Problemas

Uma criança coça a cabeça: razões, o que fazer?

Pin
Send
Share
Send

Há uma opinião que se uma criança tiver uma coceira de cabeça, então deve ser piolhos. Este ataque ocorre hoje em crianças não é tão frequente como antes. Já inventou e boas drogas e métodos de prevenção que funcionam. Piolhos, lêndeas e piolhos de um homem serão derrotados. Além do corpo humano, não há habitat para este tipo de parasita. Simbiose é impossível. Os benefícios deste flagelo são poucos. Mas as drogas que ajudarão em poucos dias ainda não foram inventadas. Só resta para pais e filhos chegar a um acordo com o estado de coisas, e para os cientistas continuarem a trabalhar duro, para buscar uma solução. Quanto a outras doenças, a situação não é reconfortante. Problemas, infelizmente, após a vitória sobre os piolhos não vai diminuir. A cabeça de uma criança pode coçar por muitas razões, nas quais não seria supérfluo entender.

Então, se uma criança está coçando a cabeça e sem piolhos, o que isso significa? Consultar um especialista atempadamente - é importante. Mães e pais estão bem conscientes desta regra, porque algumas doenças são muito contagiosas. Ao mesmo tempo, a cabeça às vezes coça por motivos difíceis de classificar como graves. O que deveria ser esperado, indo ao médico?

Micose

Às vezes uma doença que prejudica a saúde é ringworm. Coceira intensa é um dos sintomas. A doença é contagiosa. Você precisa se preparar para o hospital. Se tal parasita como um piolho não incomoda, outro parasita, um fungo, pode perturbar. É um microorganismo fúngico que causa micose. Afeta a pele, altera sua estrutura. O sistema imunológico está se fortalecendo ao longo dos anos, especialmente vulnerável na infância. Portanto, ringworm facilmente sobrevive no corpo de crianças de 4 a 14 anos de idade, progride rapidamente. Algumas formas são transmitidas de pessoa para pessoa, outras de animais domésticos.

O perigo está em toda parte, e a única maneira de se proteger é fortalecer o sistema imunológico. Uma microflora saudável da pele é uma defesa eficaz.

Evidentemente, a contaminação não pode ser evitada pelo contato direto com o fungo. Mas se o sistema imunológico estiver em boa ordem, será mais fácil se recuperar e se recuperar.

Um diagnóstico preciso só pode ser feito por um médico após uma pesquisa cuidadosa. Isso pode ser dermatofitoses, micose e microsporia. Seus sintomas são os mesmos:

  • áreas afetadas são redondas, coçando,
  • primeiro, há uma leve vermelhidão, depois descascando
  • a linha fina nesses lugares está diminuindo - o cabelo simplesmente quebra.

Tendo encontrado sintomas semelhantes no couro cabeludo de uma criança, deve procurar imediatamente ajuda de um especialista. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhor. A luta será mais fácil, ninguém ao redor sofrerá.

Demodekoz - a possível causa da coceira

Quando uma criança tem coceira na cabeça, é provável que o carrapato seja o culpado. Em particular, há bastante casos de parasitization de um ferrite de acne. Normalmente traços de sua permanência podem ser vistos no pescoço, aurícula, nas pálpebras, no rosto. Esta é uma doença contagiosa. Doente, novamente, não pode ser evitado. Um carrapato é transmitido através do contato direto com sua portadora, uma pessoa infectada. Penetra facilmente no tecido se a barreira imunitária da pele estiver comprometida. Eles são menos propensos a se infectar se está tudo bem com o sistema imunológico.

Com que base você pode determinar que isso é demodicose? Quem nunca enfrentou carrapatos na minha vida? Poucas pessoas assim no planeta Terra. Carrapatos são uma parte chata da biosfera. O que fazer com isso? É impossível mudar para outro planeta. No futuro próximo, talvez a situação mude. Enquanto isso, isso não aconteceu, você precisa entrar em acordo com o fato: carrapatos de diferentes espécies atingiram e continuarão a atingir humanos, animais de sangue quente. Deles somente algumas espécies têm imunidade e isso é parcial.

Quando se trata de demodicose, tente curar a doença de forma padrão, familiar para todos os adultos não deve ser. Isso só irá enfraquecer o sistema imunológico - interromper a microflora natural da pele. Precisa consultar um médico. Ele vai determinar que o parasita atacou a criança, pegar drogas que podem ajudar.

Inicialmente, a situação parece, como sempre no caso da infestação de carrapatos, incompreensível. Por que a cabeça começa a coçar é difícil de determinar. Mas a coceira é um sinal claro de que algo está errado. A presença do parasita logo se torna aparente. A doença se parece com isso:

  • pele em alguns lugares coça,
  • vermelhidão, enguias,
  • pêlos dos folículos caem,
  • a camada superior começa a se soltar rapidamente e o peeling aparece nos locais de impacto,
  • em alguns casos, há dor nos olhos.

A área em escala não aumenta de tamanho - aparecem novos, com sinais característicos de deformação. Não é recomendado pentear, o que é difícil para as crianças. Os pais terão que seguir a execução das ordens do médico.

A criança pode ser alérgica

Uma reação alérgica é um conjunto de sintomas diferentes, de um resfriado a sarna. Pode-se supor que a causa das sensações obsessivas reside precisamente na reação alérgica do corpo a algo. O que é uma alergia? Esta é uma resposta imune modificada. O corpo leva um estímulo muito a sério, trata-o negativamente, embora pareça não haver razão para isso. A medicina é conhecida por tipos muito graves de alergias, que provavelmente são fatais, infelizmente. Coçar a cabeça não é o pior sintoma. É verdade que não há razão para fechar os olhos para ele também. Atitude descuidada para com a saúde da criança é inaceitável. O que os pais podem fazer nessa situação? Basta consultar um médico. O que pode um médico? Hospital não deveria ter medo.

Até o momento, as causas da alergia não são totalmente conhecidas, a pesquisa está em andamento. Ao mesmo tempo, há uma cura para isso. Eles não podem curar, mas os sintomas eliminam rapidamente. Portanto, vale a pena, o mais rapidamente possível, consultar um médico - isso reduzirá o nível de tensão moral em uma criança. O fator psicogênico não importa. Alergias se desenvolvem independentemente de como a criança a trata. Uma cabeça coçando pode ser uma reação temporária a um alimento comido, floração de plantas ou qualquer outro irritante. Qual é exatamente a fonte do problema? O médico dará a resposta depois de um diagnóstico e teste completos.

