Problemas

Tratamento da dermatite seborréica em casa

Pin
Send
Share
Send

A dermatite seborréica é uma doença que afeta a pele de uma pessoa. É manifestado principalmente na face, cabeça. A doença é caracterizada por inflamação da pele como resultado da função prejudicada das glândulas sebáceas. Acompanhada por uma série de sintomas desagradáveis. Os médicos chamam isso de dermatite seborréia eczêmica. Patologia pode ocorrer em adultos e crianças. A doença pode provocar várias complicações, portanto, a dermatite seborréica deve ser prontamente tratada. A terapia inclui o uso de drogas para uso externo e interno. É importante lembrar que os pacientes com diagnóstico de dermatite seborreica devem ser tratados com cuidado. É extremamente importante evitar manifestações de reações alérgicas.

As principais causas e sintomas do eczema seborréia

Existem muitos fatores que desencadeiam o desenvolvimento da dermatite seborréica.

As principais razões são:

  • enfraquecimento do sistema imunológico
  • estresse
  • transpiração excessiva
  • hormônios perturbados,
  • doenças do sistema nervoso
  • hipotermia
  • hipovitaminose,
  • má nutrição,
  • Doença de Parkinson
  • problemas com os órgãos digestivos.

A dermatite seborréica em adultos pode estar associada a várias doenças dos órgãos dos sistemas sexual, endócrino e nervoso, em conseqüência das quais ocorre uma mudança nos níveis hormonais. Os sintomas da doença dependem em grande parte do tipo de seborréia. Existem formas mistas, secas e gordurosas da doença.

Sintomas para vários tipos de dermatite seborréica

  • redução da atividade das glândulas sebáceas
  • pele rachaduras e descamação
  • pele seca,
  • a formação de crostas na pele,
  • coceira
  • caspa,
  • quebra de cabelo,
  • vermelhidão da pele.

Tipo de gordura

  • secreção abundante de sebo,
  • pele oleosa e cabelo na cabeça,
  • desejo constante de arranhar áreas problemáticas,
  • o aparecimento de escamas molhadas na pele,
  • a ocorrência de cravos,
  • hiperemia da pele.

O tipo misto é caracterizado pela ocorrência de sintomas, tanto do tipo seco e gorduroso da seborreia, característico da perda de cabelos, quanto da formação de áreas com um processo purulento.

Se estes sintomas aparecerem, deve consultar um especialista, porque o tratamento tardio da dermatite seborreica pode provocar várias complicações.

Tratamento tradicional de patologia

Como curar a dermatite seborréica em um caso separado, um especialista experiente recomendará. O tratamento da doença deve ser realizado com uma abordagem integrada. Preparações médicas prescritas pelo médico assistente, dada a presença de comorbidades no paciente, as características individuais do corpo e a natureza do estado patológico. Os principais medicamentos prescritos por um especialista em dermatite seborreica são os seguintes grupos de medicamentos:

  1. Comprimidos anti-histamínicos.
  2. Drogas antifúngicas.
  3. Drogas hipossensibilizantes.
  4. Antibióticos
  5. Corticosteróides
  6. Preparações à base de ácido salicílico ou zinco.
  7. Sedativos
  8. Complexos vitamínicos.

Os anti-histamínicos são geralmente prescritos para aliviar os sintomas, como rubor, inchaço e coceira da pele. Drogas eficazes neste grupo são Loratadin, Telfast, Clemastine, Clopropirine, Citrine.

Os agentes antifúngicos podem ser adquiridos na farmácia sob a forma de pomada, comprimidos ou xampu. Preparações para uso externo são usadas se a dermatite seborréica ocorrer de forma leve ou moderada. Para estágios mais severos, são prescritos medicamentos para uso interno.

Os medicamentos antimicóticos impedem o desenvolvimento do fungo, aceleram o processo de cicatrização. A maioria destes medicamentos está disponível sob a forma de pomadas, cremes e géis. Entre estes medicamentos, o cetoconazol, o clotrimazol, o bifon e o fluconazol são especialmente populares.

