecido, a "época de ouro" se instala para microflora prejudicial, incluindo vários fungos.

Se você se sentir cansado e deprimido, tire um dia de folga. Aprenda a agradar a si mesmo sem referência a fatores externos. Vá ao cinema, organize um jantar romântico ou apenas assista a um filme que foi adiado o tempo todo. Sinta o momento presente, você pode ser feliz agora mesmo!

"Pranks" hormônios

A primeira vez que "familiaridade" com a caspa ocorre mais frequentemente durante a adolescência. Após a puberdade, esse problema cosmético desaparece sem deixar vestígios. Isso acontece porque o desequilíbrio hormonal típico da idade de transição afeta a condição do couro cabeludo - ele se torna muito seco ou muito oleoso. E ambas as condições são solo favorável para a reprodução do fungo.

Hoje acredita-se popularmente que a caspa pode ser curada com tratamentos caseiros de óleo. Você precisa tomar um óleo de oliva ou de coco quente, aplicá-lo ao cabelo e mantê-lo sob o capô, e o problema desaparecerá imediatamente. Mas isso funciona? Anabel Kingsley, tricologista diz: “Em muitos casos, a caspa ocorre quando a seborregulação do couro cabeludo é perturbada. Se você aplicar o óleo adicionalmente, você terá uma caspa mais pegajosa e oleosa. Esfregar a substância oleosa no couro cabeludo pode causar irritação severa ".

Paixão por dietas ou "coma o que eu quero!"

O entusiasmo excessivo pelas dietas, quando os alimentos altamente calóricos são cortados do cardápio, e os produtos frescos com baixo teor de gordura tornam-se seus principais, também podem ser a causa da caspa. O corpo não recebe a nutrição necessária, que por sua vez afeta a condição do cabelo e do couro cabeludo.

As principais vitaminas para os cabelos são: vitamina E (contida no óleo vegetal), ácido ascórbico (em todos os tipos de repolho, limão), beta-caroteno (na cenoura, pimentão). Um papel importante também é desempenhado pelos oligoelementos - zinco e selênio (podem ser encontrados em ostras e mexilhões, carne bovina, amendoim).

Se você não aderir a dietas, não exclua este item da lista de possíveis causas do problema! Quaisquer extremos nos alimentos - isso é motivo de preocupação. Então, alimentos gordurosos, doces e picantes gostam muito do fungo, sobre o qual falamos acima. Às vezes, para se livrar da caspa, você precisa introduzir restrições razoáveis ​​em sua dieta.

Pentear cabelo frequente

Acredita-se que a caspa muitas vezes pode ser causada por pentear o cabelo. Lembre-se, nos velhos tempos havia uma dica: “Escove 100 vezes em uma direção e tanto na outra”? Se você tem couro cabeludo oleoso, esta dica vai fazer mais mal do que bem, uma vez que irá aumentar a produção de sebo. Além disso, o pentear frequente dos cabelos com um pente ou pente com dentes duros pode danificar o couro cabeludo e promover a infecção. “Se os flocos de caspa se encaixam com tanta força no couro cabeludo que precisam ser penteados, é hora de falar sobre uma doença mais grave do couro cabeludo. Consulte o seu médico para o diagnóstico correto ",insta Anabel Kingsley, tricologista.

Uma das causas graves da caspa é a dermatite seborréica, que é forma seca e oleosa. No primeiro caso, o couro cabeludo se desprende, fazendo com que os flocos secos apareçam no cabelo, que são facilmente separados. E no segundo - no couro cabeludo visível escamas oleosas, que se encaixam bem à base do cabelo. Ambas as condições exigem a nomeação de tratamento na clínica.

Produtos de modelagem: mousses, espumas, géis

As mulheres sabem como as experiências diárias com os cabelos afetam a condição do cabelo e do couro cabeludo. A paixão pelo ar quente do secador com o uso simultâneo de produtos de modelagem pode criar uma espécie de “efeito estufa” no couro cabeludo, ativando assim a atividade do fungo. Se os produtos de modelagem contêm álcool e outros elementos potencialmente perigosos, o couro cabeludo é submetido a dupla pressão, tornando-se indefeso contra fatores externos.

Um procedimento útil no tratamento da caspa é um peeling delicado do couro cabeludo. Os compostos esfoliantes removem suavemente as células mortas da capa e removem a caspa, assegurando uma limpeza oportuna do couro cabeludo e promovendo a sua rápida recuperação. Para realizar o procedimento, você precisa de 2 vezes por semana.