Higiene pessoal

Em algumas situações, problemas com o couro cabeludo surgem do fato de que o xampu não serve ou porque a criança não lava a cabeça com frequência suficiente. As regras de higiene pessoal são uma habilidade que faz parte da socialização e devem ser dominadas. O processo está sujeito às leis da natureza, depende das características do sistema nervoso. Os adultos, por muito tempo, precisam monitorar o cumprimento das regras de higiene pessoal. O corpo da criança deve estar completamente formado, ficar mais forte.

Cosméticos, criados especificamente para crianças, permitem que você se adapte à realidade do século XXI de forma gradual e gradual. Eles efetivamente lavam a sujeira. Mas é a sujeira que causa inflamação dos folículos e comichão às vezes. Os pais devem estar atentos a esta tarefa - lavagem, banho. A frase padrão "crianças, lavar as mãos" não é suficiente. No início do caminho da vida, uma ameaça à saúde é a sujeira, uma imunidade imatura. Infelizmente, há pouco em comum entre a lama de cura do Mar Morto e o ar empoeirado. É necessário alterar para garantir que a criança cresceu saudável, feliz, levantou-se.

Distúrbio metabólico

Um mau funcionamento bastante grave no corpo é um distúrbio metabólico. Seu principal sintoma é o excesso de peso. Parece que o metabolismo é muito lento. Neste caso, a microflora condicionalmente patogênica da pele freqüentemente se torna patogênica. As glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas são forçadas a trabalhar mais depressa, são um pouco mais rápidas do que em uma criança não inclinada à corpulência. Como resultado desse desequilíbrio, a avitaminose é sentida. Eu quero comer ainda mais, mas isso só agrava a situação. A formação de órgãos internos é desigual. Imunidade enfraquecida é um dos problemas. O suor é um meio adequado para o crescimento de populações de microrganismos oportunistas.

A irritação faz com que a criança coça constantemente a cabeça e outras áreas do corpo, onde o suor tende a se destacar em maior grau. A única solução é racionalizar a nutrição. Acelerar processos metabólicos permite a dieta, baseada em produtos com baixo índice glicêmico. Eles são ricos em vitaminas, ao mesmo tempo que contêm poucos carboidratos lentos. Hoje, o índice glicêmico é considerado a descoberta científica que mudou o curso da história. Talvez seja.

Metabolismo muito rápido é menos comum. É menos frequentemente acompanhado por um sintoma desagradável como uma coceira na cabeça. O metabolismo acelerado não está associado à patologia, embora possa indicar um problema no trabalho dos órgãos internos. Se uma criança tiver um bom apetite, isso não significa que a saúde está bem.

Por que pode coçar a cabeça?

As razões que obrigam a criança a escovar regularmente a pele sob o cabelo, podem ser massa. Aqui estão apenas alguns deles:

  1. Pobre cabelo, falta de higiene.
  2. Use xampu que não seja adequado para o tipo de cabelo.
  3. Reações alérgicas a ingredientes ou alimentos shampoo.
  4. Lesões fúngicas do couro cabeludo.
  5. Pediculose.
  6. Deficiência de vitaminas, falta de minerais e nutrientes.
  7. Estresse.
  8. Falha dos órgãos internos.
  9. Violações do metabolismo lipídico da pele.
  10. Carrapatos
  11. Problemas comportamentais.

Há outras razões, algumas das quais discutiremos com mais detalhes abaixo.

Reação alérgica

Quando uma criança coça a cabeça atrás das orelhas, pode haver uma reação alérgica a qualquer produto. Ao mesmo tempo, vermelhidão ou erupção cutânea não serão necessariamente observadas. O couro cabeludo é muito mais denso do que em outras partes do corpo, por isso erupções aqui podem aparecer mais tarde.

Para corrigir o problema, tente encontrar sua origem. Pense que você pode ter comprado um novo xampu ou detergente para a roupa? Você deu ao seu filho novos alimentos? Você tratou alguma doença com drogas incomuns?

Assim que a causa for estabelecida, elimine o efeito do alérgeno e, após algum tempo, a situação irá melhorar.

Mau hábito ou neurose

Às vezes uma criança coça a cabeça, tentando chamar a atenção para si mesma. E em alguns casos, isso se torna um mau hábito. O garoto sem saber raspa o topo de sua cabeça, sem sequer perceber.

Muito pior é o caso quando o "prurido" é uma consequência da neurose. Observe o bebê com cuidado. Você também pode perceber outros sintomas:

  • mudança de hábitos
  • recusa a comer
  • humor deprimido
  • problemas com pronúncia,
  • mudanças no comportamento
  • dores de cabeça frequentes sem motivo aparente,
  • distúrbios do sono.

Se você encontrar algo assim, é melhor consultar um psicólogo. Um bom especialista ajudará a conversar com a criança e descobrir a causa da angústia mental.

Se uma criança muitas vezes coça a cabeça, talvez ele tenha psoríase. As primeiras manifestações dessa doença geralmente aparecem na parte de trás da cabeça. Externamente, pode parecer um leve descascamento da pele. Com o tempo, o descascamento se torna mais perceptível, a irritação aparece e uma coceira bastante severa. Manchas avermelhadas também podem aparecer nos joelhos e cotovelos.

Infelizmente, os cientistas ainda não descobriram o que provoca o início desta doença e como tratá-la. A psoríase não é uma doença infecciosa. Mas curá-lo completamente ainda não é possível. O médico irá prescrever medicamentos que melhorem o estado da pele, desintoxicar o organismo. Em situações graves, o tratamento com corticosteróides.

Desequilíbrio lipídico

Se uma criança coça a cabeça aos 2 anos de idade, e nenhuma razão aparente é encontrada, ele pode estar dormindo em um travesseiro feito de material sintético. Se assim for, basta substituir a cama.

Se uma criança pequena estiver constantemente em contato com os sintéticos, ela poderá ter problemas com o metabolismo lipídico do couro cabeludo. A cabeça do bebê fica constantemente suada, e os cabelos, pelo contrário, secam, se eletrificam e se separam.

Neste caso, o médico pode prescrever um complexo vitamínico-mineral, aconselhá-lo a substituir o travesseiro e fronha com os naturais, selecione hidratantes de cabelo.

