Problemas

5 causas de caspa

Pin
Send
Share
Send

A caspa é um problema familiar para muitas mulheres. Infelizmente, muitos dos fair-sexo sofrem apenas por causa da falta de atrativos externos do cabelo com caspa, esquecendo que a "neve" na cabeça aparece por um bom motivo. A caspa é um indicador de que algo está errado no corpo e que uma pessoa tem problemas de saúde.

Por que a caspa aparece?

A pele normal é constantemente atualizada: células velhas morrem, novas aparecem. As células mortas são transformadas em poeira, invisíveis a olho nu. Este processo é bastante longo.

Caspa é o resultado violações da renovação da camada superior da pele da cabeça. Acelera e torna-se irregular, com o resultado de que as células mortas se acumulam na superfície do couro cabeludo. Colando juntas, as células cornificadas do couro cabeludo formam a caspa.

Por via de regra, a aparência da caspa acompanha-se por uma violação da condição do cabelo como um todo: a sua perda, extremidades rachadas, cor maçante. Meu primeiro pensamento: comprar alguns cosméticos caspa nem sempre é verdade e pode não trazer o resultado esperado. Isso se deve ao fato de que existem várias causas mais profundas de caspa - e apenas descobrindo a causa correta, você pode usar qualquer meio para combater esse defeito desagradável.

O que causa a caspa?

Caspa pode ser causada por vários fatores, que vão desde problemas com o metabolismo e terminando com fatores externos. Para determinar qual causa causa a caspa em você, primeiro você deve prestar atenção ao tipo de caspa.

Caspa seca acompanhada de comichão grave do couro cabeludo e tem duas variedades.

Caspa seca acompanhada de queda de cabelo, sua secura, fragilidade e pontas duplas, é bastante abundante. Quais são as causas de tal caspa?

Na maioria das vezes, a caspa seca com perda de cabelo é o resultado de distúrbios metabólicos no organismo causados ​​por desequilíbrios hormonais. É por isso que a caspa, juntamente com outro problema de pele igualmente desagradável - a acne - ocorre durante a puberdade. O abuso de alimentos "nocivos" (farinha, gorduras, doces), deficiência de vitaminas, fumar também afeta negativamente o metabolismo, causando caspa. A situação é agravada pelo estresse constante, explosões emocionais, fadiga crônica.

Caspa seca sem perda de cabelo causada por razões completamente diferentes: hipovitaminose e hipersensibilidade do couro cabeludo (dermatite alérgica).

A dermatite alérgica, por sua vez, pode ser causada por vários fatores. Muitas vezes, a caspa aparece após o contato do couro cabeludo com um irritante químico, como tintura de cabelo ou xampu inadequado. A caspa, cuja ocorrência é devida a alergias locais, aparece abruptamente e em grande número, caracterizada por prurido intenso e formação de "crostas". Após 2-3 semanas de tratamento, neutralizando os efeitos dos produtos químicos, a caspa desaparece.

Outra razão para o aumento da sensibilidade da pele pode ser problemas de saúde, em particular, violações do trato gastrointestinal.

Fatores externos também contribuem para a dessecação do couro cabeludo: o abuso de um secador de cabelo para secar o cabelo, produtos de modelagem, uma longa permanência em luz solar direta sem chapéu.

Caspa gordurosa
caracterizada por grandes escamas amareladas, oleosas ao toque. Muitas vezes, é acompanhada por cabelos sem brilho, perda de cabelo até a calvície parcial e acne na pele do rosto.

Quais são as causas da caspa oleosa? Primeiro de tudo, é violações das glândulas sebáceas. O desenvolvimento das glândulas sebáceas de um lubrificante especial protege a pele de secar. No entanto, distúrbios metabólicos (devido a quase os mesmos fatores como no caso da caspa seca) podem levar a um aumento em sua quantidade. Como resultado, o lubrificante cobre o couro cabeludo com um filme fino que impede a esfoliação normal das células mortas.

Por via de regra, livrar-se da caspa oleosa é muito mais difícil do que do seco, exige um tratamento longo, sério. Cosméticos na luta contra a caspa oleosa não são ajudantes - eles apenas temporariamente aliviam a condição. Portanto, as mulheres que sofrem de caspa oleosa são aconselhadas a procurar imediatamente a ajuda de especialistas: um dermatologista, um endocrinologista.

A pesquisa moderna provou que outra causa de caspa pode ser um fungo. Vive no couro cabeludo constantemente, sem causar transtornos. No entanto, todas as mesmas violações no corpo provocam o fungo para acelerar a reprodução. Ao irritar as glândulas sebáceas, o fungo faz com que trabalhem mais. Como resultado - a ocorrência de caspa.

Por que é tão importante descobrir as causas da caspa? Caspa, a aparência do que é devido a vários fatores, e é tratada de forma diferente. Alguns pacientes precisam de xampus com componentes antifúngicos, outros precisam dos meios para amenizar a atividade das glândulas sebáceas, o terceiro deve rever sua dieta e maus hábitos, o quarto deve fixar o sistema hormonal e o quinto deve procurar as causas das reações alérgicas e formas de eliminá-las. Naturalmente, fazer tudo isso sem a ajuda de um médico é improvável, e se os vários xampus médicos anunciados (e não muito) não ajudassem a lidar com a caspa - é hora de consultar um especialista e o mais rápido possível.

1. Alta suscetibilidade ao fungo natural

Um momento de descobertas desagradáveis: quase 97% de todas as pessoas são felizes “donos” de um fungo parecido com levedura com o belo nome Malassezia furfur (Malasseziya Furfur). Não se apresse para enrugar o nariz, esta é a norma e na maioria dos casos você nunca vai suspeitar de tal bairro. Mas Furfur ama muito a gordura da pele. E quando "comer demais" inicia o processo patológico, o que leva à caspa. E, portanto, apesar do equívoco comum, as chances de ostentar "neve" nos ombros são muito maiores em pessoas com couro cabeludo gordo do que na pele seca. A situação irá corrigir o uso da farmácia (e apenas!) Shampoo por duas a três semanas. Ele irá restaurar o pH da pele, e um fungo faminto vai acalmar seu ardor. E tudo voltará ao normal.

