Acinzentado

Cabelos grisalhos em crianças: causas

Pin
Send
Share
Send

O cabelo grisalho na idade adulta é considerado a norma. Como regra geral, esse processo começa na idade de 30 a 40 anos e se desenvolve rapidamente na velhice. Mas também acontece que o cabelo grisalho da criança aparece mais cedo do que deveria. O que fazer em tal situação, vale a pena se preocupar com isso e é sempre necessário consultar um médico para aconselhamento?

Causas de cabelos grisalhos

Para entender por que as crianças têm cabelos grisalhos, é importante entender como os cabelos grisalhos começam. Por si só, a cor do cabelo é determinada pela presença de pigmento na sua estrutura - a melanina. Sua síntese é desencadeada pela hipófise, hormônios sexuais e hormônios da tireóide. A atividade dos mediadores do sistema nervoso simpático também é importante aqui.

Tipos de melanina:

  • Eumelanina (determina a cor preta e escura dos fios),
  • feomelanina (sombra de hena),
  • Ossimelanina (responsável por cachos de luz),
  • triocromos (ryzhina).

Todos estes componentes do pigmento são misturados e ajustam a tonalidade do cabelo. A intensidade da cor depende da quantidade de melanina que entra na parte superior do cabelo.

A produção de melanina é feita pelas células dos melanócitos, que iniciam seu trabalho antes do nascimento da pessoa. Sua produtividade cai em 30 anos e, a cada 10 anos, diminui em 10 a 20%. Então, gradualmente, os cachos humanos ficam brancos.

Outra causa de fios graying é a produção natural de peróxido de hidrogênio na haste do cabelo. Este componente descolora pigmentos encontrados na estrutura do cabelo. Inicialmente, a atividade do peróxido é neutralizada por uma enzima especial - catalase. Mas, com a idade, a quantidade de catalase diminui e o cabelo grisalho aumenta.

Estes são os processos naturais de branqueamento relacionados com a idade do cabelo humano. Mas se esse processo começa mais cedo e aparecem cabelos grisalhos em uma criança, isso significa que é necessário encontrar as causas desse fenômeno.

Tem bebê

Manchas cinza na cabeça de um recém-nascido podem ser causadas pelos seguintes motivos:

  • predisposição genética
  • se a mãe, no final da gravidez, tiver tomado antibióticos (o ingrediente ativo é cloranfenicol),
  • característica da distribuição de melanina. Nesse caso, o cinza pode permanecer como uma vida inteira e desaparecer com o tempo,
  • a presença de uma doença grave.

Conselho Para eliminar problemas sérios com a saúde do bebê, você deve entrar em contato com seu pediatra para aconselhamento. Especialmente se o bebê tiver cabelos grisalhos em um só lugar.

Fios cinzentos em uma criança

Se falar sobre a aparência de cabelos grisalhos de crianças de diferentes idades, pode ser causada por um número de tais razões:

  • hereditariedade. O fator mais comum que determina porque uma criança pode aparecer com cabelos grisalhos. Além disso, esse processo começa em diferentes idades (tanto aos 5 como aos 16 anos),
  • situações estressantes constantes ou choque severo,
  • desordens genéticas: vitiligo, neurofibromatose,
  • falta de vitaminas e oligoelementos. Especialmente importante é a ingestão adequada de vitaminas B12, C, A, E,
  • albinismo
  • problemas com os sistemas imunológico, tireóide, digestivo, cardiovascular e nervoso,
  • curso de quimioterapia.

Adolescentes

O aparecimento de áreas esbranquiçadas no cabelo em adolescentes causada por tais fatores:

  • hereditariedade. Se os pais e outros parentes na família começaram a ficar grisalhos com a idade de 15 a 16 anos, é provável que isso também ocorra em uma criança.
  • alterações hormonais. Meninas na puberdade são especialmente suscetíveis a isso (disfunção hormonal),
  • outras razões que foram mencionadas acima.

Terapia da vitamina

Eficazquando cabelos grisalhos apareceram devido a hipovitaminose. Executa a função de suporte e restauração em outros casos. As preparações devem conter ácidos fólico e para-aminobenzóico (PABA). PABK (vitamina B10) produz ácido fólico (vitamina B9).

Preste atenção! O ácido fólico é prescrito para a prevenção de crianças até três anos. A droga é tomada em 2-3 doses de 25-50 mg / 24 horas.

Para restaurar cachos coloridos na dieta devem ser tais produtos: damascos, repolho, cereja, cebola, amora.

A fim de evitar o aparecimento de cabelos grisalhos, certifique-se de que seu filho consuma em quantidade suficiente alimentos contendo vitamina B10: rins, fígado, levedo de cerveja, nozes, queijo cottage, sementes, arroz, batata, gema, peixe, cenoura, salsa, queijo.

Mesoterapia

Procedimento representando curso de injeções no couro cabeludo com o conteúdo de vitaminas e aminoácidos. Uma sessão dura por uma hora, o número de procedimentos é de cerca de 10. Nomeado para crianças em qualquer idade, exceto bebês e recém-nascidos. Recorrer à mesoterapia é quando se trata da presença de um grande número de cabelos grisalhos.

Medicina folclórica

De meios não convencionais, o mais popular é o uso de suco de salsa. Você pode levar adolescentes a 30 ml por dia. Ajuda nos casos em que o cabelo grisalho é causado por uma deficiência de vitamina.