Medidas preventivas

Para que a criança pare de esfregar constantemente a cabeça, é necessário eliminar a causa o mais rápido possível, para curar as doenças existentes. Mas mesmo depois que a situação voltou ao normal, a prevenção regular de lesões de pele deve ser realizada. Além disso, não é tão difícil fazer isso:

  • A cabeça do bebê deve ser lavada regularmente e muito bem.
  • É necessário selecionar os detergentes poupadores correspondentes à sua idade e tipo de cabelo.
  • Ao lavar, é importante usar apenas produtos infantis especiais.
  • É necessário escovar o cabelo apenas com o próprio pente, e é muito importante trazer sua demanda para os cuidadores.
  • É importante lavar e passar roupa de cama, toalhas e chapéus regularmente.
  • É necessário garantir que a cabeça da criança entre em contato apenas com materiais naturais.
  • Durante as caminhadas, você deve monitorar constantemente o bebê e parar as tentativas de brincar com animais doentes.

Também é possível incluir uma dieta balanceada, tomando preparações multivitamínicas, banhos de sol regulares como medidas preventivas. E quando você encontrar problemas, você não deve deixar a situação seguir seu curso. A consulta atempada com um especialista ajudará a melhorar a situação e a evitar problemas adicionais.

Por que coceira de cabeça?

Não entre em pânico imediato com um sintoma desagradável, a razão pode na verdade ser inofensiva. Se a cabeça está coçando, mas não há piolhos, então vale a pena passar por várias opções possíveis para descobrir com o que lutar, que métodos. As razões pelas quais o couro cabeludo está coçando, mas nenhum piolho foi encontrado:

  1. Não cumprimento de xampus de higiene.
  2. Reação alérgica aos componentes dos produtos capilares: xampu, bálsamo, gel, verniz.
  3. Incorretamente selecionado tipo de xampu ou bálsamo.
  4. Coloração de cabelo (clareamento).
  5. Doenças fúngicas.
  6. Falta de vitaminas e minerais.
  7. O trabalho perturbado dos órgãos internos do homem.
  8. Dieta errada.
  9. Situações estressantes.
  10. Balanço lipídico perturbado da pele.

Comichão e caspa

Se uma pessoa tem coceira na cabeça, mas não tem piolhos, você precisa prestar atenção aos sintomas adicionais. Esses sintomas incluem caspa. Por que há coceira intensa e queda de caspa do cabelo:

  • O couro cabeludo oleoso, sensação de coceira constante sob o cabelo indica a seborreia da pele ou dermatite seborréica (quando a pele está escamosa, manchas vermelhas aparecem na cabeça, resultando em coceira na cabeça). É muito difícil curar essas doenças por conta própria, portanto, o encaminhamento oportuno a um trichologista ou a um dermatologista ajudará a corrigir a situação rapidamente.
  • Situação estressante ou tensão nervosa.
  • Imunidade fraca, falta de substâncias para melhorar a reação protetora do corpo.
  • Violação do fundo hormonal de uma pessoa.
  • Aumento da dureza da água.
  • Consumo de doces demais, alimentos gordurosos.
  • Psoríase, que ocorre por razões individuais: problemas com a carga sobre o sistema nervoso, nutrição, enfraquecimento do sistema imunológico.

Coceira e escamosa

Não há piolhos no corpo da cabeça, por isso vale a pena procurar outras razões para a descamação das escamas da pele. Por que a cabeça coça e lasca, criando desconforto:

  • Couro cabeludo muito seco.
  • Fungo cutâneo com necessidade de tratamento complexo.
  • Reação alérgica a um novo produto capilar.
  • Avitaminose causada por dieta inadequada ou jejum. Muitas vezes ocorre no outono ou na primavera, quando a quantidade de vitaminas diminui drasticamente.
  • Seborréia (um sintoma adicional é o couro cabeludo oleoso). A doença não é fácil, o tratamento é longo, por isso é melhor entrar em contato com um especialista que irá prescrever uma terapia complexa.
  • Hereditariedade
  • Exposição ao sol no couro cabeludo, exposição aos raios ultravioletas.

Comichão e vermelhidão

Em alguns pacientes, a sensibilidade é aumentada e aparecem manchas vermelhas na cabeça sob o cabelo, desagradavelmente irritantes. Para lidar com um desconforto significativo, você precisa descobrir as razões pelas quais o sintoma apareceu:

  • Queda de temperatura do ar. Contraste constante de frio e calor afeta negativamente a condição da pele, drenando-a. O couro cabeludo seco começa a coçar. É necessário proteger a cabeça do sol com cocares e regularmente hidratar com máscaras, bálsamos, para proteger com proteção química especial.
  • Lavando o cabelo com água muito quente, má lavagem de xampu, máscara, bálsamo.
  • Uso constante de secador de cabelo, engomar, curling cachos.
  • Tipo errado de produto capilar, alérgico a componentes.
  • Lesões fúngicas da cabeça.
  • Eczema
  • Psoríase ou outros tipos de líquen.
  • Pente errado.
  • Comida ruim.
  • Coloração de cabelo, exposição muito longa ao agente de coloração ou clareamento.

Coça após a lavagem

Convencido de que a coceira veio depois que você lavou o cabelo? As razões para este fenômeno podem ser:

  • A composição de xampu, bálsamo, máscara não cabia na pessoa. Pegue remédios naturais mais benignos.
  • Alergia a toalha lavada com pó novo. Nem sempre os produtos em pó e gel são lavados de forma qualitativa. Se você tem pele sensível, você precisa de um remédio hipoalergênico.
  • Mal lavado um dos produtos de cuidado de cabelo.

Coceira no couro cabeludo e queda de cabelo

Se a cabeça coça e o cabelo cai, então este é um motivo sério para consultar um especialista. As causas da perda de cabelo são:

  • Falta de vitaminas, por causa do que os bulbos enfraquecem e o cabelo quebra.
  • Doenças fúngicas que são acompanhadas por coceira terrível. Estas doenças incluem micose e outros tipos de líquen.
  • Resposta imune protetora fraca.
  • A deterioração dos órgãos internos e sistemas.