De repente, mas o estresse é uma causa totalmente possível de caspa. Uma superabundância de hormônios do estresse afeta o sistema imunológico. Em primeiro lugar, a pele reage a isto: secreção excessiva de sebo ou vice-versa, aumento do ressecamento e dermatite. Se a caspa for acompanhada (e agravada) com uma coceira constante, é mais provável que seja uma questão de agitação excessiva. Respire mais fundo, ande mais e tente lidar com o estresse de maneiras acessíveis. E com ele, provavelmente, o incômodo cosmético também desaparece.

3. Você está "errado" para lavar o cabelo.

Situação interessante: a lavagem muito frequente com um xampu agressivo pode secar muito o couro cabeludo normal e até oleoso, mas no final começará a secretar ainda mais sebo. Mas, ao mesmo tempo, se você não lavar o cabelo com frequência suficiente ou “mal” massagear as raízes, o suor e a gordura se acumularão e servirão como alimento para o fungo mencionado acima. Tudo é complicado? Provavelmente Mas a solução é óbvia - moderação. Tricologistas recomendam tratamentos de água para o cabelo 2-3 vezes por semana e com o uso de produtos moles sem SLS. E não se esqueça de lavar bem o shampoo ou o bálsamo, pois suas partículas podem irritar a pele e também provocar, você sabe disso.

4. Problemas de energia

Surpreendentemente, mesmo violações na dieta podem levar à caspa. Especialmente se de repente você começou a se apoiar fortemente em gorduras trans. Fast food, produtos gordurosos semi-acabados, óleos refinados e, claro, o rei da maionese de mesa podem aumentar a produção de sebo. E este é o caminho direto para a caspa e poros entupidos no rosto. A situação irá melhorar os ovos, arroz, banana e alimentos com ácidos graxos. A alimentação saudável geralmente resolve muitos problemas. Há algo em que pensar.

5. Muitos produtos de styling.

Cera, verniz, gel, mousse para o volume de cabelo e outras coisas, claro, mal substituíveis. Especialmente para os proprietários de manes impertinentes e cortes de cabelo criativos. Mas tente não cair no couro cabeludo. Afinal, os produtos de silicone podem entupir os poros, provocar excesso de gordura e, consequentemente, caspa. Se sem estilo regular absolutamente nenhum lugar, então uma vez por semana e meia lavar o cabelo com shampoo para limpeza profunda. Só ele pode lavar completamente os restos de cosméticos. Mas melhor, sem eles.

Se você gosta do post, por favor, compartilhe com seus amigos! :)

Sintomas e quadro clínico do problema

Quando a doença é morta, as partículas da pele esfoliam e tornam-se semelhantes ao farelo. Na verdade, o nome da doença é traduzido do latim. A caspa só se torna visível quando centenas de células mortas da epiderme se unem. Cerca de 1000 deles são apenas uma minúscula placa branca.

A caspa é indicada pelos seguintes sintomas:

  • a formação de "pó" fino no cabelo, ombros e roupa exterior, que são células da epiderme destacadas,
  • seco ou, inversamente, couro cabeludo oleoso, como resultado de distúrbios metabólicos,
  • cabelo maçante e quebradiço,
  • coceira no couro cabeludo e a aparência de uma casca amarelo-acinzentada.

Caspa pode aparecer com o cuidado inadequado do couro cabeludo, distúrbios hormonais, com certas doenças ou dieta inadequada.

  • Se você estiver indo para um evento e quiser que seus cachos mantenham a aparência toda a noite, você precisa enrolar o cabelo por muito tempo.
  • A máscara de ovos para o cabelo ajuda na restauração capilar, dá-lhes beleza, brilho e suavidade. Leia mais no artigo.

Caspa seca

Este tipo de doença ocorre com baixas excreções sebáceas. Ao mesmo tempo, as partículas destacadas da epiderme são pequenas e secas. Eles têm a aparência de pó e são geralmente "espalhados" sobre todo o cabelo ou estão localizados na região da testa e temechka.

A caspa seca também pode aparecer com o couro cabeludo sensível, propenso à irritação, não apenas pelo uso de produtos higiênicos e cosméticos inadequados, mas também pelo ar seco da sala. Neste caso, o fenômeno passa por si mesmo, depois que as fontes externas de sua ocorrência são eliminadas.

A causa da seborréia seca pode ser o equilíbrio hídrico prejudicado no corpo. O corpo humano constantemente perde a umidade, para o reabastecimento de que é recomendado beber em média dois litros de água limpa e não carbonatada por dia.

A situação com a doença pode ser agravada por: estresse, superaquecimento ou excesso de resfriamento do cabelo, fadiga prolongada, terapia hormonal, falta de vitaminas B6, B12, F e selênio, bem como o uso de produtos inadequados para os cabelos.

Caspa gordurosa


Caspa oleosa aparece com aumento da secreção do couro cabeludo. Tem a aparência de grandes flocos gordurosos que estão colados uns aos outros, agarrados ao cabelo e mal penteados.

O cabelo fica oleoso e a pele coça. Isso ocorre porque a gordura preenche os ductos excretores das glândulas sebáceas e sudoríparas e provoca irritação das terminações nervosas. Quando a gordura é decomposta e oxidada, os ácidos graxos são liberados, o que também causa uma sensação de coceira.

Se você notar uma tendência ao couro cabeludo oleoso, especialmente se esse fenômeno apareceu recentemente, consulte um dermatologista ou um tricologista para obter orientação. O médico identificará as causas das alterações nas propriedades da pele e prescreverá tratamento adequado. A terapia não qualificada pode prejudicar a saúde dos cachos.