Cabelos grisalhos em crianças podem ser causados ​​por diferentes razões. Às vezes, eles permanecem para a vida e, às vezes, desaparecem. Alguns pais estão preocupados com isso e outros - criam um entusiasmo com esse recurso. Mas quaisquer que sejam as emoções que o cinza infantil possa causar, você definitivamente deve mostrar seu filho a um pediatra.

Somente um especialista experiente verá a gravidade da aparência dos fios cinzentos em cada caso individual. Talvez o bebê precise da ajuda de um dermatologista, neuropatologista ou endocrinologista, bem como exames adicionais.

Em qualquer caso, se você notar cabelos grisalhos em um bebê ou adolescente, não entre em pânico antes do tempo. Na maioria das vezes, esse fenômeno está associado a características individuais ou hereditariedade. E na maioria dos casos, é considerado apenas uma diferença cosmética, e não um sinal para o alarme.

Vídeos úteis

Causas de problemas de cabelo em crianças.

Os primeiros cabelos grisalhos e como lidar com isso.

O papel da melanina no corpo

A cor do cabelo na cabeça depende do pigmento de coloração - melanina, representada em variedades como:

  • feomelanina - responsável pelo cabelo castanho avermelhado,
  • Ossimelanin - dá um tom de cabelo dourado,
  • Eumelanin - corantes capilares em tons escuros.

A combinação desses corantes é determinada pelas características genéticas de uma pessoa e forma um indivíduo natural para cada cor de cabelo. A melanina produz melanócitos - células do folículo piloso, parando no trabalho de que provoca o crescimento de pêlos que não tem cor (cinza).

A criança tem cabelos grisalhos: o que fazer?

Uma criança é um homem do mundo da infância com seus brinquedos, desenhos animados, contos de fadas. No entanto, seu espaço especial não é segurado a partir da penetração do estresse, o que pode ser causado por conflito com os pares, falta de compreensão do professor, avaliação precária na sala de aula. E, como resultado, o primeiro cabelo grisalho em uma criança é de 6 anos de idade. Assim que o efeito do estresse diminui, a cor dos cachos certamente se recuperará ao natural.

Cabelos grisalhos em crianças aparecem como consequência de colapsos nervosos e aumento da fadiga, o que pode ser causado por cargas de trabalho excessivas na escola ou uma abundância de aulas extras e círculos criativos. Horror grave, doença com complicações, mau funcionamento do pâncreas, fígado, rins, infecção por herpes - as causas do aparecimento de cabelos grisalhos prematuros na geração mais jovem. Quando os pais fazem a pergunta: “Por que a criança tem cabelos grisalhos?”, A primeira explicação é o fator da hereditariedade. É provável que os parentes próximos do bebê na mesma idade já tivessem cabelos grisalhos.

Cabelos grisalhos de doença?

Cabelos grisalhos em crianças podem ser um sinal da presença de certas doenças no nível genético do corpo. Por exemplo, o vitiligo é um tipo de doença de pele, além do sintoma acima, caracterizado pela presença de manchas brancas e claramente definidas na epiderme.

A neurofibromatose é uma doença hereditária que, além do crescimento dos cabelos grisalhos, é acompanhada pelo aparecimento de manchas pigmentares semelhantes a tumores na pele e deformidade da coluna vertebral.

O cabelo grisalho é uma cor natural do cabelo no albinismo - uma doença genética, acompanhada pela falta de produção de pigmento corante pelos melanócitos. Além da mudança na cor do cabelo, as pessoas albinas sofrem de visão reduzida e são caracterizadas por uma coloração avermelhada devido à translucidez dos vasos sanguíneos através de uma íris de pigmento mal saturada.

Quimioterapia transferida para leucemia - a doença mais grave do sangue, também pode ser a causa do crescimento de cabelos grisalhos e possível calvície subseqüente. A terminação dos efeitos químicos no corpo provoca a restauração do crescimento normal dos cabelos e a aquisição de sua cor natural.

Cabelos grisalhos em uma criança: razões

Uma das principais causas de crescimento de cabelos grisalhos na infância é uma quantidade insuficiente de vitaminas e nutrientes no organismo. Cabelos grisalhos em crianças podem ser devolvidos à sua cor natural com a ajuda de multivitaminas contendo ácidos para-aminobenzóico e fólico. Ao longo do caminho, você deve garantir uma boa nutrição do bebê. Recomenda-se aumentar o consumo de frutas frescas e frutas, especialmente cerejas, amoras, damascos, morangos. Os produtos com teor de zinco e cobre têm um efeito positivo no cabelo, nomeadamente: limões, sementes de abóbora, nozes, bananas, legumes. Para resultados máximos, você pode esfregar o suco dos produtos acima nas raízes do cabelo. Suco de salsa também é útil, 2 colheres de sopa dos quais são recomendados para ser dado às crianças.

O cabelo grisalho pode crescer mesmo em recém-nascidos, se sua mãe nos últimos meses de gravidez tomou "cloranfenicol". Além disso, os cabelos grisalhos podem aparecer depois de uma longa estadia ao sol, quando o cabelo, desbotando, perde sua cor natural.

Por que a criança tem cabelos grisalhos?

Para determinar a causa do crescimento de cabelos grisalhos em uma criança, recomenda-se procurar ajuda de um pediatra e dermatologista, passar por um exame completo com exames de sangue obrigatórios, verificar o nível de hormônios da tireóide eo estado geral dos sistemas endócrino e imunológico. Muitas vezes, cabelos grisalhos em crianças não é um sinal da presença de uma patologia grave, e isso não deve causar preocupação aos pais. Mas se o cabelo grisalho é muito perceptível e aumenta na frente de seus olhos - você deve definitivamente visitar um pediatra.