Drogas hipossensibilizantes administradas por via intramuscular ou intravenosa. Injeções hipossensibilizantes comuns são o tiossulfato de sódio e o gluconato de cálcio. Eles ajudam a eliminar a intoxicação, inflamação e coceira.

A infecção bacteriana em áreas danificadas da pele é facilmente tratada com antibióticos que pertencem à série das tetraciclinas, por exemplo, Metatsiklin. Corticosteróides

Medicamentos para tratamento tópico com corticosteróides são comumente usados. Tais drogas incluem Corteid, Soderm, Lorined, Poltocortolon. Estes medicamentos eliminam perfeitamente a irritação e a hipertermia. No entanto, eles não são recomendados por um longo tempo, porque eles são viciantes.

Com a dermatite seborreica, o tratamento inclui tomar complexos vitamínicos que contenham vitaminas E, A, C, bem como vitaminas do grupo B (a maioria B1 e B2 são necessários). Muitas vezes nomeado neste caso drogas Multitabs, Alphabet, Perfectil.

Mesmo alergias "negligenciadas" podem ser curadas em casa. Só não esqueça de beber uma vez por dia.

Principais sinais e sintomas da doença

A dermatite seborréica (eczema seborréico) ocorre devido à produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. O sintoma característico da dermatite seborreica é a comichão, que é acompanhada por vermelhidão da pele em alguns locais e descamação escamosa, conhecida por nós como caspa. Se a dermatite não for tratada, em um estágio posterior, as escamas se transformarão em crostas.

Os sintomas da dermatite seborreica são erupções cutâneas no corpo de nódulos foliculares específicos, eles se fundem em manchas redondas de cor vermelho-amarelada ou rosa. As placas descascam, parecem cobertas de farinha e o paciente é atormentado pela coceira. Com o tratamento, é melhor não atrasar, caso contrário a dermatite seborreica assume uma forma mais complexa, as placas tornam-se manchas eritematosas com crostas de sangue.

Devido a um processo inflamatório a longo prazo, cicatrizes aparecem na pele, e então o procedimento chamado “dermoabrasão” não pode ser evitado. É realizado no consultório de cosmetologia.

Os focos de dermatite seborreica são localizados, como pode ser visto na foto abaixo, em locais de grande acúmulo de glândulas sebáceas. Estas podem ser as áreas de: sobrancelhas e cílios, lábios, cavidades atrás da orelha, couro cabeludo, axilas, dobras inguinais, umbigo e genitália externa.

Os sintomas da dermatite seborreica aparecem gradualmente, geralmente tudo começa com a caspa na cabeça. Depois, há vermelhidão e descamação por trás das aurículas, em algumas partes do rosto. Nos cabelos aparecem crostas, camadas de escamas amareladas ou acinzentadas, que provocam coceira e dor.

Em detalhes sobre os sintomas da doença informa um dermatologista no vídeo fornecido.

Causas de

A doença é crônica e muito difícil de tratar com drogas. Os cientistas provaram que a dermatite seborréica se manifesta em pessoas com imunidade reduzida.

Staphylococcus e fungos de levedura, que secretam certas enzimas, causam a seborreia. Quando o seu número no corpo atinge uma certa quantidade, a saúde de uma pessoa se deteriora - a imunidade sofre, ocorrem desordens hormonais. Como conseqüência, há uma disfunção das glândulas sebáceas e uma intensa liberação de gordura, depois ocorre uma infecção bacteriana e inflamação.

Contribuir para o desenvolvimento de fatores de dermatite seborréica, como obesidade, consumo de álcool, estresse nervoso, predisposição genética, época do ano.

Sintomas de dermatite seborréica

É difícil não notar os sintomas da dermatite seborréica. Na fase inicial da doença, pequenas escamas brancas aparecem no couro cabeludo, à primeira vista semelhantes à caspa. Mas, ao contrário da dermatite seborréica, a caspa não causa coceira tão grave e vermelhidão da pele. Manchas vermelhas, escamas densas e até crostas de sangue podem aparecer no couro cabeludo. As escalas geralmente formam uma “coroa” ao longo da linha do cabelo. Gradualmente, a dermatite seborréica vem ganhando novo território, vai para o rosto, aparece avermelhamento no rosto, raramente formações purulentas que aparecem na testa, nas sobrancelhas, sob as asas do nariz, nos corredores da orelha externa. Ao executar formas graves de dermatite seborréica, peeling e manchas vermelhas podem ir para a pele do peito, as mãos.