A lavagem freqüente de cabelos oleosos não resolve o problema, mas, ao contrário, pode agravá-lo, pois provoca um aumento do trabalho das glândulas sebáceas.

Para atendimento domiciliar, use xampu para cabelos oleosos. Aplique o produto diretamente nas raízes. Lave a cabeça com água morna, evitando movimentos intensivos de massagem. Penteando os fios, tente não tocar no couro cabeludo.

Cuidados errados

Uma das causas mais comuns do aparecimento de "flocos brancos" é o cuidado inadequado com os cabelos, incluindo:

  • Lavagem frequente.
    Na frequência dos procedimentos de higiene deve haver moderação. Ao lavar a pele, a película lipídica protetora é lavada. Depois de algum tempo, as glândulas sebáceas formam uma nova barreira protetora, mas se você lavar a cabeça com muita frequência, elas não terão tempo para desempenhar plenamente sua função. Como resultado, a pele seca, o que provoca a doença. Lave o cabelo de acordo com o grau de poluição. A freqüência ótima é 1 a cada 2-4 dias. Quanto mais vezes a lavagem, mais suave o shampoo deve ser.
  • Uso excessivo e seleção imprópria de produtos de cuidado de cabelo.
    A aplicação regular de produtos de modelagem e substâncias corantes aos cachos promove a secagem do cabelo e provoca a formação de caspa. Cosméticos indevidamente selecionados também podem causar doenças.

Lembre-se de que os produtos de styling não se destinam ao uso diário.

  • Cabelo mal lavado.
    O couro cabeludo é exposto ao efeito irritante de pequenas partículas de xampu ou bálsamo levemente lavadas. A água dura é outra razão pela qual um “placer branco” pode ocorrer. Para suavizar sua ação, pode-se enxaguar acidentalmente. Os produtos de higiene devem ser completamente lavados sob uma grande corrente de água morna.
  • Estilo quente.
    O estilo regular do cabelo com a ajuda de um ferro e um secador de cabelo contribui para a secura da epiderme. Portanto, como uma medida preventiva e, além disso, na presença dos primeiros sinais da doença, renuncie ao estilo quente.
  • Use escovas de cabelo artificiais ou sujas.
    A melhor opção é um pente de madeira ou uma escova com cerdas naturais - tais dispositivos não prejudicam a pele. A ferramenta limpa é um meio importante de prevenir a seborréia.
  • A má ecologia é outro fator para o surgimento e desenvolvimento da doença. O efeito do ar poluído, o consumo de produtos tratados com pesticidas e pesticidas provocam toda uma cadeia de doenças, incluindo a caspa. Com um ambiente ruim pode desenvolver um fungo da cabeça. Neste caso, a pele coça e o cabelo fica frágil.

    Flores internas, condicionadores de ar com bons filtros e purificadores de ar ajudarão a reduzir o impacto da poluição do ar interno. Ventile o espaço habitualmente e use apenas água filtrada.

    Quanto à comida, se você mora em uma área poluída, você terá que seguir regras rígidas ao escolher os alimentos e prepará-los:

    • Caldo de carne e peixe depois de ferver mesclar duas vezes.
    • Mergulhe os legumes 3-4 horas em água salgada.
    • Ferva os cogumelos por 10 minutos em água fervente e, em seguida, despeje a água. Repita duas vezes.

    Tais ações simples reduzem o risco de contaminação do corpo com radionuclídeos, inseticidas, herbicidas e outros venenos.

    Hipotermia ou superaquecimento da pele da cabeça

    Caminhadas regulares no frio com uma cabeça descoberta, bem como o superaquecimento da pele, levam à desnutrição dos folículos pilosos. O cabelo fica fino, seco e começa a cair.

    Portanto, saindo em climas quentes ou gelados, não se esqueça de usar o equipamento adequado para a cabeça.

    Problemas com o sistema imunológico

    A imunidade favorável também é uma base favorável para o desenvolvimento ativo do fungo que vive na pele do couro cabeludo. Normalmente, o ciclo de vida das células dura um mês, e quando um fungo cai, encurta para uma semana. Como resultado, um grande número deles é coletado no couro cabeludo e forma flocos de flocos brancos.

    Para fortalecer o sistema imunológico:

    • Enriqueça sua dieta com vitaminas e minerais: A, B5, C, D, F, PP, selênio, zinco, magnésio, cálcio, ferro, iodo e manganês. Eles são encontrados em alimentos vegetais amarelos e vermelhos, bem como groselhas negras, roseiras, frutas cítricas, nozes, sementes e brotos. Não se esqueça de comer frutos do mar, laticínios e chá verde.
    • Tome infusões de ervas e decocções de erva-cidreira, equinácea, ginseng e alcaçuz. Isso pode ser feito com propósitos terapêuticos e profiláticos.
    • Endureça-se. Natação, dousing e um banho frio fortalecem o corpo.
    • Escolha um estilo de vida ativo. Para exercícios moderados, qualquer esporte, dança ou equipamento de exercício serve.
    • Deixe o corpo descansar. Tire um tempo todos os dias para relaxar e pensar em algo agradável ou apenas em silêncio. Acalma o sistema nervoso e é uma boa prevenção do estresse.

    Interrupções no sistema hormonal

    Uma das causas da caspa são as alterações hormonais no corpo durante a puberdade - em ambos os sexos, assim como durante a gravidez e a menopausa - em mulheres. Curiosamente, como resultado da reestruturação do sistema hormonal, as escamas brancas podem aparecer ou, ao contrário, desaparecer se anteriormente fossem motivo de preocupação.

    Doenças do trato digestivo

    Muitas doenças originam-se de distúrbios do trato gastrointestinal. A caspa não é exceção. Se a causa de sua ocorrência é um fungo, você deve seguir uma dieta rigorosa. Favorito para o fungo: doce, farinha, alimentos gordurosos, fritos e defumados. É por isso que problemas com o couro cabeludo ocorrem frequentemente em pessoas com as preferências de gosto listadas.