Comichão e feridas

Em humanos, o mau funcionamento ocorre, então vale a pena considerar uma série de doenças que coçam sua cabeça:

  1. Psoríase e outros líquenes. Crosta de cal - uma patologia crônica que deve ser tratada sob a supervisão de um especialista.
  2. Lupus Acompanhada por anormalidades nervosas, hematológicas e outras.
  3. Dermatite seborréica. Você pode determinar por pequenos destacamentos brancos no couro cabeludo.
  4. Seborréia. Aparece devido ao mau funcionamento das glândulas sebáceas.
  5. Dermatite Reação sensível do corpo aos cosméticos.
  6. Impetigo Sarna na pele causada pela reprodução sob a pele de estafilococos, estreptococos, que muitas vezes se manifestam por focos purulentos. A cabeça não é apenas coceira, mas também pode doer.
  7. Carrapato subcutâneo. Ele se manifesta em todas as áreas da cabeça: na parte de trás da cabeça, perto das orelhas, sob o cabelo, no pescoço e na testa.

O problema do desconforto afeta diferentes categorias de idade: adultos, bebês, crianças em idade escolar. Causas de coceira em crianças:

  • Psoríase
  • Dermatite
  • Alérgica ao xampu ou sabonete. Fabricantes de empresas de linhas de cuidado de cabelo infantil não devem usar álcool na composição, que é a cabeça muito seca. Leia a composição do xampu antes de comprar e observe a reação após a primeira lavagem.
  • Prive e fungo.
  • Experiências muito fortes, estresse. Para as crianças, o estresse psicológico desempenha um papel importante. Às vezes, se uma criança tem coceira na cabeça - isso não é fisiológico, mas um problema psicológico (estresse na escola, ressentimento, falta de sono).
  • O excesso no cardápio da criança doces, alimentos gordurosos.
  • Efeito da luz solar no couro cabeludo desprotegido. Panamá, boné, lenço na cabeça, bandana - a escolha é ótima, a pele superaquecida do sol não é um mito, por isso cuidado com a touca.

Como eliminar a comichão grave do couro cabeludo

Apelar para um especialista para tratamento competente é o primeiro e principal passo. Se você determinar a causa da doença, a tarefa será significativamente simplificada. O que você precisa fazer em casa para cuidar do couro cabeludo, se ele coça e os piolhos não foram encontrados:

  1. Correção de dieta. Sem alimentos gordurosos, prejudiciais, eliminar bebidas e alimentos ricos em açúcar. É mais útil comer fibras, vegetais, frutas e bagas.
  2. Elimine maus hábitos. A condição do couro cabeludo, a formação de radicais livres nele é afetada pela nicotina, que destrói as vitaminas benéficas e provoca descamação, coceira.
  3. Seleção adequada. Para diferentes tipos de pele, são necessários diferentes produtos de cuidado: alguns são hidratantes, alguns são nutritivos ou anti-inflamatórios.
  4. Cetoconazol e alcatrão de bétula. Estes componentes devem estar presentes nos meios para lavar o cabelo para eliminar o peeling, neutralizar o fungo.
  5. Decocção calmante. É necessário para enxaguar a cabeça para acalmar sua capa protetora.

Amaciadores de pele

Medidas para hidratar a epiderme da cabeça são necessárias, mesmo em adição ao tratamento médico. O que é necessário quando a cabeça coça:

  1. Beber mais água pura.
  2. Eliminação de todos os produtos que incluem álcool e silicone.
  3. Amaciamento da pele por meio da medicina tradicional: decocções, infusões, máscaras.
  4. Máscaras nutritivas e hidratantes úteis para a camada da epiderme.
  5. Aromaterapia
  6. Embrulho

Em casa, você pode preparar independentemente uma ferramenta que irá suavizar e acalmar a pele. Aqui estão algumas opções:

  1. Se dói sua cabeça, tome uma colher de chá de óleo de mamona, mel, suco de aloe, misture, aplique por meia hora. Em seguida, lave a composição, lave o cabelo com xampu normal.
  2. Misture duas gemas, 4 colheres grandes de óleo de mamona e adicione duas colheres pequenas de glicerina, vinagre de maçã. Cobrir a pele com uma máscara, enrole um saco de plástico, toalha por 20 minutos. Enxaguar bem com shampoo.
  3. Aplique uma mistura de duas gemas e 4 colheres grandes de mamona ou azeite de oliva na pele, ao longo do comprimento do cabelo por 20-25 minutos. Lavar com água morna.

Complicações

Este problema não é fatal, e a causa subjacente é facilmente tratada. As complicações podem ocorrer quando uma criança penteia a pele para o sangue, o que pode levar a uma infecção bacteriana. Portanto, é importante evitar arranhar a pele e cobrir qualquer ferida aberta que possa ter se formado.

Para o tratamento do eczema, pomadas corticosteróides são comumente usadas. Segundo a KidsHealth, mais da metade das crianças com eczema, continuará na adolescência. E apenas um pequeno número de pessoas estará na vida adulta.

O tratamento para piolhos inclui o uso de um xampu ou loção especial para matar os piolhos. Você não deve usar xampu medicamentoso para crianças menores de dois anos de idade. Você precisará remover as lêndeas e os piolhos manualmente. Você também deve lavar toda a roupa de cama e roupas, tapetes a vácuo e móveis, e mergulhar produtos de cabelo e ferramentas em álcool.

Tratamento de micose cabeça inclui medicação oral de prescrição.

Prevenção

De acordo com a Kids Health, os cientistas acreditam que o eczema é uma doença hereditária, então você não pode ajudar seu filho a evitá-lo.

Como uma medida preventiva para a maioria das infecções que causam coceira no couro cabeludo em crianças, você deve evitar contato face a face na escola ou brincando com outras crianças, compartilhando acessórios para cabelo e escovas e não mantendo contato próximo com quem tem piolhos ou micose. privar.

Alterar procedimento de banho

Às vezes uma criança pode começar a coçar a cabeça de irritação durante o banho. Lavar o cabelo todos os dias ou usar água quente pode causar irritação. Dr. Jim Sears diz que você precisa lavar a cabeça das crianças uma vez por semana, e que um procedimento mais freqüente pode secar o couro cabeludo, causando coceira. Se o cabelo de uma criança ficar sujo, lave-a com água morna antes.