Não é recomendado o tratamento de crianças e tingir os cabelos para disfarçar os cabelos grisalhos. Além disso, eles não devem ser retirados, porque esta situação não irá resolvê-lo, e o bulbo capilar pode causar muito dano. O cabelo arrancado será substituído por outro, o mesmo cinza, devido à ausência de melanócitos no saquinho de cabelo. A ferida formada no local do cabelo arrancado pode se tornar um terreno fértil para bactérias patogênicas, inflamar e se transformar em uma pequena careca na cabeça.

Causas possíveis

Os fatores mais importantes que determinam a cor do cabelo de uma determinada pessoa são os níveis hormonais atuais e a hereditariedade. Além disso, a intensidade e natureza da coloração do cabelo é determinada pelo tipo e quantidade de pigmento. Uma pessoa tem apenas dois pigmentos: feomelanina, que tem cor vermelha e amarela, e eumelanina, responsável pelo marrom e pelo preto. Sua combinação única em diferentes proporções determina a cor do cabelo humano.

Natural, cor natural do cabelo será sempre irregular, a sombra pode ser ligeiramente diferente em comprimento e isso é normal.

O cabelo grisalho aparece quando os melanócitos que produzem pigmentos perdem sua atividade - o cabelo simplesmente fica descolorido. Quando isso é observado em uma criança, há uma razão séria para se preocupar com sua saúde. Os seguintes fatores podem provocar descoloração do cabelo:

  • característica genética. Os membros de uma família têm o cabelo ficando cinza em um único padrão e mais ou menos da mesma idade, então, se houver casos de envelhecimento muito precoce, presume-se que a criança simplesmente adotou esse recurso,
  • falta de nutrientes em alimentos consumidos. Assim, o branqueamento dos cabelos pode ser uma reação à falta de vitaminas B12, A, C ou E,
  • distúrbios do sistema imunológicoprovocada por doenças adquiridas e genéticas - também pode causar o envelhecimento precoce, mas em casos raros,
  • neurofibromatose pode aparecer manchas desbotadas na pele, deformidades esqueléticas e perda de pigmento,
  • vitiligo (o principal sintoma é uma série de distúrbios pigmentares associados ao cabelo e pele),
  • albinismo - violação dos processos de produção de pigmentos. Pessoas com tal diagnóstico não só perdem a cor do cabelo e da pele, mas também a íris do olho fica descolorida, de modo que elas aparecem vermelhas devido a vasos translúcidos,
  • qualquer situação estressante efeito negativo sobre a produção de pigmento, então a causa pode ser forte turbulência emocional,
  • a presença de fortes estímulos externos (uma grande carga de trabalho em uma instituição de ensino, uma atmosfera emocional tensa em casa, fadiga, etc.),
  • transferência de múltiplos procedimentos de quimioterapia,
  • os cabelos grisalhos recém-nascidos podem aparecer se a mãe nos últimos estágios cloranfenicol.

Há casos em que a cor do cabelo não muda por razões fisiológicas, mas por causa da supervisão dos pais. Assim, uma criança com peróxido de hidrogênio pode cair acidentalmente nas mãos de uma criança, ou o bebê simplesmente passa muito tempo no sol e os pêlos nas áreas nuas da cabeça queimam muito. Em qualquer caso, é melhor estar seguro e ir ao médico com o problema.

O que fazer se uma criança tiver cabelos grisalhos?

No caso de haver um fator hereditário óbvio, não se preocupe muito. Mas se não houver razões aparentes para tal fenômeno, então uma visita ao médico não deve ser adiada. Um pediatra examinará o bebê, examinará a história de suas doenças e prescreverá uma série de testes para determinar as causas de tal condição.

As medidas terapêuticas podem ser completamente diferentes devido a uma ampla gama de possíveis causas. Assim, em alguns casos, será suficiente apenas enriquecer a dieta da criança com vitaminas e nutrientes, e a cor natural do cabelo retornará por si só. Se a base for uma doença complexa, o tratamento será direcionado diretamente para sua eliminação.

Outra questão que incomoda os pais que se deparam com esse problema é como restaurar a cor do cabelo. Mais uma vez, notamos que, se a causa raiz for eliminada, tudo se encaixará, basta aguardar um pouco. Cortes de cabelo curtos e puxar cabelos grisalhos não vão ajudar aqui. Recorrer ao uso de tinta em crianças é estritamente proibido.

Para algumas doenças graves, o envelhecimento pode ser complementado com perda completa de cabelo e, em tal situação, será necessário pensar em seu transplante.

Como você pode ver, há muitas razões para esse fenômeno incomum, e isso pode ser uma deficiência menor de micronutrientes ou uma doença séria que ameaça a vida. Não deixe os cabelos grisalhos na cabeça do bebê sem atenção, reaja à sua aparência consultando um especialista.

Recém-nascidos de Sedin

A coloração do cabelo depende do teor de pigmentos derivados da melanina - eumelanina, feomelanina, triocromo e ossimelanina. A saturação da cor depende da quantidade de melanina liberada, que entra em cada folículo piloso. Todos os pigmentos são liberados sob a ação do sistema hipofisário e da glândula tireóide, hormônios sexuais.