    Nutrição desequilibrada, falta de certas vitaminas e minerais, excesso de proteínas e carboidratos rápidos, levam à mesma caspa.

    • Não há tempo para ir aos salões, mas já é necessário se livrar das pontas batidas. Aprenda a cortar suas dicas de cabelo do nosso artigo.
    • O polimento de cabelo é uma das formas mais bem sucedidas de lidar com pontas duplas. Detalhes lidos aqui.

    Grupos de risco para caspa

    Para qualquer doença existe um grupo de risco. Em risco de caspa incluem:

    • machos, porque suas glândulas sebáceas produzem mais gordura que as fêmeas,
    • proprietários de couro cabeludo oleoso,
    • pessoas com maus hábitos, porque álcool e nicotina violam o metabolismo,
    • pessoas entre 10 e 14 a 40 anos - isso se deve à produção de hormônios,
    • pessoas com imunidade reduzida ou pessoas que sofreram recentemente estresse grave.

    Essas pessoas são mais suscetíveis à doença e devem tomar medidas preventivas para evitá-la.

    A caspa é uma luta obrigatória. Este não é apenas um problema estético, mas também um sinal de mau funcionamento do corpo. Portanto, nos primeiros sinais da doença, não tenha preguiça de consultar um médico, descobrir a causa do fenômeno e se livrar dele no tempo.

    Por que a caspa aparece na cabeça e seus tipos

    As causas mais comuns de descamação do couro cabeludo incluem:

    1. atividade microbiana,
    2. irritação devido ao ácido oleico, que é o resultado da separação do sebo por fungos,
    3. resposta individual a fatores ambientais
    4. stress,
    5. mudanças hormonais da idade
    6. negligência das regras de higiene.

    Além disso, uma grande quantidade de caspa pode falar sobre a pele muito seca, que é excessivamente esfoliada. Mas há muitas razões para isso. Talvez você tenha escolhido o shampoo errado, que seca fortemente a pele.

    Ou talvez você desenvolva uma das doenças da pele (por exemplo, psoríase), em que a pele desaparece com placas inteiras

    Os seguintes fatores podem causar secura:

    • diminuição do nível de sebo,
    • pele cornificada espessa que é esfoliada,
    • inflamação dos vasos sanguíneos no couro cabeludo,
    • nutrição inadequada com vitaminas e microelementos,
    • uso de secador de cabelo
    • produtos de cuidados capilares inadequados.

    Outra causa é a seborréia. A seborréia é uma violação da produção de sebo, na qual ocorrem mudanças nos processos de excreção, assim como na composição química. As partículas da pele não saem da superfície da cabeça e grudam do sebo.

    Seu número está crescendo e as escalas se tornam visíveis.

    As causas da seborréia podem ser:

    1. fator hereditário
    2. problema metabólico
    3. problemas do sistema digestivo
    4. má nutrição,
    5. estilo de vida duvidoso.

    Há abundante caspa, o melhor é consultar um médico. Ele deve diagnosticar a condição do couro cabeludo para descartar doenças graves da pele. Com base nos resultados do exame, os agentes de tratamento são prescritos.

    O QUE O ADOLESCENTE É OBRIGADO?

    Caspa em um adolescente é mais frequentemente o resultado de alterações hormonais no corpo, mas também existem outras causas de caspa, tais como:

    • manifestação de várias doenças de pele tais como eczema, dermatite seborréica, psoríase,
    • dieta irregular e irregular. Muitas vezes, um adolescente se esquece de comer ou inclui na dieta um monte de comida doce, farinhenta, gordurosa ou picante, fast food, que mais cedo ou mais tarde provoca caspa.

    Mas neste caso não é o pior, porque tal sistema de poder freqüentemente leva a doenças dos sistemas digestivo e endócrino:

    • distúrbios do sistema digestivo. Devido ao fato que durante a adolescência o contexto hormonal geral se forma e o trabalho de todos os sistemas principais se forma, a caspa pode ser o resultado de tais rearranjos,
    • distúrbios endócrinos, também causados ​​por uma violação do fundo hormonal de todo o organismo,
    • frequentemente caspa em adolescentes devido a estresse severo ou prolongado (estresse psico-emocional, reações a certos eventos, excesso de trabalho).
    • avitaminose - durante o período de crescimento ativo e puberdade, os adolescentes precisam de vitaminas e microelementos, mais do que a maioria dos adultos. Mas na dieta, muitas vezes esses elementos simplesmente não existem, o que provoca uma situação de deficiência de vitamina e, mais tarde, a caspa grave em um adolescente,
    • alérgica a várias drogas - comprimidos (às vezes até vitaminas), alimentos, produtos de cuidado, floração ou flutuações na umidade do ar e outros,
    • mas muitas vezes a razão é mais simples - cuidados com o cabelo errado. Ou seja - o uso de shampoo inadequado, lavagem freqüente e grave da cabeça, não lavar os condicionadores e máscaras, estilo excessivo, atendimento domiciliar fortemente agressivo e outros

    Como lidar com a caspa em adolescentes?

    Nas primeiras manifestações da caspa excessiva em um adolescente (especialmente um menino), em primeiro lugar é necessário visitar um médico - dermatologista ou dermatologista, pelo menos! Isso é importante, porque somente nas consultas um especialista experiente determinará a causa da doença e prescreverá o curso correto do tratamento e a duração do tratamento adequado à situação.