Mudança shampoo

Muitos shampoos têm ingredientes químicos que podem secar o couro cabeludo, mesmo aqueles projetados para crianças. Se a criança sofre de coceira no couro cabeludo, os pais podem tentar mudar o shampoo para aqueles especificamente projetados para a pele sensível. A Academia Americana de Dermatologia recomenda a escolha de xampus que não contenham fragrâncias e outros aditivos. Os pais devem procurar um produto projetado especificamente para crianças, porque eles têm uma pele mais sensível do que os adultos, e alguns xampus e sabonetes podem irritá-la.

Cuidado gentil

Os pais podem ajudar a minimizar a irritação do couro cabeludo, aplicando cuidados capilares suaves. Em vez de limpar o cabelo com uma toalha ou usar um secador de cabelo, você precisa mergulhar um pouco em uma toalha ou deixe secar ao ar livre. Você pode agendar algum jogo ou história inativo depois de um banho para deixar o cabelo secar antes de dormir. Usando uma escova macia também pode ser mais benigna do que os plásticos ou duros.

Hidratante

Se o couro cabeludo estiver irritado, um bom hidratante pode ajudar a aliviar e aliviar a coceira. Azeite e óleo de bebê é um bom remédio para as crianças, pois são naturais e não irritarão a pele. Se houver crostas ou crostas no couro cabeludo, os pais podem esfregar um pouco de óleo nessas áreas para amaciá-las. O óleo deve ser completamente lavado após alguns minutos, ou pode causar uma erupção cutânea.

Qual poderia ser o possível tratamento

Vale a pena começar com a mais simples das causas, ou seja, alérgica. Vale a pena lembrar se os produtos para cuidados infantis ou shampoos não mudaram recentemente. Se isso é verdade, então, provavelmente, a criança teve uma reação alérgica aos componentes do produto. Tente obter xampu velho e tente usá-lo por um tempo. Se a causa da coceira era exatamente o xampu errado, depois de alguns dias os sintomas desaparecem por si mesmos. Além disso, nenhuma ação é necessária.

Outro problema muito comum são as doenças da psoríase. Se você encontrar manchas vermelhas no couro cabeludo de uma criança, então provavelmente o motivo está nessa doença. Evidência adicional é a presença de manchas sutis nos cotovelos e joelhos. Quanto mais aguda for a forma da doença e quanto mais negligenciado for o caso, mais pronunciadas e secas serão as escamas brancas. Uma doença pode surgir de tensões regulares e condições ambientais ruins. O tratamento deve ocorrer apenas com um dermatologista qualificado. Recuperação muito mais rápida ocorre se você tomar banhos de sol regularmente, além do tratamento.

Se, ao estudar cuidadosamente a condição da pele, você também encontrar uma quantidade significativa de caspa, a causa provável da coceira é a dermatite seborréica. Muitas vezes, tal doença e coceira podem ser encontradas entre os adolescentes durante as alterações hormonais. O procedimento de tratamento e prevenção prevê shampoos medicinais especiais e banhos de sol. Drogas imunomoduladoras e dietas especiais que ajudam no fortalecimento do corpo são úteis. Outra causa provável de dermatite é estresse severo. Pergunte à criança se ele teve algum acontecimento desagradável ultimamente.

Outra causa comum de coceira e o desejo de coçar a cabeça é o fungo. Apenas um dermatologista pode verificar e confirmar a existência de um problema. Há uma enorme quantidade de remédios populares, no entanto, não é recomendado usá-los apenas. O mais comum é o óleo da árvore do chá. Além disso, os xampus antifúngicos especiais para farmácias mostraram alta eficácia.

Couro cabeludo seco

Outra razão pela qual a cabeça do bebê coça, mas nenhum piolho é o ressecamento excessivo da pele. Neste caso, o cabelo parece superaquecido, facilmente quebrado e fortemente eletrificado. Muitas vezes, como uma reação defensiva, o couro cabeludo começa a produzir gordura intensamente, e o cabelo fica sujo e desarrumado. A primeira coisa que os pais fazem é usar xampu para cabelos oleosos. No entanto, isso agrava ainda mais a situação e as crianças sofrem ainda mais. Para a pele seca, os médicos prescrevem uma grande variedade de vitaminas, loções e xampus hidratantes.

Os fundos usados ​​para tratar tais problemas têm um impacto significativo não apenas nos possíveis parasitas, mas também nos cabelos e no couro cabeludo da criança.

Quando o piolho é completamente removido, vale a pena abordar a questão do tratamento de cachos e epiderme de transplante significativo. É necessário recorrer ao uso de agentes hidratantes especiais e composições que são comprados em uma farmácia, e regularmente aplicar máscaras emolientes em cachos.

O que fazer se a pele estiver seca ou queimada com reagentes

Você não deve pensar muito e se perder em dúvidas, você precisa fazer todos os esforços para restaurar a pele e evitar situações semelhantes no futuro.

Se durante a inspeção você não encontrou nenhuma doença séria, contudo, a pele ainda coça mal, deve fazer uma hidratação intensiva.

Deve começar com procedimentos simples, por exemplo, beber mais água. Coceira pode ser um sintoma comum de desidratação.
Beber bastante água limpa e fresca fará com que você sinta grandes melhorias. Se o seu filho usar algum cosmético, verifique se não há silicones na composição. Esta substância cobre o couro cabeludo com uma fina camada que limita o fluxo de oxigênio para a epiderme e entope os poros.

Não negligencie o valor dos remédios populares. Após cada lavagem, lave o cabelo com uma decocção especial feita de ervas e plantas. Se a coceira está presente, mas os piolhos não estão presentes, tente enxaguar o cabelo com casca de cebola regular, que irá reforçar a condição das madeixas de cabelo.

Além disso, decoctions baseados em ervas medicinais de camomila, calêndula, urtiga, etc são perfeitos.Todos eles são vendidos em uma farmácia e estão disponíveis em cada cidade. Para decocção, um pacote por litro de líquido será suficiente, e para preparar uma fito-compressa você deve preparar dois pacotes em um copo de água fria e deixar ferver. Aplique na pele imediatamente após a composição ter esfriado. Na melhor das hipóteses, ele será aplicado à gaze em várias camadas e, em seguida, colocará a compressa na cabeça.

Recomendações

  • Mais uma vez, inspecione cuidadosamente a condição do couro cabeludo da criança, especialmente se a presença de parasitas.
  • Verifique a condição da epiderme por caspa, fungo, seborréia ou privação.
  • Se nenhuma doença for detectada, vale a pena trocar os xampus que cuidam do couro cabeludo.