Causas de cabelos grisalhos

  • O principal deles é o estresse da mãe durante a gravidez e na véspera do parto, parto longo e severo e doenças do bebê no período neonatal precoce.
  • Como resultado de um desequilíbrio, os hormônios podem ser produzidos insuficientemente em um recém-nascido, em quantidades menores ou com um atraso.
  • Situações estressantes freqüentes na vida da mãe provocam explosões hormonais de adrenalina e cortisol, que podem fluir para o leite e para o corpo do bebê, causando ruptura hormonal e interrompendo a síntese de melatonina, fazendo com que o bebê comece a ficar cinza.
  • Com cabelos grisalhos hereditários, o cabelo da criança tem 30-50% menos melanina desde o nascimento, que se manifesta por um cabelo grisalho parcial, prata e cabelos brancos e amarelos.

  • Em uma criança, os melanócitos começam a amadurecer mesmo antes do nascimento, mas a nutrição insuficiente da mãe durante a gravidez ou após o parto, a deficiência de vitamina e a falta de vitamina B12 podem causar cabelos grisalhos precoces.
  • Em mulheres grávidas, um efeito colateral de tomar o antibiótico Levomitsetin (Chloramphenicol) pode ser uma diminuição na produção de melanina e envelhecimento dos cabelos em um recém-nascido.

Remédios

É possível restaurar a cor do cabelo de um recém-nascido somente se o cabelo grisalho não for hereditário. Em um recém-nascido, a aparência de até 5-7 cabelos grisalhos não é uma patologia. A exposição frequente à luz solar pode ser a causa da queima rápida de pêlos finos e não longos.

  1. Doenças dos órgãos respiratório, digestivo e cardíaco podem causar cabelos grisalhos. Neste caso, é necessário eliminar a doença principal, observar a amamentação e ajustar o equilíbrio das proteínas, gorduras e carboidratos da nutrição materna.
  2. Após a cessação da medicação e a normalização da nutrição da mãe e da criança, o pigmento da cor e a coloração do cabelo devem ser restaurados.
  3. Estresse no fundo da doença congênita, um longo período de alta temperatura, gritando e chorando pode se manifestar cinza. O cabelo saudável começa a crescer depois que a criança se recupera e a temperatura do corpo se normaliza.

Cabelos grisalhos em bebês

Em crianças com cabelos loiros, os primeiros sinais de cabelos grisalhos hereditários podem aparecer quando o primeiro cabelo da cabeça começa a crescer ativamente. Em bebês de cor escura, os primeiros cabelos grisalhos podem ser desde o nascimento. Neste caso, é importante descobrir casos de cabelos grisalhos hereditários na mãe e no pai, os parentes mais próximos.

Fatores Provocadores

  1. Louvor freqüente, gritos e histeria em um bebê violam a síntese de melatonina. Na seção cortical dos folículos capilares, aparecem bolhas de ar, o pigmento não flui para o cabelo no volume adequado, que também aparece cinza.
  2. Doenças virais e infecciosas que ocorrem quando a temperatura sobe para 38 graus e sudorese pode causar o crescimento de cabelos descoloridos. Além disso, o envelhecimento é afetado por medicamentos antibióticos e antivirais. Após a recuperação, a cor do cabelo é totalmente restaurada.
  3. Disfunção congênita da glândula tireóide, glândulas supra-renais, glândula pituitária pode se manifestar como cabelos grisalhos. Em tais casos, o tratamento é baseado na correção do desequilíbrio hormonal em uma criança.

Como se livrar dos cabelos grisalhos

Na primeira infância, a condição do bebê é de grande importância para o bebê. A causa do cabelo grisalho pode ser tanto fatores hereditários e inatos, quanto adquiridos.

  • Se o cabelo grisalho estiver associado a doenças anteriores, não é necessário tratamento especial. Até 5-6 meses, todos os nutrientes entram no corpo do bebê com leite materno (na ausência de contra-indicações para a amamentação), então a mãe precisa ajustar a dieta, não o bebê.
  • Depois de seis meses, a atração pode ser as primeiras frutas e legumes, carne magra de frango, peru, peixe, devido a que será possível preencher a falta de vitamina C, B1-6, aminoácidos, cobre, manganês, selênio.
  • Em casos mais graves, os médicos prescrevem complexos vitamínicos com ácido fólico, B12, ácido ascórbico, zinco e ferro, em uma dosagem estritamente calculada para o peso do bebê.
  • Na luta contra o estresse da criança, é necessário prestar atenção às condições de descanso e sono. É imperativo que o bebê repouse e durma em silêncio, ele não está irritado com ruídos altos ou luz brilhante.

Causas do envelhecimento

Na primeira infância, cabelos grisalhos podem ser um sinal de várias doenças:

  • Vitiligo é uma perda de pigmento em certas áreas da pele e cabelo, que se manifesta por cabelos grisalhos nas áreas da derme desprovida de melanina.
  • Albinismo - a ausência completa de melanina desde o nascimento, o aparecimento de cabelos brancos, não coloridos, pele pálida, beleza pronunciada do muco.
  • As telhas, a anemia por deficiência de ferro e o hipotiroidismo podem manifestar feixes locais de cabelos grisalhos.

  • Exaustão de treinamento físico ou esportes profissionais, experiências freqüentes ou uma situação nervosa na família podem ser a causa do cabelo grisalho.
  • Os hormônios do estresse - adrenalina e cortisol, bloqueiam a conexão da melatonina e da parte protéica do folículo piloso, devido à qual o pigmento em menor quantidade penetra no cabelo e é rapidamente lavado.
  • A aceitação de citostáticos e antibióticos pode interferir na nutrição dos folículos pilosos, causar sua morte e se atrofiar junto com os melanócitos, que se manifestarão pelo clareamento dos cabelos.
  • Com doenças endócrinas, nervosas e mentais, o nível de cobre, envolvido na síntese de colágeno e melanina, pode diminuir.
  • Tais mudanças são perceptíveis como o cabelo, se elas são raras, sem brilho ou cinza, pode haver uma escassez de cobre, selênio e zinco.