    Recomendações gerais

    Caspa em um adolescente - o que fazer, como resolver este problema desagradável e cócegas? Recomendações gerais sobre como se livrar da caspa adolescente são as seguintes:

    1. Introduzir o regime diário, prestar especial atenção à quantidade de sono, passeios e atividade física
    2. Desenvolver um sistema de nutrição com a ajuda de um especialista que será saturado com suplementos úteis - vitaminas, ácidos, minerais, substâncias biologicamente ativas. E o mais importante, que excluirá ou limitará os produtos mais alérgicos e "não saudáveis" - fast food, doces, farinha, alimentos condimentados ou salgados fritos e outros
    3. O uso de tinturas de ervas especiais para normalizar o trabalho de todo o organismo. Os mais comumente prescritos são Eleutherococcus, Aralia, Schizandra, Motherwort, Oregano ou Valerian.
    4. Desenvolvimento e utilização de um sistema especial de cuidados com os cabelos, couro cabeludo e styling em casa. Escolha o xampu certo para resolver a causa da caspa em um adolescente, mantenha a regularidade da lavagem, use um pente individual e remova o penteado corretamente.

    Métodos locais de tratamento da caspa em adolescentes

    Existem muitos métodos para resolver essa questão, assim como especialistas que oferecem assistência para encontrar uma resposta. Por exemplo, a homeopatia e a medicina clássica têm uma abordagem diferente para resolver esse problema. Mas a diferença é mais provável com drogas do que com o regime de tratamento em si. As diretrizes gerais sobre como tratar a caspa em adolescentes são as seguintes:

    • apanhe o xampu necessário para eliminar o momento agravado (muitas vezes é com ácido salicylic, bem como o xampu de caspa de adolescentes - Dermazole, Nizoral, Sulsena, Friederm, piche)
    • desenvolver um esquema para o uso da droga em conjunto com um especialista. O esquema clássico de uso de xampu - duas vezes por semana. O agente é espumado nas mãos e é aplicado no couro cabeludo por 3-5 minutos, massageado suavemente ao longo de todo o perímetro do couro cabeludo e completamente lavado com bastante água. Aplique novamente e repita a manipulação. Certifique-se de lavar a cabeça duas vezes, e a lavagem secundária às vezes é recomendada com um tempo de exposição adicional. Em outras palavras, eles aplicaram xampu pela segunda vez, espumaram e deixaram a espuma por 5-7 minutos, lavados,
    • é necessário classificar claramente o tipo de caspa em um adolescente - seco ou oleoso, a fim de prescrever adequadamente, do que tratar a caspa em um adolescente

    Tratamento da caspa seca (Seboria)

    O que é caspa seca? Uma situação em que as glândulas sebáceas não produzem gordura suficiente e a superfície da pele seca, o que leva a comichão, descamação e irritação. Na maioria das vezes isso é devido à inflamação das glândulas sebáceas, o que cria problemas não só na superfície da pele, mas também plugues gordurosos na boca dos folículos pilosos, o que leva ainda mais ao desbaste e quebra do cabelo.

    Qual é a causa mais comum? Especialmente distinguido beribéri, deficiências nutricionais no corpo. Além disso, acredita-se que a caspa seca é o último estágio da doença da seboria oleosa.
    Como resolver o problema? Fit:

    • óleos - cedro, semente de uva, amêndoa, linhaça, bardana e mamona, espinheiro-mar,
    • O óleo da árvore do chá pode ser adicionado ao xampu. Como é sabido, este óleo é um poderoso remédio natural, possuindo um conjunto de elementos que melhor impedem qualquer atividade - fúngica ou microbiana. A árvore do chá é um antibiótico natural na luta contra fungos e qualquer anormalidade da pele,
    • máscaras anti-caspa à base de extractos de plantas - urtiga, hortelã-pimenta, erva de São João e sumo de aloés; formulações de groselha ralada e bagas de cereja. O produto é aplicado no cabelo seco e código de cabeça, o envoltório de calor é feito e após 30 minutos lavado com água morna.
    • massagens de cabeça com almofadas de dedo ou uma escova de silicone delicada, não pressionando duramente por 15 minutos,
    • Existem métodos mais "severos" de medicina tradicional - você pode enxaguar a cabeça uma vez a cada 7-10 dias com decocção de casca de urtiga, camomila ou cebola. Só deve ser levado em conta que o arco tinge os cabelos em cores escuras e para loiras é melhor evitar seu uso.

    Tratamento de caspa oleosa (Seboria)

    O que é caspa gorda? Esta doença, que ocorre mais freqüentemente em meninos e homens no couro cabeludo, é menos frequente na pele do rosto. Como resultado, a pele oleosa excessiva do couro cabeludo ocorre, às vezes misturado com odor (devido ao desequilíbrio hormonal), a pele fica vermelha, coça, aparece pele cinzenta e ferve, vermelhidão e camadas de pele sebácea. A pele entupida leva à desidratação.

    Qual é a causa mais comum? A secreção das glândulas sebáceas é completamente controlada pelo fundo hormonal do corpo, de modo que os saltos deste indicador afetam imediatamente a condição da pele. Às vezes, a disposição genética é o gatilho que desencadeia a doença. Há também casos em que seborréia oleosa se manifesta como resultado de diabetes, distúrbios neurológicos (por exemplo, epilepsia), exacerbação de problemas gastrointestinais, uso prolongado de medicamentos agressivos, problemas com o aparelho geniturinário, e o estresse pode ser muito menos provável de ocorrer.

    Como resolver o problema? A solução é simples:

    • uso de máscaras de ervas e bagas (por exemplo, urtiga, hortelã, erva de São João, suco de aloe ou groselha picada, bagas de cereja). Nós aplicamos a máscara na pele seca e envolvemos o cabelo com calor, suportamos 30 minutos e enxágüe com água morna. A freqüência de uso depende da complexidade do problema, em média 1-2 vezes 7-10 dias,
    • aplicação de óleos - buckthorn mar
    • o uso de hidrólitos é água aromática térmica baseada em óleos essenciais naturais ou decocções de ervas, como camomila, lavanda, jasmim. Aplique um pouco de água diretamente sobre a pele de um spray ou através de uma almofada de algodão depois de lavar o cabelo, limpe a epiderme depois de lavar o cabelo.