Se a coceira intensa não parar mesmo depois disso, vale a pena consultar um médico. Talvez a razão esteja em qualquer mudança no corpo que precise ser controlada. Monitore cuidadosamente a condição do couro cabeludo da criança e deixe-a sempre saudável.

Causas e tratamento

Considere as causas mais comuns de dores de cabeça com coceira em uma criança:

  • Cuidados infantis impróprios

O primeiro e mais comum problema de coçar a cabeça de crianças é sua poluição regular. Todo mundo sabe que as crianças são as mais ativas fisicamente do que os adultos, e é por isso que elas são muito mais propensas a se sujar. Devido à sudorese regular, as glândulas sebáceas localizadas no couro cabeludo são regularmente bloqueadas devido ao fato de ocorrerem coceiras e formigamentos desagradáveis. Neste caso, a decisão será óbvia, basta lavar a cabeça para o seu filho com mais frequência e a coceira e a queimação desaparecerão.

Se, no entanto, seu filho estiver coçando a cabeça e o pescoço por causa de sua poluição, então você deve estar especialmente atento e examiná-lo cuidadosamente. As causas desta doença podem ser bastante diversas, o principal na hora de identificá-las e erradicá-las.

Em alguns casos, a causa de uma coceira na cabeça é alergia. Lembre-se, se você não usou recentemente um novo xampu ou bálsamo para bebês. Talvez a razão esteja neles. Tente não usar ou substituir novos produtos com aqueles que você usou antes, e logo a coceira desaparecerá.

Comer alimentos alergênicos também pode causar alergias. A fim de identificar o alérgeno que contribui para o desenvolvimento desta doença, você deve consultar um médico, tendo passado todos os testes. Então você deve evitar produtos que, de acordo com o médico, causam reações alérgicas na criança.

A psoríase também pode ser uma das causas da coceira na cabeça de um bebê. Examine cuidadosamente a cabeça e o corpo do bebê, se você encontrar pequenas manchas vermelhas que também coçam muito, então é mais provável que seu filho tenha psoríase. Também deve ser dito que manchas avermelhadas podem ser cobertas com escamas brancas, este fator é evidência da negligência da doença, neste caso é necessário tomar medidas urgentes para tratar esta doença.

Se você encontrar esta doença, você deve consultar imediatamente um médico. Você será prescrito o tratamento necessário e com total conformidade e bom atendimento tudo vai passar.

No tratamento desta doença ajuda perfeitamente:

  1. Crioterapia (exposição ao frio),
  2. Vários xampus medicinais ou sabonete de alcatrão
  3. Ácido salicílico
  4. Vários anti-histamínicos.
  • Dermatite seborréica

Dermatite também pode ser uma das causas da coceira na cabeça. Se você notar uma grande quantidade de caspa na cabeça do bebê, acompanhada de coceira intensa, então seu bebê provavelmente está doente com dermatite seborréica. A causa mais comum desta doença são alterações nos níveis hormonais e distúrbios dos órgãos internos, então se o seu bebê tiver dermatite, então você deve estar alerta. O xampu médico especial, assim como os imunomoduladores e a dieta terapêutica podem ajudar na luta contra essa doença. Ajuda com a escolha do shampoo que você pode médico ou trabalhador de farmácia. E sobre imunomoduladores e dietas, você deve entrar em contato apenas com seu médico.
Alguns dos melhores shampoos anti-dermatite são: Nizoral, Sulsena e Dermazole.

Também na luta contra esta doença tomar banho ajuda muito, é claro, você não pode curar completamente com a ajuda deles, mas eles ajudarão perfeitamente a reduzir o tempo de tratamento.

O fungo é outra causa comum de coceira na cabeça do bebê.
Sintomas de fungo na cabeça em crianças:

  1. cabelos secos e descamação do couro cabeludo,
  2. aparecimento de manchas calvas em áreas danificadas da pele
  3. o aparecimento de lesões cutâneas purulentas.

No tratamento desta doença irá ajudá-lo shampoos e pomadas antifúngicos, que você pode prescrever um médico. Um dos shampoos antifúngicos mais eficazes são:Nicozoral, Mizoral, Tsinovit, Keto plus e outros.

Os piolhos também podem ser a razão pela qual um bebê coça a cabeça e o pescoço. As causas desta doença, falta de higiene e contato com uma pessoa já doente. Para se livrar dos piolhos, você precisa fazer o seguinte, comprar uma ferramenta especial na farmácia, como Parasidosis, Avalanche ou Nuda. Para se livrar da pediculose e depois de realizar todos os procedimentos necessários, mesmo durante a semana para pentear as lêndeas. O fato é que as lêndeas podem sobreviver após o primeiro comportamento do procedimento, por isso devem ser penteadas para evitar a disseminação repetida da doença.

Couro cabeludo seco

É também uma das razões pelas quais a cabeça e o pescoço de uma criança frequentemente coçam, a pele seca pode se tornar, neste caso, o descascamento de vários tipos será perceptível no couro cabeludo. O cabelo, no período desta doença, também se torna mais frágil e danificado.
Para se livrar do cabelo seco, você precisa:

  1. use xampus apropriados para o tipo de cabelo do seu bebê,
  2. para excluir a secagem do cabelo com um secador de cabelo,
  3. Regularmente hidratar o cabelo e couro cabeludo com vários óleos cosméticos, por exemplo: mamona, bardana ou óleo de espinheiro mar.
  4. enxaguar bem o cabelo após cada lavagem.

Em qualquer caso, se você encontrar alguma das doenças acima em uma criança, você não deve tirar conclusões e se automedicar prematuramente. A primeira coisa que você deve contatar os especialistas que identificarão as causas da doença, fará o diagnóstico correto e prescreverá o tratamento correto.

Causas possíveis

A seguir estão as causas mais comuns de coceira e descamação em recém-nascidos, lactentes e crianças mais velhas.

A causa mais comum de coceira na cabeça é uma reação alérgica a substâncias químicas.ingerido devido à exposição a shampoos ou drogas no couro cabeludo.

É um caso comum quando uma criança muda o xampu ou gel de banho, e há um problema com a coceira. Pústulas, espinhas ou erupção cutânea podem aparecer na pele.