Como tratar

A base do tratamento de cabelos grisalhos em crianças em idade escolar é determinar com precisão a causa da doença ou distúrbio no corpo.

  • Avitaminose e anemia são reabastecidos tomando uma forma de comprimido de ferro, Ferum-lek, Sorbifer e outros.
  • A dieta deve incluir frutas e legumes frescos, laticínios e produtos lácteos, ovos, aves e peixes.
  • A causa do cabelo grisalho pode ser a falta de ácido fólico, ácido fólico (vitamina B9, sol), ácido para-aminobenzóico (vitamina B10), vitamina B12. Será possível encher uma falta com a ajuda de drogas em pastilhas ou cápsulas.
  • Complexos modernos de vitaminas com giz, selênio, cobalto, zinco e ferro ajudam a eliminar o desequilíbrio de vitaminas e nutrientes, restaurar o trofismo dos folículos pilosos e restaurar o cabelo à sua aparência e cor anteriores.
  • Mesoterapia é um método de injetar microelementos e vitaminas necessários na pele da cabeça. Recomendado para crianças com mais de 16 anos, em casos graves em crianças pequenas, o médico concorda com o procedimento. Durante a manipulação com a ajuda de uma agulha fina, os aminoácidos, o zinco, o magnésio, o selênio e outras substâncias necessárias são injetados para restaurar a nutrição dos folículos pilosos e a síntese da melanina.

O cabelo grisalho pode refletir um desequilíbrio de hormônios no corpo. Na idade de 12 a 15 anos, todo adolescente não deve perder um exame médico no ginecologista, urologista e pediatra.

Deficiência de estrogênio e excesso de oferta de testosterona, deficiência de hormônio tireoidiano pode aparecer cinza em uma pré-escola e um aluno da escola. Para o tratamento, você precisará identificar um desequilíbrio no exame de sangue e estabelecer a secreção hormonal com a ajuda de preparações homeopáticas ou hormonais.

Por que o cabelo fica cinza?

Para o curso do processo de perda de cor do cabelo é o pigmento de melanina disponível em cada pessoa. A síntese desta substância é feita em células especiais - melanócitos, que começam seu trabalho antes do nascimento do bebê. No término da produção de melanina em humanos, aparece o primeiro cabelo grisalho, que é considerado a norma quando a idade se aproxima de 30 anos.

A intensidade da cor dos cachos depende da quantidade de melanina que entra na parte superior do cabelo.

No momento da emergência de um cabelo grisalho a 30 anos o processo chama-se cedo, graying prematuro. A regra dos três cinquenta é conhecida: aos cinquenta anos, metade da população tem 50% de cabelo que perdeu pigmentação.

A melanina é produzida sob o controle da glândula pituitária, e sua quantidade depende da produção de hormônios tireoidianos e hormônios sexuais. Também na produção de melanina, o sistema nervoso simpático está envolvido, mais precisamente a magnitude da atividade de seus mediadores. Se a função de um desses componentes inter-relacionados estiver prejudicada, o desempenho da melanina diminui, resultando em uma perda gradual dos cachos de sua cor.

Causas de cabelos grisalhos podem ser hereditariedade e perturbar o trabalho de qualquer órgão ou sistema. Então, se os pais da criança são portadores do gene do albinismo, o bebê herdará esse recurso e mudará a cor do cabelo para cabelos brancos em idade precoce.

Devido a uma falha genética no corpo de crianças albinas, não há coloração de pigmento melanina

Com o envelhecimento prematuro, o corpo da criança na maioria das vezes sinaliza uma falta de vitaminas ou minerais, que, se reabastecidos, irão colorir o cabelo do bebê novamente ao longo do tempo. Se o fator principal na perda de pigmentação de cabelo em uma criança for hereditariedade, então já não é possível devolver a antiga cor de cabelo.

Também é notado que o peróxido de hidrogênio produzido na haste capilar pode causar descoloração dos pigmentos da pigmentação. Normalmente, esse processo natural começa apenas com um aumento na idade de uma pessoa, o que é causado por uma diminuição na quantidade da enzima produzida - catalase. Se houver violação dos termos desse processo natural e se houver pêlos grisalhos em crianças pequenas, você deve entrar em contato com seu médico para conduzir uma pesquisa com a criança e descobrir a causa desse fenômeno.

Sedin recém-nascido

Se o bebê nasceu com áreas de cabelos grisalhos na cabeça, as razões para esse fenômeno podem ser:

  • antibióticos no terceiro trimestre de gravidez pela mãe do bebê (preparações contendo cloranfenicol),
  • característica individual da distribuição da melanina pelo organismo. O desaparecimento dos cabelos grisalhos, neste caso, não pode ser controlado, pode ser ao longo da vida e desaparecer espontaneamente, A falta de pigmentação no recém-nascido pode ser temporária, a restauração da cor ocorre espontaneamente.
  • a presença de patologia. Normalmente, sobre o curso de uma doença difícil, diz a concentração de cabelos grisalhos em uma área da cabeça. Nesta opção, você deve ir à recepção ao pediatra para aconselhamento sobre exames adicionais.

Graying em bebês

Se o bebê nasceu com uma cor de cabelo completamente natural, mas depois os pais começaram a notar a perda de pigmento, isso também pode ser causado pela hereditariedade. Vale a pena perguntar aos avós sobre um fenômeno semelhante, porque o processo de surgimento dos cabelos grisalhos pode aparecer espontaneamente na infância e adolescência.