    Para evitar a reprodução do fungo, é necessária uma reorganização mínima:

    • chapéus de processamento: eles são tratados com uma solução de vinagre, fechado em um saco plástico por 1-2 dias, depois você pode usar como de costume
    • Substituição obrigatória de todos os pentes.

    Depois que a caspa do adolescente for neutralizada, os agentes terapêuticos especiais devem ser removidos do sistema de enfermagem, e o couro cabeludo deve ser mais facilmente suportado. Se a situação é grave e existe o risco de um retorno da doença, então é necessário deixar meios especiais para um curso preventivo por 3-6 meses, de acordo com a recomendação de um especialista.

    O mais importante não é curar o problema dos adolescentes com recursos para adultos e não fazer o programa para o futuro, lembre-se que o tratamento é uma coisa importante tanto na composição quanto no tempo. Infelizmente, às vezes o tratamento pode ser perigoso, por isso a consulta e a supervisão com um especialista são obrigatórias.

    Um médico ruim trata uma doença, um bom médico cura uma doença.

    De acordo com estatísticas médicas, quase um terço da população do nosso planeta enfrenta a caspa, uma dispersão de partículas soltas de epitélio no couro cabeludo. No corpo de uma pessoa saudável, o processo de renovação da epiderme ocorre sem ser percebido e leva de três a quatro semanas.

    Com falhas patológicas, pode reduzir-se a uma semana. A esfoliação intensiva das escamas da pele torna-se perceptível, dando à pessoa uma aparência desordenada. Neste caso, e eles dizem sobre a presença de caspa.

    O que é caspa

    A caspa é uma manifestação extremamente desagradável da dermatite seborréica que pode se desenvolver em uma pessoa de qualquer idade em qualquer tipo de cabelo. Formando uma espécie de crosta no couro cabeludo, a caspa dificulta o contato com o ar, o que leva a um enfraquecimento dos folículos pilosos e perda de cabelo, além de fragilidade e fragilidade de suas hastes.

    Dependendo do funcionamento das glândulas sebáceas, a caspa pode ser gordurosa e seca.

    • Homem seco da caspa logo após a lavagem, começa a coceira. Pequenas escamas secas na cabeça estão localizadas em focos ou uniformemente distribuídas por toda a parte cabeluda. Eles se derramaram pesadamente sobre os ombros, causando muitos transtornos ao seu dono, porque outros tendem a evitar tal pessoa. Coceira persistente é o resultado de secreção insuficiente de sebo. O cabelo de pacientes com o tipo seco da caspa, por via de regra, é magro, sobreaquecido, com gorjetas fortemente separadas.O tipo seco de caspa é o mais comum.
    • Caspa Gordurosa Ele também é acompanhado por coceira intensa, mas mesmo com o cabelo recém lavado, ela continua a parecer gordurosa e suja. Sem ser tão perceptível, a caspa gorda, no entanto, representa um perigo maior para o cabelo do que seco. Partículas muito grandes de epitélio queratinizado, descascadas, não se desintegram nos ombros, mas continuam a permanecer na cabeça, formando uma densa crosta na sua superfície. Devido à abundante secreção de sebo, esta crosta torna-se um excelente terreno fértil para o desenvolvimento de colônias de fungos patogênicos. A presença de processos inflamatórios é uma condição característica da pele da cabeça de um paciente com caspa oleosa.

    Causas de

    Por que a caspa aparece na cabeça? Por via de regra, a causa é o complexo inteiro de razões. Caspa seca ou oleosa pode aparecer devido a:

    • predisposição hereditária
    • falha do sistema imunológico
    • disfunções da glândula endócrina,
    • comida insalubre,
    • um número de doenças do trato gastrointestinal,
    • os efeitos do estresse severo e doenças do sistema nervoso central,
    • distúrbios hormonais,
    • avitaminose grave,
    • trabalho insuficiente das glândulas sebáceas, levando a secura excessiva do couro cabeludo,
    • sobreaquecimento ou sobrearrefecimento grave da pele da cabeça,
    • uso do xampu errado,
    • reacção alérgica ao material do arnês,
    • violações das regras do couro cabeludo (como resultado de coloração freqüente, secagem, o uso de ferros de cabeleireiro e cachos),
    • higiene insatisfatória do couro cabeludo.

    Sobre o mecanismo da formação da caspa seca

    A principal causa de caspa seca é a ativação do fungo condicionalmente patogênico Pitirosporum Oval. Em pequenas quantidades, constantemente presentes no corpo de cada pessoa saudável e sem mostrar nada, quando surgem condições favoráveis ​​(estresse severo, perturbações hormonais e enfraquecimento do sistema imunológico), ela começa a se multiplicar rapidamente, reduzindo a duração do processo de descamação celular para uma semana. Como resultado desta ativação na superfície da pele da cabeça é formado muita caspa - partículas cinzentas secas do epitélio morto, facilmente separadas da cabeça, poluindo os cabelos e as roupas.

    Sobre as causas da formação da caspa oleosa

    A seborreia oleosa se desenvolve devido ao aumento do funcionamento das glândulas sebáceas, que produzem muito sebo. Seborréia oleosa é dividida em líquido e grosso.

    • A forma líquida da seborreia oleosa é caracterizada pela presença de pele brilhante com poros dilatados semelhantes a uma casca de laranja. Devido à abundante secreção de sebo, os cabelos (sempre oleosos) grudam-se, formando mechas desarrumadas, generosamente salpicadas com um grande número de escamas dérmicas amareladas que se assentam firmemente nelas. A composição química alterada da secreção das glândulas sebáceas leva à perda das qualidades de esterilização inerentes. Como resultado, condições ideais são criadas para a ocorrência de pústulas e processos inflamatórios no couro cabeludo.
    • A forma espessa da seborreia oleosa leva a uma compactação significativa da pele, reduzindo sua elasticidade e expansão das glândulas sebáceas. Quando esses ductos são bloqueados com plugues de chifre, as enguias pretas, comedões, são formadas a partir de partículas do epitélio rasgado. O cabelo do paciente com uma forma espessa de seborreia oleosa é caracterizado por rigidez e aspereza aumentadas.