Tente voltar para o uso de ferramentas anteriores, aguarde algum tempo (se não houver problemas adicionais com a coceira) e siga o resultado.

É importante! Uma reação alérgica causará uma doença no couro cabeludo somente se o problema estiver na substância com a qual a pessoa lava a cabeça. Caso contrário, a coceira se espalharia pelo corpo, em vez de ser local.

Doenças de pele

Nos estágios iniciais da infecção, um ligeiro avermelhamento será notado, a coceira será leve, mas subseqüentemente se intensificará. É melhor tomar medidas urgentes e ir ao hospital para exame. Problemas possíveis:

A psoríase pode ser notada por um leve descascamento da pele que ocorre localmente em certas áreas, e não em todos os lugares. A parte mais vulnerável é a parte de trás da cabeça. Se você não notar a doença a tempo, o lugar escamoso começará a coçar e ficará vermelho.

Às vezes, com o desenvolvimento da doença nos joelhos e cotovelos na criança, há pontos imperceptíveis.

A causa da doença não foi finalmente identificada, mas a principal é a predisposição genética, e fatores agravantes incluem:

  • estresse constante
  • o aparecimento de outras doenças infecciosas
  • hormônios instáveis ​​(durante a puberdade),
  • ambiente familiar desfavorável
  • danos ao couro cabeludo.

A psoríase não pertence a doenças infecciosas, portanto não pode ser completamente curada.mas então é fácil aliviar o curso da doença a tal ponto que não se manifestará. Ao mesmo tempo, muitas vezes prescrito medicamentos potentes que podem ser comprados apenas por prescrição do médico assistente. Um exame por um trichologist é necessário.

O principal sintoma que é fácil de perceber com a dermatite são grandes quantidades de caspa. Dermatite afeta um grande número de adolescentes - cerca de 30% de todas as crianças sofrem desta doença.

Vitamina D, xampus médicos especiais (comprados em uma farmácia), imunoestimulantes e nutrição adequada, formados por médicos, ajudam a lidar com a doença. Outra causa de dermatite é o estresse. Deve ser evitado e, se não funcionar, tomar sedativos ou antidepressivos.

É importante! Não ignore os possíveis problemas com estresse em uma criança. O equívoco de que ele não deve tomar antidepressivos e, pior ainda, quando os pais acreditam que uma criança não pode ser estressada.

Microsporia (micose) é acompanhada por áreas de calvície.que torna a doença reconhecível e perceptível. A razão - um fungo viral, que pode infeccionar-se de animais ou a sua lã.

Esses fungos antropofílicos são transmitidos de criança para criança, o que pode levar a proporções epidêmicas dentro de uma instituição pré-escolar ou escolar. Eles também podem ser infectados brincando muitas vezes em terra suja contaminada com esporos patogênicos (locais públicos).

O primeiro sinal de que a doença continua a cobrir o corpo - a aparência de manchas vermelhas na área de cílios e sobrancelhas. No caso da micose, você deve usar um dos seguintes medicamentos:

  • Cetoconazol ou Griseofulfina,
  • Clotrimazol como uma pomada,
  • Shampoos especiais (Nizoral),
  • Suprastin ou Lortadin.

Desequilíbrio de substâncias

Isso acontece com bastante frequência em adolescentes que ativamente experimentam penteados. Várias tintas ou agentes branqueadores prejudicam não apenas o cabelo, mas também a pele. O mais frequentemente violado equilíbrio de gordura em adolescentes, porque eles são mais vulneráveis ​​à ação da química.

Em crianças pequenas, a doença pode ocorrer devido ao fato de que eles estão deitados em um travesseiro, e ele transpira profusamente durante o sono. Em tal situação requer lavagem diária.

Às vezes o problema se torna couro cabeludo seco, o que é difícil de se livrar. As pessoas cometem o erro de começar a lavar os cabelos diariamente. Neste caso, a gordura é produzida mais e prejudica mais. É necessário usar um complexo de substâncias minerais (por exemplo, na forma de um xampu), execute procedimentos e de preferência visite um dermatologista. Shampoo deve ser especificamente para a pele seca.

Pediculose (piolhos)

O surgimento e desenvolvimento da pediculose é monitorado em todas as instituições públicas. Afinal, uma criança infectada não pode ser contatada com outras pessoas. O tratamento deve ocorrer para toda a família.

Se houver uma doença, você pode limpar os insetos (piolhos) com um pente comum, mas seus ovos permanecerão na pele.

Comprar unguentos e aerossóis comuns também não dá cem por cento de resultado, por causa do qual alguns pais usam métodos folclóricos.

Na prática, havia casos em que o querosene era usado, mas não levava a nada bom - havia queimaduras graves, que são mais difíceis de eliminar do que a pediculose. Portanto, você não deve usar drogas, cujo uso não foi confirmado pelos médicos.

Para o tratamento será necessário:

  • ferro cuidadosamente todas as coisas da criança e da família
  • use medicamentos especiais: Nittifor, vapor Plus ou Pediculen aerosol até que as pragas morram completamente.

Descascando a pele de um bebê

Estar no útero, a criança é cercada por água. Ao nascer, o ar começa a afetar seu corpo e o corpo gradualmente se adapta. As glândulas sebáceas começam a produzir a quantidade necessária de substâncias imediatamente, portanto, existe a probabilidade de problemas. Um deles é o peeling, que dura vários meses.

No entanto, às vezes O descamação da pele ocorre devido a alguns outros fatores:

  • uso excessivo de detergentes (eles secam a pele),
  • uso de sabão em pó de baixa qualidade,
  • lavar com água contendo grandes quantidades de cloro
  • roupa de cama ou roupa sintética barata do bebê,
  • corantes abaixo do padrão utilizados na fabricação de roupas de bebê,
  • problemas com a temperatura em bebês - aumento da sudorese,
  • muita luz do sol
  • ar seco.

Às vezes o problema principal pode ser mais sério:

  • Reação alérgica do corpo da criança a qualquer coisa. Não vale a pena o risco, é melhor ir a um médico imediatamente para revelar que o corpo reage tão fortemente (caso contrário, as alergias podem se transformar em um problema sério).
  • Antes de começar a alimentar misturas artificiais, consulte um médico. Às vezes, a criança é alérgica a substâncias que fazem parte da alimentação infantil não natural.
  • O leite materno pode não ter vitaminas suficientes. Livrar-se do problema sem a ajuda de médicos não pode. Ir ao hospital é uma obrigação.