A dermatite seborréica não pode ser iniciada, pode e deve ser tratada com medicamentos e remédios populares, mas somente a terapia de manutenção a longo prazo pode salvá-lo de manifestações desagradáveis ​​da doença.

Exame por dermatologista com dermatite seborréica

O tratamento da dermatite seborréica não deve começar com o uso de remédios populares, mas com uma visita a um tricologista ou a um dermatologista. Apenas um especialista pode identificar a verdadeira causa de descamação do couro cabeludo, porque sob o nome "caspa" pode esconder a dermatite seborréica, seborréia oleosa ou caspa como tal. Independentemente identificar a causa da doença é difícil.

A dermatite seborréica é um distúrbio crônico da pele. Segundo o Ministério da Saúde, de formas graves de seborréia, 3 a 5% da população sofrem, e formas leves de seborréia, cujas manifestações incluem caspa contra o fundo de vermelhidão da pele, segundo algumas estimativas de até 20% da população mundial sofre. A dermatite seborréica é responsável por até 10% de todas as visitas a um dermatologista.

Ao fazer um diagnóstico, um especialista deve excluir doenças de pele, como psoríase, dermatite atópica, algumas doenças fúngicas (micose), eczematida, lesões microbianas da pele. Para fazer isso, o médico irá tomar vários flocos de pele para pesquisa microscópica e micológica em fungos patogênicos. Às vezes, ao diagnosticar a seborréia, pode ser necessário um estudo adicional do estado hormonal do paciente para prescrever o tratamento correto.

Como curar a dermatite seborréica

Como lidar com as manifestações da doença? É muito importante entender que a dermatite seborréica é uma doença atual de longo prazo com períodos de remissão e exacerbações.

Lembre-se que qualquer shampoo é apenas uma ajuda, você não pode curar a dermatite seborréica com apenas shampoo. Para o tratamento produtivo, o dermatologista deve prescrever toda uma série de preparações especiais - vitaminas A, D, E, aminoácidos e drogas que afetam diretamente a causa da doença.

Os sintomas da seborreia causam fungos patogênicos do gênero Malassezia, o meio nutriente para eles é a secreção de glândulas sebáceas. Até o momento, não existem medicamentos que normalizem o trabalho das glândulas sebáceas, de modo que o tratamento da dermatite seborreica visa apenas corrigir os sintomas dos sintomas. Por exemplo, no caso de lesões cutâneas no couro cabeludo, é dada preferência ao tratamento específico com xampus que contenham componentes antifúngicos, como ciclopirox ou cetoconazol, assim como piritionato de zinco, alcatrão.

Se a dermatite seborréica não puder ser curada pelas preparações acima, um dermatologista pode prescrever produtos combinados que incluam componentes hormonais e antifúngicos. Uso independente de tais fundos não deve ser, pois eles têm inúmeros efeitos colaterais e contra-indicações.

Se o processo inflamatório seborreico afeta a pele do rosto, o especialista prescreve um tratamento adequado para a pele do rosto, muitas vezes com medicamentos hormonais. No período da inflamação é necessário usar produtos que não causam irritação da pele, é melhor não lavar com água, mas com loções de limpeza. A linha Sensibo da empresa de cosméticos Bioderma tem se mostrado bem.

Quais produtos causam exacerbação da seborréia

Os pacientes com dermatite seborréica são aconselhados a limitar o consumo de gorduras animais, alimentos condimentados, fritos e doces, menos frequentemente para beber café, bebidas alcoólicas, uma vez que estes produtos aumentam a secreção de glândulas sebáceas, agravando as manifestações da seborréia.