Use com isso deve ser marcado composições contendo ácido salicílico, e abster-se de "receitas caseiras" - por exemplo, com base no sal do mar.

Xampus naturais "suaves"

Especialistas em um estilo de vida saudável têm certeza: os cosméticos para cuidados devem ser os mais gentis possíveis, criados com base em ingredientes naturais. E parece que isso é justificado! Se uma pessoa tem cabelo seco, fino e quebradiço, não a carregue com formulações agressivas! Mas, no entanto, você precisa limpar completamente o couro cabeludo.

Shampoos “suaves”, assim como receitas de beleza caseiras - lavar o cabelo com um ovo, espalhar migalhas de pão na água, etc., não vão dar conta da tarefa!

O cabelo deve ser limpo, pois está contaminado com shampoos selecionados de acordo com o tipo de cabelo e couro cabeludo. A tendência popular de “acostumar o cabelo a lavagens raras” não apenas não funciona, mas também pode levar a sérias conseqüências, incluindo a queda de cabelo.

Se a caspa já se manifestou, você precisa usar shampoo diariamente para remover os flocos brancos. Se não houver tempo suficiente para esse procedimento em sua rotina diária, adquira tonalizantes especiais para limpeza com agentes antimicrobianos. E como parte de xampus para uso diário, procure substâncias piroctonas olamine e zinco pyrithione.

Tratamento antibiótico

Nem sempre a causa da caspa é óbvia. Assim, poucas pessoas sabem que a doença prolongada e o uso de certos medicamentos podem “favorecer” a reprodução da Malassezia Furfur. Um efeito colateral de tomar antibióticos é a destruição da microflora benéfica no couro cabeludo, que em condições normais dá uma "rejeição" ao fungo insidioso.

Um bom meio de prevenir a caspa e aliviar a condição, se já tiver surgido, é enxaguar o cabelo depois de lavá-lo com uma solução de vinagre (para 1 litro de água morna e clara 1 colher de sopa de vinagre 9%). O fungo, o efeito provocante de "neve" no cabelo morre em um ambiente ácido.

A prática mostra que a causa mais comum de caspa é a atividade do fungo Malassezia Furfur. Você não pode se livrar dele para sempre, mas você pode controlá-lo.

Todas as formulações médicas que são vendidas em lojas e farmácias, dão apenas um efeito temporário. Para dizer adeus ao problema, você precisa fazer mais esforço para mudar seu estilo de vida. E isso deve ser feito sob a supervisão de um médico.

1. É hora de descansar!

Provou que a fadiga crônica pode desencadear o aparecimento de "neve em seus ombros". Então o corpo sinaliza a necessidade de dar um descanso. Portanto, organize com urgência um dia de folga para você e, ainda melhor, analise todas as suas ideias sobre o trabalho. Muitas vezes estraga-se, amado, o trabalho não vai fugir em qualquer lugar! E se você fugir, não tente recuperar o atraso!

3. pentear raro

Com que frequência você penteia o cabelo e, melhor ainda, faz uma massagem na cabeça? Este é um ponto muito importante na prevenção da caspa. Escasso fornecimento de sangue para o couro cabeludo provoca deficiência de proteína, e isso, por sua vez, leva ao fato de que o fungo doente começa a se multiplicar. Conclusão: regularmente delicie sua cabeça com uma massagem, especialmente porque é muito bom! E lembre-se, quando pentear o cabelo não deve ser inferior a uma centena de golpes!

4. Suavidade nem sempre é boa

Parece que você faz tudo certo: você tem cabelo seco e quebradiço e, portanto, escolhe o xampu mais suave. Mas os shampoos macios não lidam com a poluição. O fungo que causa a caspa se multiplica no sebo e, se não for lavado, o resultado torna-se óbvio até para os outros. O shampoo deve ser bem "lavado" e dar bastante espuma. Lembre-se de como sua mãe lavou o cabelo, "para o guincho" e lave o cabelo com cuidado.

5. Maior emotividade

Cientistas (provavelmente britânicos) descobriram que pessoas excessivamente emocionais e impressionáveis ​​têm maior probabilidade de sofrer de caspa. Aliás, a psicossomática e a antiga ciência indiana, o Ayurveda, falam da mesma coisa. Portanto, pare de espalhar cinzas sobre sua cabeça em todas as situações fora do padrão e aprenda a responder a todas as adversidades corretamente. Caso contrário, as cinzas se acomodam em seus ombros!