É possível herdar de pais não só um primeiro cabelo grisalho. Além do albinismo, existem outras doenças genéticas especiais, acompanhadas por uma violação da produção de melanina, e, como resultado, o aparecimento de fios incolores em uma criança.

No vitiligo, a pele sofre mais frequentemente, o que perde seu pigmento devido ao acúmulo excessivo de peróxido de hidrogênio. No entanto, sabe-se que o processo pode afetar cabelos e até cílios que perdem a cor original. A boa notícia é que o vitiligo já aprendeu a curar e o processo é reversível.

Neurofibromatose

A neurofibromatose do primeiro tipo também pode provocar o aparecimento de cabelos grisalhos precoces em crianças. Esta é uma doença que causa o crescimento de tumores, principalmente benignos, e é acompanhada pelo desenvolvimento de vários distúrbios funcionais. Tais anormalidades genéticas provocam mudanças no sistema nervoso da criança, sua pele e cabelo.

Manchas de cor “café com leite” - o primeiro sinal de neurofibromotose em crianças

O fato é que uma proteína especial responsável pelo desenvolvimento dos nervos também está associada ao crescimento e pigmentação do cabelo. Com a neurofibromatose, o desenvolvimento de tumores ocorre nos nervos, enquanto a estrutura de uma proteína especial é destruída, e o cabelo perde sua cor e fica cinza.

Sedin em alunos da pré-escola e da escola secundária

Além das doenças genéticas, a falta de substâncias úteis, como vitaminas, minerais ou proteínas, pode ser a causa dos cabelos grisalhos na infância. Muitas vezes, a falta de vitamina B12 leva à descoloração dos cachos, mas a razão pode estar na ausência de vitaminas C, E, A e ingestão insuficiente de zinco ou cobre no corpo em crescimento. A hipovitaminose de B12 se desenvolve após a cirurgia em qualquer órgão do trato gastrointestinal, bem como devido a parasitas no intestino ou disfunção congênita do sistema digestivo.

Além da falta de vitaminas, existem outras doenças e condições que levam à interrupção da produção de melanina em crianças. Eles são:

  • leucemia, mais precisamente, a quimioterapia para curar esta doença do sangue. Após a conclusão bem sucedida do curso, a restauração da cor do cabelo e seu número ocorre.
  • estresse, colapsos e distúrbios nervosos, devido à falha na produção de pigmento e formação de bolhas de ar na haste capilar,
  • diminuição da produtividade das células dos melanócitos devido a um mau funcionamento do sistema endócrino, uma mudança na atividade da glândula tireóide ou outras glândulas endócrinas,
  • SARS, atual com complicações,
  • herpes
  • doença cardíaca
  • violação do bom funcionamento dos rins e fígado, bem como do pâncreas.
Distúrbios endócrinos, hipovitaminose ou fortes estímulos externos podem causar o aparecimento de cabelos grisalhos em crianças.

A descoloração do cabelo em crianças também pode ser causada por fatores externos que não estão associados a doenças, já que o motivo pode ser uma longa permanência ao sol, quando fios de cabelo literalmente "queimam" da radiação ultravioleta.

Branqueamento de cabelo adolescente

As razões acima para o aparecimento de cabelos grisalhos em crianças em idade escolar também podem ser relevantes para os adolescentes, mas aqui você pode adicionar outro traço característico para a idade transicional - o desenvolvimento de disfunção hormonal em meninas, em que há violação da produção de hormônios sexuais. A falta de produtos deste último certamente afeta o trabalho das células que produzem melanina. Tanto a falta de hormônios sexuais como um excesso de hormônios tireoidianos podem afetar a morte prematura de melanócitos, portanto, referir-se a um ginecologista e endocrinologista e prescrever o tratamento ajudará a se livrar do desenvolvimento de doenças e restaurar a cor do cabelo.

Além disso, as causas do aparecimento de cabelos grisalhos entre os adolescentes são adicionadas pelo impacto negativo da popular fast food entre os jovens, cujo abuso leva ao processo de glicação de proteínas e uma diminuição no valor nutricional dos alimentos ingeridos.

O tabagismo, frequentemente encontrado em adolescentes, leva ao desenvolvimento de estresse oxidativo e à diminuição da produção de melanina. As células dos melanócitos no corpo do fumante são danificadas devido aos numerosos processos de oxidação, o que leva não apenas à redução do seu número, mas também a uma diminuição na capacidade de coloração do pigmento.

Hábitos negativos levam ao aparecimento precoce de cabelos grisalhos.

Adolescentes podem experimentar cabelos grisalhos prematuros devido a efeitos externos adversos no cabelo. Assim, entre os jovens muitas vezes você pode encontrar-se nas meninas de inverno sem chapéus que têm medo de estragar o cabelo com um chapéu. No entanto, devemos lembrar que a uma temperatura abaixo de zero graus no couro cabeludo há uma violação da microcirculação, levando a conseqüências negativas na forma de cabelos grisalhos.

Quanto às altas temperaturas, não só os raios solares contribuem para a queima dos cabelos. A perda de cor pode ser causada pelo uso freqüente de um secador de cabelo quente, curling, engomar, que danificam os cachos e perda de cor.