É possível curar a dermatite seborreica com remédios populares, eles agem com dermatite bastante efetivamente, em combinação com o tratamento medicamentoso muitas vezes dão um resultado positivo. Na maioria das vezes, os métodos populares de tratamento usam decocções de ervas, uso de máscaras e loções durante a exacerbação do processo inflamatório.

Durante o período de exacerbação, quando a caspa é formada mais intensamente, uma visita ao banho é contraindicada para os pacientes, estando em uma sala com um microclima quente e úmido para que as áreas danificadas da pele não fiquem inflamadas. Durante a remissão, quando o couro cabeludo não flerta, é muito importante cuidar adequadamente dele, de modo a não provocar uma exacerbação da dermatite seborréica. É aconselhável usar xampus macios com um suave efeito desengordurante.

O que é dermatite seborréica do couro cabeludo

A doença causada pela ação dos fungos condicionalmente patogênicos Malassezia e causando inflamação da pele é a dermatite seborréica (seborréia). No processo de desenvolvimento da patologia, ocorre produção excessiva de sebo, modificada em composição por microorganismos nocivos. Isso cria uma grande caspa, na cabeça parece crosta densa, escamosa. De acordo com estatísticas médicas, a seborreia é mais comum em homens, porque seus hormônios sexuais afetam o funcionamento das glândulas sebáceas.

O principal fator no desenvolvimento da doença é uma infecção causada por fungos do gênero Pityrosporum ovale. Cerca de 90% das pessoas usam seus esporos na pele, mas o organismo prejudicial é ativado apenas com um alto nível de produção de secreção sebácea da pele ou com diminuição da imunidade. Há uma série de causas predisponentes internas e externas que provocam o desenvolvimento da dermatite seborréica. Fatores externos:

  • hereditariedade
  • nutrição errada e desequilibrada,
  • dysbacteriosis,
  • estresse frequente
  • hiperidrose (sudorese excessiva),
  • avitaminose PP,
  • hipotermia
  • o uso de drogas (drogas psicotrópicas, hormônios, antidepressivos),
  • deficiência de zinco no corpo
  • use para higiene pessoal e em detergentes alcalinos de vida cotidiana.

Existem várias causas internas de seborréia no couro cabeludo. Estes incluem:

  • doenças do sistema nervoso central (SNC),
  • patologias do sistema endócrino, distúrbios hormonais,
  • convulsões epilépticas,
  • estados de imunodeficiência (AIDS, imunodeficiência congênita, HIV),
  • Doença de Parkinson.

O principal sinal de seborréia no couro cabeludo é a caspa. As células da pele são regularmente atualizadas, o período de esfoliação normal da epiderme morta dura cerca de um mês. Quando a pele é afetada por um fungo, o ciclo é reduzido para 5-7 dias. As células esfoliadas não têm tempo para passar pelo estágio de desidratação, o que faz com que uma grande quantidade de caspa apareça no couro cabeludo. Existem vários tipos de seborreia que são acompanhados por sintomas característicos. Dermatite seca é:

  • o aparecimento de caspa, localizada na região da coroa e do occipício (por vezes, espalha-se por toda a cabeça),
  • limites fuzzy da lesão fúngica,
  • caspa flocos são friáveis, pequeno, branco-cinza na cor,
  • o cabelo é muito seco, caspa facilmente descascando quando coçar ou esfregar a cabeça.

Há também um tipo de gordura de dermatite seborréica. Seus sintomas são:

  • escamas descascadas gordurosas, colem-se entre si, diferem em uma sombra amarela,
  • este tipo de caspa é mais ligado à pele, por isso, quando toca a pele, é separado por grandes flocos,
  • o cabelo fica rapidamente oleoso, grudado
  • pele avermelha, coceira, irritação, erupção cutânea aparece (quando pentear, escoriação pode formar - uma violação da integridade da pele).

Outro tipo de dermatite é uma doença inflamatória. Este tipo de seborréia tem os seguintes sintomas:

  • o couro cabeludo reddens fortemente, uma lareira com bordas claras é formada,
  • Placas com escamas brancas ou amarelas podem ser combinadas em grandes focos que enterram toda a superfície do cabelo da cabeça,
  • na maioria dos casos, forma-se uma “coroa seborréica” - uma porção limitada de lesões,
  • coceira severa
  • às vezes na superfície de lesões de seborreia uma casca cinza-amarelada com um odor desagradável é formada (se removida, observa-se uma superfície de choro da pele).