7. Shampoo Caspa

Surpreso? Nós também! Mas, como o sindicato de consumidores alemão descobriu (sim, tem um), os lorissulfatos que fazem parte dos xampus provocam irritação da pele (não sabemos o que é!), E isso já leva à reprodução do fungo no couro cabeludo. Portanto, é muito importante combater a caspa não com xampus que você vê nas prateleiras das lojas, mas para comprar remédios na farmácia. Mas isso deve ser feito somente depois de consultar o tricologista.

8. Capas de almofadas velhas ou chapéus

Nós não o culpamos pela falta de higiene, mas, veja bem, os chapéus são lavados com menos frequência do que, por exemplo, meias. E, ao que parece, o fungo malfadado é muito confortável em fronhas e chapéus, por isso é importante lavá-los com mais frequência. Não se transforme em uma lavadeira fanática, mas considere o risco! Por sinal, as fronhas precisam ser lavadas uma vez por semana (ou melhor ainda a cada 5 dias) a uma temperatura de pelo menos 60 ° C.

P.S. Nem toda a caspa que jaz

By the way, manifestações semelhantes em seborréia oleosa e dermatite seborréica, talvez você não tenha reconhecido o inimigo? É muito importante ir ao trichologista, que identificará o motivo do aparecimento de escalas desagradáveis ​​e prescreverá um tratamento completo e necessário para você. Nenhum tricologista? Então vá a um dermatologista - ele também pode ajudar.

Caspa - que besta?

A caspa é uma lesão do couro cabeludo, devido à qual partículas mortas da pele começam a esfoliar em alta velocidade. Devido ao excesso dessas partículas, elas começam a ficar juntas e se tornam semelhantes a pequenos flocos brancos.

Balanças de floco podem ser distribuídas através da superfície da cabeça ou concentrar-se na região frontal e parietal. Gradualmente, uma espécie de crosta começa a se formar na pele, que fecha a pele com acesso de ar e nutrientes.

Para entender como se livrar da caspa corretamente, é necessário entender as causas da caspa.

Fungo malassizia furfur

A principal causa de caspa é uma alteração na condição do couro cabeludo, que é causada pelo crescimento intensivo das bactérias fúngicas correspondentes. Neste caso, é sobre o fungo. malassezia furfur, que é uma amostra grátis da microflora do couro cabeludo.

Devido à formação de uma grande quantidade de gordura no couro cabeludo, este fungo começa a se multiplicar ativamente, causando inflamação e coceira. Sob condições adequadas, a atividade deste fungo ne é acompanhado pela manifestação de quaisquer sintomas. Mas como fatores que contribuem para isso, pode-se considerar fatores como: mau funcionamento das glândulas sebáceas, falha no plano hormonal, desnutrição, etc.

Esta pode ser a escolha errada de produtos capilares, coloração frequente do cabelo, perm, ferramentas que são usadas para criar penteados (mousses, géis, vernizes, etc.), bem como um secador de cabelo e outros aparelhos de aquecimento para modelar e pentear o cabelo. Alterações na microflora também podem ocorrer devido à falta de um chapéu no inverno ou uso excessivo do mesmo.

Além disso, inflamações broncopulmonares, doenças gastrointestinais, imunossupressão podem levar à sua ativação. Atividade malassezia furfur leva ao fato de que o ciclo de desenvolvimento das células epidérmicas muda e, no futuro, isso leva à esfoliação acelerada sem um ciclo completo, que, por sua vez, causa o aparecimento de escamas brancas características no couro cabeludo e no cabelo.

  • Estresse.
  • Infecções crônicas.
  • Deficiência de vitamina.
  • Hipersensibilidade a fungos.

Pele seca

O aumento da secura da pele é considerado uma das causas mais comuns de caspa. Por via de regra, este fator afeta principalmente na temporada de inverno devido às características que causam a pele seca. Por exemplo:

  • Redução da ingestão de líquidos.
  • O uso de tecnologia de aquecimento.
  • Ar seco.
  • Andando na rua sem chapéus.
  • Secagem de cabelo com secador de cabelo.

Vale a pena notar que quando a caspa ocorre devido à pele seca, os flocos brancos que aparecem como resultado tamanho menor e estrutura menos gordacomo com outras formas de sua manifestação.

Lavagem de xampu

Se a cabeça for lavada incorretamente ou raramente o suficiente, um grande acúmulo de células mortas da pele pode ocorrer no couro cabeludo, que, misturando-se à gordura, forma grandes flocos de caspa.