Várias proibições na detecção de cabelos grisalhos em crianças

  1. Você não pode cortar, puxar para fora, puxe o cabelo descolorido, especialmente para crianças mais novas (até três anos). Tais manipulações não resolverão o problema e piorarão o crescimento do cabelo.
  2. Não é necessário selecionar independentemente vitaminas e sua dosagem sem consultar um médico. Uma overdose da droga pode levar à intoxicação.
  3. Aplique tintas, tônicos e shampoos de coloração para cabelos até 18 anos é perigoso. As substâncias contidas nos cosméticos para adultos (corantes, amônia, vários produtos químicos e conservantes) podem causar uma forte reação alérgica, provocar o desenvolvimento de um processo inflamatório no couro cabeludo e também aumentar a quantidade de cabelos grisalhos. Para as crianças, apenas o uso de lápis de cera para cabelos é seguro
  4. É impossível selecionar ou mudar independentemente o tratamento para a doença identificada, levando ao aparecimento de cabelos grisalhos em uma criança.

Medidas preventivas

Para qualquer doença, a base de sua prevenção é manter um estilo de vida saudável, a conformidade com as normas da atividade física e os princípios da nutrição adequada. A ingestão adequada de substâncias necessárias para o corpo e o tratamento oportuno de doenças identificadas previne o aparecimento de pêlos grisalhos precoces em crianças.
Os seguintes princípios devem ser seguidos:

  • durante a gravidez, você não pode tomar drogas sem o consentimento do ginecologista ou pediatra,
  • o primeiro ano de vida da criança é importante para manter a amamentação,
  • Legumes frescos, frutas e bagas, carne, produtos à base de leite, peixe, devem estar presentes na dieta de um estudante de jardim de infância e uma criança em idade escolar.
  • todas as doenças inflamatórias do couro cabeludo devem ser prontamente tratadas sob a supervisão de médicos. O aparecimento de caspa também serve como motivo para entrar em contato com um pediatra,
  • Ao detectar um mau funcionamento do sistema endócrino, imunológico, cardiovascular, a prevenção do aparecimento de cabelos grisalhos consiste no tratamento oportuno da doença, evitando períodos de exacerbação e o desenvolvimento de complicações,
  • maus hábitos do adolescente sob a forma de fumar, comer alimentos pouco saudáveis ​​e álcool devem ser erradicados,
  • no tempo quente ou, inversamente, no início de temperaturas baixas, é necessário proteger o cabelo da criança com um capacete adequado.

Mães feedback e opinião de especialistas

Na maioria das vezes, os médicos associam a falta de pigmento no cabelo com a falta de vitaminas ou genética. Mas se nada for feito com este último, então as recomendações sobre como reabastecer as substâncias necessárias podem ser obtidas com o pediatra no local de residência.

Se você encontrou cabelos grisalhos em uma criança, isso significa que o cabelo do bebê não tem pigmento de cor. O segredo é que quando uma criança fica estressada, há uma violação da produção desse mesmo pigmento, que colore o cabelo. Em vez disso, o pigmento no cabelo é a formação de bolhas de ar, enquanto o cabelo se torna sombra leve. Não há nada de terrível nisso - é um processo natural. Além disso, cabelos grisalhos em crianças aparecem devido ao fato de que o corpo das crianças, ou melhor, os cabelos, precisam de vitaminas úteis. Muitas vezes, a causa do cabelo grisalho em uma criança é uma predisposição genética, hereditariedade. Também é importante onde e como o cabelo grisalho de uma criança está localizado, se eles estão espalhados por toda a cabeça, então você não deve se preocupar muito, este é um fenômeno temporário. No caso em que eles estão localizados no mesmo lugar eo feixe deve ser consultado por um dermatologista. Para restaurar o pigmento de cor, compre ácido fólico e para-aminobenzóico na farmácia de qualquer criança. Se você começar a dar vitaminas ao seu filho, poderá acelerar o processo associado à restauração da cor do cabelo. Para evitar o processo pelo qual o cabelo grisalho aparece em uma criança, é importante introduzir couve, cebola, damasco e cerejas na dieta.

Aliyeva Elmira Eldarovna. Pediatra, anestesista, especialista em amamentação.

Cabelos grisalhos em uma criança de dois anos

1. Não encontrei cabelo grisalho em uma criança de 2 anos de idade, pessoalmente ou à revelia. Embora ela já tivesse um fio cinza na escola - genes. (A avó era cinza quase aos 30 anos, mãe - um pouco mais tarde).

2. Aumento da insolação não é excluído, mas isso geralmente resulta em desbotamento do cabelo, não cabelos grisalhos.

3. A dentição, especialmente os grandes dentes de mastigar, é geralmente “divertida”. O que só acompanhando fenômenos eu não observei ao mesmo tempo! Talvez este seja um deles. Muito raro - no meu "cofrinho" vai.

4. O distúrbio da coqueluche aqui, provavelmente, não tem nada a ver com isso - apenas o fenômeno que acompanha a dentição e a mudança dos locais de residência. Eu ficaria feliz em oferecer o banal "beber vitaminachiki" - apenas para a sua idade não há quase nada que valha a pena. Além disso, os minerais são necessários aqui (zinco "amor" cabelo, etc.). Resta apenas para "Multi-abas" e uma nova forma de "Complivit" para crianças.

Elena V. Khromova, Pediatra, Centro Médico

Mães que percebem cabelos grisalhos ou mesmo fios nas crianças às vezes não acreditam em seus olhos. Mas se os pais têm o mesmo recurso, então a aparência de cachos incolores não é mais assustadora. Na maioria das vezes, as mães recomendam não entrar em pânico e lembrar a cor do cabelo durante a infância de seus parentes de sangue.