    A questão da classificação dos tipos de caspa, muitos especialistas consideram incorreta. Do ponto de vista deles, apenas a seborreia seca, caracterizada pela abundante esfoliação do epitélio, pode ser considerada uma verdadeira caspa.

    Então, o paciente ficou desapontado ao ver que ele caspa Como se livrar desta doença desagradável? Primeiro de tudo, é necessário descobrir a razão exata de sua aparência. Para fazer isso, entre em contato com um especialista qualificado: tricologista ou um dermatologista. Eles podem determinar a causa da dermatite seborréica, sua gravidade e escolher as únicas táticas de tratamento corretas para cada paciente.

    Às vezes isso requer consulta de vários especialistas.

    • Se houver suspeita de que a causa da seborréia se tornou uma falha hormonal, o paciente é encaminhado para endocrinologista. As mulheres neste caso devem definitivamente visitar ginecologista. Após o teste laboratorial de um exame de sangue (para hormônios), o paciente recebe medicamentos que normalizam os hormônios.
    • Se a caspa causasse estresse emocional ou estresse nervoso, o paciente deveria neuropatologista. Ele selecionará uma droga que ajudará a lidar com essa condição.
    • Para confirmar ou excluir a natureza imunológica da doença, bem como a influência da disbiose e várias patologias do trato gastrintestinal, o paciente é encaminhado para um imunologista e gastroenterologista.

    Eliminando a principal causa da doença, proceder ao tratamento das manifestações externas da seborréia. Como curar a caspa na cabeça?

    • Para lavar a secreção sebácea, são prescritas emulsões medicinais antifúngicas e xampus para o paciente.
    • Para o tratamento de manifestações externas da seborreia, é obrigatório a realização de máscaras especiais de seboegregação contendo vários fármacos: antimicrobiano (pirronato de zinco), antifúngico (bifonazol, cetoconazol), esfoliante, citostático (reduzindo a taxa de divisão celular), queratolítico (removendo epiderme escamosa), moldes herbários e moldes herbários (queratolíticos) irritação). O tempo de exposição para máscaras contendo pelo menos dois componentes dessa lista é de vinte minutos a meia hora.
    • E se o paciente tiver caspa complicada pela infecção? Como lidar com isso? É tratado com medicamentos antibacterianos contendo zinco.
    • Loções contendo ácido salicílico têm um excelente efeito de peeling.
    • Para estimular o sistema imunológico, o médico prescreverá um multivitamínico e medicamentos que normalizam a microflora intestinal (hilak forte, lactofilter).
    • Para melhorar a circulação local, estimulantes biogênicos podem ser prescritos (lama terapêutica, própolis, múmia, extrato de placenta).
    • A recepção da levedura de cerveja rica em vitaminas do grupo B é extremamente útil.
    • Durante o tratamento da seborreia, é necessário abandonar quaisquer procedimentos de cabeleireiro associados ao tingimento ou laminação de cabelos.

    Prevenção

    As medidas preventivas para a seborreia são muito simples. Um paciente propenso a caspa deve:

    • Lavar a cabeça com mais frequência: a ausência de sebo - um meio nutriente para fungos patogênicos - minimizará o risco de seu aparecimento.
    • Retire da dieta alimentos gordurosos, salgados, picantes (contendo corantes e conservantes nocivos), estimulando a atividade das glândulas sebáceas.
    • Evite experiências e estresse fortes.

    Total: 5 Votos: 9

    Sintomas de seborréia: descamação e coceira no couro cabeludo

    O sintoma mais importante é a formação de múltiplas escalas, concentradas principalmente nas raízes do cabelo.

    Mas a coisa que pode te alarmar mais é a coceira e vermelhidão do couro cabeludo.

    A coceira é quase sempre uma companheira de caspa. A pele seca excessivamente, rachaduras e rachaduras. Estes fenômenos e provocam constante desconforto. Esta condição pode ser causada por secagem artificial com detergentes ou atividade reduzida das glândulas sebáceas, cuja causa é mais uma ruptura no funcionamento do corpo.

    A reprodução de fungos que se alimentam de sebo também pode causar coceira. Mais precisamente, os produtos de sua atividade vital têm um efeito irritante.

    Se a caspa é uma consequência da dermatite seborréica, a pele deve ser tratada sob a supervisão de um especialista.

    O que categoricamente fazer com este problema é proibido?

    • Se você tem uma caspa muito forte, você não pode usar produtos que contenham álcool. Tinturas de álcool de plantas, máscaras capilares contendo álcool são estritamente proibidas.
    • Entre as possíveis causas de coceira intensa do couro cabeludo, a caspa é a mais freqüente. Ao mesmo tempo, você deve evitar coçar, pois as bactérias podem penetrar no microtrauma e um processo inflamatório começará.
    • Se a caspa na cabeça é abundante, então é impossível tingir o seu cabelo, fazer cachos químicos e aplicar produtos que tenham um efeito nocivo.

    Recomenda-se abster-se de usar pentes duros com dentes de metal.

    Eles provocam danos à pele.

    • É proibida a utilização de ferramentas de modelagem aquecidas. Eles podem causar ainda mais pele seca.

    A caspa pode causar alopecia (perda de cabelo)?

    Por si só, o peeling da pele geralmente não é a causa da calvície.

    Mas os problemas de saúde do couro cabeludo podem ser acompanhados por caspa e perda de cabelo.

    Por que as escamas brancas estão voltando?

    Alguns especialistas acreditam que o aparecimento de flocos brancos no cabelo pode ser uma predisposição genética. Em outras palavras, a formação de escamas de pele é mais rápida do que a maioria das pessoas.Enquanto uma pessoa com tal característica individual usa agentes que retardam a formação do estrato córneo, ou preparações que dissolvem os flocos formados, as partículas da pele não são visíveis. Assim que o aplicativo é interrompido, a caspa é retornada.