Diagnóstico

Quando os primeiros sinais de seborréia aparecem na cabeça, é necessário procurar imediatamente ajuda de um dermatologista. Se tal necessidade surgir, o médico prescreve um exame adicional por um endocrinologista, andrologista, especialista em doenças infecciosas, ginecologista, psicólogo e neurologista. Para confirmar o diagnóstico exato, o médico primeiro escuta as queixas do paciente.

Então ele descobre os principais pontos de desenvolvimento da dermatite, examina as áreas afetadas pelo fungo, avalia a condição do cabelo e da pele. Depois disso, o paciente é enviado para teste (OAM e UAC). Para detectar fatores de risco e níveis hormonais, o especialista prescreve um exame de sangue bioquímico. Ainda precisa de um ultra-som da cavidade abdominal e da glândula tireóide.

Como se livrar da dermatite seborréica

Por via de regra, o tratamento da dermatite seborréica na cara e na cabeça é complexo. O paciente deve aprender como cuidar adequadamente dos cabelos e da pele, aderir a uma dieta e dieta balanceadas. Uma série de medicamentos é prescrita para terapia, e medicina tradicional e fisioterapia são usadas. Antes do início das medidas terapêuticas, é necessário consultar um especialista.

Para a prevenção e tratamento de doenças fúngicas desagradáveis, você precisa de cuidados adequados para seborréia. Essas atividades consistem em desengraxar a epiderme e reduzir a atividade da secreção de secreções das glândulas sebáceas. Produtos de cuidados devem ser bem hidratados e fornecer um efeito regenerador eficaz das funções de proteção da pele.

Recomenda-se não usar ou minimizar o uso de cosméticos decorativos, pois bloqueia os poros e só agrava a condição do paciente. É melhor tratar a pele com cosméticos que não contenham álcool (irrita fortemente a pele e promove a secreção ativa de gordura). Ao escolher produtos para o cuidado, você precisa comprar o que pretende eliminar a seborreia. Tais shampoos, cremes, loções incluem elementos anti-inflamatórios, antifúngicos e hidratantes.

O cumprimento de uma dieta especial para a dermatite seborreica do couro cabeludo é muito importante. Os principais objetivos da dieta:

  • regeneração da microflora fisiológica normal,
  • remoção do meio que é favorável para a propagação do fungo,
  • exclusão do menu dos produtos alergénicos que podem provocar o desenvolvimento da seborreia,
  • eliminação de toxinas do corpo
  • restauração do funcionamento do sistema digestivo,
  • saturação do corpo com vitaminas e microelementos essenciais.

Nutricionistas identificam um número de alimentos que não podem ser usados ​​com dermatite seborréica. Estes incluem:

  • defumado, gordo e frito,
  • frutas cítricas
  • morangos
  • desovar (algum),
  • legumes em conserva,
  • fast food
  • cogumelos

Na dieta do paciente deve ser apenas alimentos saudáveis. O menu deve incluir:

  • leite azedo (kefir, queijo cottage, leite azedo),
  • carne magra (vitela cozida ou assada, frango, peru, carne de coelho),
  • Beba muita água (água, suco, suco, chá sem açúcar),
  • bagas (groselhas, cerejas, groselhas, airelas, melancia),
  • peixe com baixo teor de gordura (cozido no vapor)
  • uma pequena quantidade permitida abobrinha, abóbora, aspargos, algas e outros vegetais.

Tratamento da dermatite seborréica na cabeça com preparações farmacêuticas

A dermatite seborréica requer uma abordagem séria ao tratamento. Na maioria dos casos, a terapia envolve o uso de vários grupos de medicamentos (comprimidos, cápsulas, injeções, preparações tópicas - pomada, loção, creme para a seborreia na cabeça). O tratamento da dermatite seborreica do couro cabeludo deve ser prescrito por um médico qualificado, tendo previamente feito o diagnóstico correto. Os principais grupos de drogas que são eficazes para a doença:

  • glucocorticosteróides,
  • drogas antibacterianas
  • anti-histamínicos e hipossensibilizantes,
  • medicamentos queratolíticos
  • imunomoduladores
  • drogas antifúngicas.