Métodos de tratamento

Por segurança, eles preferem usar drogas com ingredientes naturais. Às vezes eles podem ser feitos independentemente, por exemplo, uma decocção de camomila ou trem. Populares também são pomadas e cremes para evitar coceira e descamação:

  • creme para bebês
  • pomada de zinco
  • Bepanten
  • Depantenol

No entanto, os métodos acima ajudam apenas no caso de causas naturais de problemas com o couro cabeludo. Há momentos em que esse tratamento não é suficiente, portanto A solução mais razoável antes de iniciar o tratamento é consultar um médico para determinar a causa do problema.

Vídeos úteis

8 principais razões pelas quais a cabeça coça.

Causas de piolhos

Causas de prurido

Então, se uma criança coça a cabeça, mas não há pediculose, para onde ir? Primeiro você precisa de um pediatra - ele fará um exame primário e dará orientação aos testes.

Além disso, dependendo do diagnóstico sob suspeita, será encaminhado para um especialista por um dermatologista, neurologista, alergista, imunologista, etc.

É muito importante fazer um diagnóstico correto a tempo e iniciar o tratamento. É claro que nem todas as razões pelas quais uma criança coça constantemente a cabeça são sérias, mas também há aquelas que podem se tornar doenças crônicas.

Que diagnósticos o médico pode fazer?

O segundo lugar após a pediculose, que provoca coceira grave da cabeça. Alergia - uma reação específica (imune) do corpo a certos fatores. Estes podem ser:

  • comida - alergias alimentares,
  • substâncias que podem ser inaladas - respiratórias,
  • itens do ambiente - contato.

Às vezes a causa do prurido no novo pó ou sabão, mais muitas vezes - comida, até o mais comum, ao qual reagiu de repente a imunidade. Ao fazer um diagnóstico de dermatite alérgica, o principal é identificar corretamente o alérgeno ou a sua natureza.

Para fazer isso, as crianças são prescritos testes de alergia - de longe, o método mais informativo de determinar a intolerância pessoal pelo corpo de vários tipos de irritantes químicos (alérgenos).

Cerca de 60% das crianças superam a dermatite atópica. Para o resto, entra em forma adulta. Você pode se livrar completamente dos sintomas se realizar regularmente medidas preventivas.

A principal tarefa de um pai na detecção de fatores provocantes é eliminar o contato da criança com o alérgeno. Quanto melhor isso for feito, maior a chance de se livrar da dermatite. Além disso, a interação prolongada com provocadores é carregada de sérias conseqüências, até o choque anafilático.

Psoríase da cabeça

A psoríase refere-se a doenças dermatológicas não infecciosas com curso crônico. A patologia tem natureza recorrente e se manifesta na forma de lesões da pele. A forma mais comum da doença é a psoríase da cabeça, geralmente a partir da parte de trás da cabeça.

A criança neste caso constantemente coça a cabeça, a caspa seca aparece, há crostas distintas na própria cabeça. Um sinal adicional de qualificação da psoríase infantil são manchas nos joelhos e cotovelos.

A etiologia da doença ainda não está totalmente estabelecida - refere-se às doenças autoimunes, ou seja, os casos em que o corpo está lutando contra si mesmo.Infelizmente, também é impossível recuperar da psoríase, mas há uma chance real de aliviar significativamente os sintomas e remover a coceira.

Curiosamente, embora a maioria dos médicos tenha tendência para fatores hereditários, a psoríase não aparece apenas. Ocorre no contexto de outras patologias:

  • estresse e fortes experiências emocionais,
  • dieta inadequada e a presença na dieta de alérgenos,
  • ajuste hormonal - o chamado. puberdade,
  • dano no couro cabeludo,
  • ambiente desfavorável, etc.

Como a psoríase não é contagiosa, o isolamento do paciente não é necessário. Os médicos prescrevem medicamentos corticosteróides e anti-histamínicos. Certifique-se de realizar terapia de relaxamento com sedativos para aliviar irritabilidade, coceira e estabilizar o sistema nervoso.

Dermatite seborréica

A dermatite seborréica é uma doença de pele com lesões características e caspa. Meio nutritivo para o desenvolvimento da seborreia são as glândulas sebáceas, portanto, na maioria das vezes a dermatite afeta a pele com hipersecreção da glândula sebácea. Esta doença é extremamente rara em crianças e muitas vezes em adolescentes.

O fato é que um fungo do gênero Malassezia está presente em 99% da população mundial, sem causar a maioria dos problemas. Esta é, por convenção, a microflora normal da epiderme.

Sob certas circunstâncias (estresse, resfriamento, ajuste hormonal), a atividade do fungo aumenta, os resíduos bloqueiam o funcionamento das glândulas sebáceas, o que leva a coceira, caspa e outras desordens.

Para o tratamento, usar shampoos anti-seborreicos baseados em drogas antimicrobianas e antifúngicas que inibem a atividade do fungo e restauram a produção de secreções.

Anti-seborrinos para adultos e crianças são diferentes. Champô adulto tem uma alta concentração da substância ativa e pode danificar a pele de uma criança e até mesmo um adolescente. É melhor usar composições baseadas em alcatrão de bétula, ácido salicílico e zinco.

Equilíbrio do pH prejudicado do couro cabeludo

Desde o nascimento, o couro cabeludo e o cabelo têm um pH de 5, mas dependendo do ambiente e dos meios de cuidado, o equilíbrio pode ser perturbado.

Isso acontece nos seguintes casos:

  • o uso de chapéus, travesseiros, roupas de cama feitas de materiais sintéticos,
  • violação da produção de sebo.

No primeiro caso, eles mudam os materiais sintéticos para materiais naturais - para travesseiros eles usam travesseiros feitos de tecidos de algodão. No segundo, a condição do couro cabeludo é avaliada e o número de procedimentos higiênicos é aumentado ou diminuído.

Se o cabelo de uma criança ficar sujo rapidamente e a cabeça arranhar constantemente, é aconselhável lavá-lo pelo menos a cada dois dias com sabão para bebês. Na situação oposta - a pele está muito seca, mas a cabeça ainda coça, lave uma vez por semana, não se esqueça de usar hidratantes. Neste caso, o sabão é melhor para substituir o xampu para a pele seca.

Pin
Send
Share
Send