    Outra causa comum do aparecimento constante de flocos no cabelo são as substâncias que compõem os xampus recomendados para uso diário. Com a lavagem freqüente da cabeça, uma fina camada de sebo é constantemente lavada, o que desempenha uma função de proteção. A camada superior da derme é esfoliada e a nova começa a se formar ativamente. Assim, novas escalas se tornam mais e mais, e o descascamento da pele torna-se visível.

    Como a mastigação da pele é associada ao fungo?

    A atividade do fungo pode causar irritação da pele, como resultado de quais flocos de pele aparecem no cabelo.

    É por isso que os xampus medicinais contêm componentes antifúngicos.

    Quão eficazes são os remédios populares: óleos gordurosos vegetais e extratos de máscaras?

    Nenhuma pesquisa oficial foi realizada, por isso ninguém pode confirmar a ação desses ou de outros remédios populares. Mas, muito provavelmente, o uso de óleos nos cuidados com os cabelos pode reduzir o ressecamento do couro cabeludo. Se a causa da caspa for a dessecação da camada superior da derme, ela poderá ajudar. Há resultados de um estudo sobre o efeito do extrato de aloe vera em fungos, o número deles está ficando menor. No entanto, qual será o efeito se for adicionado ao detergente? Tais estudos não foram realizados.

    Como se livrar da caspa grave?

    Mais frequentemente para se livrar da caspa usar shampoos antifúngicos especializados. No entanto, antes de iniciar o tratamento, vale a pena visitar o tricólogo, já que o peeling da pele pode ser causado por vários motivos.

    O especialista provavelmente recomendará não apenas o uso de agentes antifúngicos, mas também recomendações sobre ajustes no estilo de vida, a fim de eliminar os fatores que inibem o processo de cura.

    Infecção fúngica da pele

    A causa da seborreia na cabeça é a disseminação e aumento da quantidade de fungos do gênero Malassezia Furfur / Pityrosporum Ovale (Malasseziya Furfur / Pitirosporum Oval). Esses microrganismos vivem no couro cabeludo na maioria das pessoas sem causar danos à saúde. Se o número de cogumelos não exceder 30-50% (segundo os dados de TV Ileshina, TsKVI, Moscou) da microflora inteira desta zona, isto é o seu valor normal, então a caspa não ocorre. No entanto, sob condições adequadas, os microorganismos começam a se multiplicar rapidamente, alimentando-se de sebo. Como resultado da infecção fúngica e do desenvolvimento da seborreia, o aumento da queratinização das células epidérmicas se desenvolve, as células da pele crescem e se dividem de maneira desigual, não tendo tempo para percorrer todo o ciclo de esfoliação e colagem. Partículas com tesão são misturadas com gorduras e formam escamas, das quais a caspa aparece na cabeça.

    Nesta doença, há acúmulo de muitas células mortas da pele, que são coladas em densos flocos de caspa cinzenta. Normalmente as áreas afetadas localizam-se nos joelhos, cotovelos, torso, menos muitas vezes - no couro cabeludo. Neste último caso, a psoríase é difícil de distinguir da seborréia fúngica.

    Eczema que ocorre no couro cabeludo é uma causa de caspa em casos relativamente raros. No entanto, se esta doença estiver bem estabelecida, a probabilidade de aumentar a quantidade de flocos de descamação na pele afetada é muito alta.

    Outras doenças

    Por razões desconhecidas, pessoas com doenças neurológicas (por exemplo, doença de Parkinson) têm maior probabilidade de desenvolver seborréia na cabeça. Também em risco de caspa - pessoas com doenças cardiovasculares, com um sistema imunológico enfraquecido ou doenças gastrointestinais.

    Gênero masculino

    A caspa é mais comum em homens do que em mulheres, razão pela qual há uma hipótese de que os hormônios sexuais masculinos desempenham um certo papel em sua ocorrência. Além disso, a probabilidade de um ambiente favorável ao fungo e o desenvolvimento de seborreia em homens é maior devido à presença de um maior número de glândulas sebáceas no couro cabeludo.

    Cuidado do cabelo errado

    A causa da caspa pode ser o uso de xampus com o conteúdo de substâncias ativas de superfície agressivas (surfactantes), muito freqüente ou, inversamente, rara lavagem e pentear o cabelo. Além disso, a seborreia na cabeça pode ser associada ao uso de vários produtos de modelagem (espumas, vernizes), secagem e penteados com a ajuda de pinças quentes.

    Desnutrição

    Distúrbios do trato gastrointestinal e enfraquecimento da imunidade geral, que por sua vez são causados ​​pelo abuso de alimentos fritos, salgados, condimentados, doces, gordurosos e álcool, podem levar à seborreia na cabeça. O fator de risco para a caspa é uma deficiência na dieta de leite fermentado e alimentos lácteos, bem como produtos que contêm vitaminas A, B, C e E, cobre, cálcio, zinco, selênio.

    Tratamento de caspa com xampu NIZORAL®

    O remédio para o tratamento da seborreia na cabeça, ajudando a alcançar um resultado estável, é o shampoo anti-caspa NIZORAL®. O ingrediente ativo desta droga é cetoconazol - uma substância com um forte efeito antifúngico. Devido a isso NIZORAL ® não só elimina sintomas desagradáveis, mas também luta com sucesso contra a causa da caspa, um fungo que causa o desenvolvimento de seborréia na cabeça (dermatite seborréica do couro cabeludo).

    A eficácia do cetoconazol contra patógenos é confirmada pelos resultados bem sucedidos de 64 estudos clínicos. Esta ferramenta pode ajudar a derrotar o fungo patogênico e eliminar os sintomas da seborreia em 2 semanas, após o que o cabelo fica limpo e arrumado, parece saudável.

    Pin
    Send
    Share
    Send

    Assista ao vídeo: Tudo sobre caspa: tratamento e causas (Pode 2024).