Também pode ocorrer quando exposição frequente do couro cabeludo à água. Isso se deve ao fato de que a lavagem freqüente da cabeça remove a camada protetora da superfície da pele, o que, por sua vez, pode levar à caspa.

Pele oleosa

A pele gordurosa ou irritada pode causar uma doença como a dermatite seborréica.

Nesta doença, não apenas a área da cabeça, mas também outras partes do corpo em que as glândulas sebáceas estão localizadas (a área atrás das orelhas, sobrancelhas, esterno e virilha, etc.) são afetadas.

Produtos de cuidado de cabelo

O uso excessivo ou inadequado de produtos como corantes capilares, agentes de modelagem e fixação, etc., pode causar caspa.

Neste caso, uma substituição completa ou cancelamento deste produto leva ao desaparecimento da caspa. Neste ponto, vale a pena notar sabão e xampus.

Muitos deles, especialmente aqueles que são incorretamente combinados com o tipo de cabelo, podem causar couro cabeludo seco, levando à caspa. Também não se esqueça reação alérgica em qualquer produto de cuidado de cabelo.

Esta é uma doença crônica na qual a camada celular superior do couro cabeludo está sujeita a uma divisão acelerada. Como resultado, um grande número de células mortas da pele se acumulam nas raízes do cabelo, que subsequentemente formam grandes flocos de uma sombra prateada.

Caspa sazonal

A mudança das estações pode afetar significativamente a condição do couro cabeludo. No inverno, especialmente em temperaturas congelantes, uma longa estadia na rua sem chapéu pode causar caspa. Mesmo no verão, você deve monitorar cuidadosamente a condição do cabelo e couro cabeludo.

Caspa pode ocorrer devido ao calor extremo como resultado do suor pendurado, ou luz solar intensa, que pode causar queimaduras solares na pele.

Além dos principais motivos que causam a caspa, vale ressaltar os fatores de risco que levar a resultados semelhantes:

  • Poder. O uso insuficiente de certas vitaminas, assim como gorduras insaturadas e zinco, aumenta risco de caspa.
  • Idade Principalmente caspa aparece em pessoas em tenra idade e é mantida até a meia idade. As pessoas mais idosas sofrem desta doença com muito menos frequência e as crianças não adoecem de todo.
  • Gênero Geralmente caspa mais freqüentemente se manifesta em homens em vez de mulheres. Isto é devido ao fato de que nos homens as glândulas sebáceas são grandes. Além disso, muitos cientistas consideram que o papel dos hormônios sexuais masculinos é igualmente importante.
  • Doenças Muitos especialistas notaram que em certas doenças (por exemplo: doenças nevrálgicas, doenças do sistema cardiovascular) há uma predisposição ao aparecimento de caspa.

Prevenindo a caspa

Observar medidas preventivas é muito mais fácil e muito mais barato do que tratar a caspa. Para isso você precisa siga certas regras:

  • Evite estresse e monitore sua saúde.
  • Cumprimento do regime e nutrição adequada. É necessário consumir uma quantidade suficiente de produtos que contenham zinco e ômega-3. Para evitar a secura, beba mais água e coma fruta.
  • Limite a quantidade de produtos de estilização.
  • Não use produtos de higiene e chapéus de outras pessoas.
  • Como medida preventiva, é necessário lavar o pente aproximadamente uma vez a cada 2 semanas.
  • Massageie o couro cabeludo. Você pode massagear sua cabeça com óleos diferentes, e também pode recorrer ao sal de mesa, que dará o efeito de esfregar a luz.

Top 5 Shampoos para Tratamento de Caspa

- ingrediente ativo ativo - dissulfeto de selênio.

- Remove a caspa, alivia a coceira.

- Normaliza a seborregulação do couro cabeludo.

- Limpa completamente o cabelo e o couro cabeludo.

Custo estimado - 270 p.

- ingrediente ativo ativo - cetoconazol.

- Combate eficazmente vários tipos de leveduras que causam caspa.

- Elimina a descamação, ressecamento e coceira do couro cabeludo.

Custo aproximado - 300 p.

- ingrediente ativo ativo - cetoconazol.

- Eficaz no tratamento de lesões fúngicas do couro cabeludo.

- Indicações de uso: seborréia, eczema, caspa.

Custo estimado - 270 p.

- O principal ingrediente ativo é o Climbazol.

- Previne o crescimento de fungos no couro cabeludo, evitando assim a caspa.

- Como para uso frequente.

Custo aproximado - 200 p.

- O principal ingrediente ativo é o cetoconazol.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: O QUE CAUSA CASPA? (Pode 2024).