Meu mais velho tem uma mecha de cabelos grisalhos, como eu. (nós temos isso hereditário) Estes cabelos grisalhos podem cair ao longo do tempo e não vai crescer mais, de modo que não vale a pena panificação, eles não interferem com a vida

Yaga, 3 filhos

Em algum lugar no meu mais velho em algum lugar aos 5 anos de idade, os cabelos grisalhos se agitaram ... Acontece que começamos a criar pequenas verrugas na clínica infantil, bebemos bolas homeopáticas ... As verrugas desapareceram e o cabelo parou de ficar cinza ...

Tatyana Inshakova

mesmo se cinza verdadeiro, pode ser uma falta de pigmento em algumas lâmpadas. Eu tenho uma mãe com alguns cabelos grisalhos desde a infância.

Klukovka, 1 criança

Eles não sofrem de estresse! Apenas nossas bisavós acreditam nisso. A criança primeiro ao endocrinologista precisa.

Cópia exata do pilaf

O aparecimento de pêlos grisalhos na infância ou adolescência é sempre uma surpresa e uma razão para o luto dos pais. Para descobrir a verdadeira causa do branqueamento do cabelo em uma criança, você deve procurar ajuda de especialistas, apenas o tratamento correto e de longo prazo levará a um resultado positivo.

Como restaurar a cor do cabelo

Apenas os pêlos da cabeça de uma criança que ficaram grisalhos devido à falta de componentes nutricionais podem ser restaurados para a cor usual. Se cabelos grisalhos foram formados por razões hereditárias, então o bebê não pode ser ajudado por nada. Se o processo de envelhecimento for reversível, os pais devem ser pacientes, pois levará algum tempo para produzir um pigmento específico.

É possível acelerar o processo de síntese de substâncias pigmentares com a ajuda de complexos multivitamínicos contendo ácido para-aminobenzóico e fólico. Estes complexos pré-formados podem ser facilmente adquiridos em qualquer departamento de farmácia. A maioria dos preparados vitamínicos produzidos para crianças contém todos os elementos necessários.

Além disso, é importante garantir que a dieta do bebê contenha alimentos que contenham substâncias que impeçam a formação de cabelos grisalhos. Estes produtos incluem damascos, repolho branco, verde e cebola, morangos, cerejas e amoras. Antes de incluir esses produtos na dieta do bebê deve garantir que não haja hipersensibilidade individual. Para o tratamento do envelhecimento prematuro em uma criança em idade pré-escolar, você pode usar suco de salsa fresco, que é dado a uma criança de 20 a 30 ml diariamente.

Além dos ingredientes vegetais listados, carnes com baixo teor de gordura e peixe, cereais, produtos lácteos e queijo duro podem ser incluídos na dieta do bebê. Especialistas no campo da medicina alternativa recomendam o uso dessas receitas para o tratamento e prevenção de cabelos grisalhos na infância:

  • 50 g de raiz de bardana picada é misturada com um volume similar de flores secas de camomila. A mistura seca resultante é vertida sobre 1 litro de água a ferver e infundida durante meia hora. O produto acabado é filtrado, trazido até um volume de 2 litros com água fervida e usado em uma forma quente para enxaguar a cabeça do bebê após a lavagem. É necessário realizar essa manipulação 2 vezes por semana,
  • Na ausência de contra-indicações, uma leve massagem no couro cabeludo do bebê é realizada diariamente. Técnica de massagem inclui fricção suave com as almofadas do couro cabeludo na direção do centro para a periferia. Além de esfregar, a massagem estimulante inclui técnicas de massagem palmares e amassadas suaves,
  • 0,5 xícaras de rosa mosqueta despeje 1,5 litros de água fervida. A mistura é fervida em banho-maria por 15 minutos, depois filtrada com gaze, resfriada até a temperatura ambiente e usada em um estado quente para enxaguar a cabeça do bebê após a lavagem. Para enriquecer o corpo da criança com vitaminas, o caldo de rosa brava pode ser dado a um bebê de 1 colher de sopa. l 2 vezes ao dia
  • Uma maneira eficaz de normalizar os processos metabólicos nos folículos pilosos é o óleo de bardana, que pode ser comprado em uma farmácia ou em lojas de cosméticos. Use este óleo aplicando no couro cabeludo da criança após a lavagem. O óleo de bardana deve ser mantido por 15 minutos, depois enxaguar com água morna usando um xampu.
  • Uma alternativa ao óleo de bardana é o óleo de mamona, que é amplamente utilizado para fortalecer não só o cabelo, mas também os cílios com perda acelerada. O óleo de mamona é aplicado da mesma forma que a bardana. Para aumentar o efeito terapêutico do óleo de bardana ou mamona, é adicionada a preparação de óleo farmacêutico Aevit, que contém vitaminas E e A. Esses componentes biologicamente ativos normalizam os processos metabólicos nos folículos pilosos e aceleram a síntese de substâncias pigmentares, impedindo a formação de novos cabelos grisalhos na cabeça da criança.
  • Para enxaguar a cabeça do bebê após a lavagem, use decocção de salva, que é preparada na proporção de 50 g de matéria-prima seca por 1 litro de água fervida. A mistura resultante é fervida em fogo baixo por 15 minutos, depois filtrada e aplicada em uma forma quente ao enxaguar.

É importante! Para combater o envelhecimento prematuro na infância, é estritamente proibido o uso de máscaras de alho e cebola, pimenta vermelha e outras substâncias agressivas. Tais experimentos não resolverão o problema dos cabelos grisalhos, mas irritarão a pele da cabeça da criança, até a queimadura.

Antes de iniciar o auto-tratamento do bebê, examine a criança para as doenças acima e verifique a causa raiz do aparecimento de cabelos grisalhos.

Pin
Send
Share
Send