Meios em forma de pílula efetivamente lidar com o fungo prejudicial e seus sintomas. As pílulas para o tratamento da dermatite seborreica são classificadas da seguinte forma:

  1. Os agentes antifúngicos são essenciais para o tratamento da seborreia do couro cabeludo. Eles bloqueiam a reprodução ativa de microorganismos Malassezia, acelerando o processo de cicatrização. Tais medicamentos são muitas vezes produzidos em comprimidos, que são prescritos para a forma grave de dermatite. Os comprimidos são tomados várias vezes ao dia, a dosagem é prescrita por um médico. As drogas mais famosas deste grupo são: Clotrimazol, Fluconazol, Cetoconazol, Terbinafina, Bifonazol, Beclometasona, Hidrocortisona.
  2. Drogas hipossensibilizantes e anti-histamínicas. Eles são prescritos para eliminar inchaço, vermelhidão e coceira. Dosagem é prescrita individualmente, a duração da terapia não deve ser superior a 8-10 dias. Muitas vezes usam cloropiramina, Clemastine, Loratadin, Dimedrol, Diazolin, Suprastin.
  3. Em alguns casos, a necessidade de receber antibióticos de ação sistêmica. Eles são necessários para o tratamento da dermatite, complicada por uma infecção bacteriana. Comprimidos antibacterianos para seborréia do couro cabeludo são combinados com probióticos para evitar disbiose. Muitas vezes, drogas do grupo tetraciclina (Metatsiklin, Doxycycline, Cefazolin) ou medicamentos combinados (Metronidazol, Oletetrin, Levofloxacin são prescritos. Normalmente, os antibióticos começam a tomar doses de choque, que são gradualmente reduzidos.
  4. A dermatite é frequentemente tratada com medicamentos queratolíticos que suavizam as placas bem, escamas densas na pele da cabeça. Tais comprimidos são eficazes em combinação com agentes antifúngicos. Muitas vezes usado preparações de zinco e ácido salicílico.
  5. Glucocorticosteróides em comprimidos eliminam a inflamação. Estes incluem hidrocortisona, beclometasona, prednisolona, ​​diprospan, prednisolona.

Como e o que tratar a dermatite seborréica no rosto?

Tendo encontrado sinais de dermatite seborréica no rosto, as pessoas geralmente ficam terrivelmente nervosas. Primeiro de tudo, eles estão preocupados com a questão, a dermatite seborreica é contagiosa ou não?

Imediatamente tranquilize aqueles que não sabem se a dermatite seborreica é contagiosa. A doença não pertence a doenças infecciosas, apesar de dar à pessoa muitas experiências por causa de uma aparência não estética. A dermatite seborréica não é contagiosa. Se alguém não souber como é a dermatite seborreica, basta olhar as fotos e tudo ficará claro.

Vale a pena enfatizar mais detalhadamente os métodos de tratamento e as recomendações de especialistas para livrar-se de tal infortúnio.

Quaisquer que sejam as causas da dermatite seborréica, seu tratamento não será verdadeiramente eficaz quando o paciente não seguir a dieta determinada pelo médico. Ele prevê o uso de apenas aqueles produtos que não causam alergias. É necessário minimizar o consumo de alimentos salgados, doces e picantes, para abandonar a farinha. Recomendado frutas e vegetais frescos, se eles não aparecem novos pontos com dermatite seborréica.

Mais freqüentemente usado no tratamento de pomadas com componentes antifúngicos:

  • Cetodina
  • Nizoral,
  • Lamisil,
  • Mikospor,
  • Clotrimazole,
  • Bifas
  • Ciclopirox.

Quando eles não revelam a eficácia do tratamento, o dermatologista prescreve uma pomada hormonal suave (Elokom). Uma alternativa para eles são imunomoduladores - Elidel e Protopic. O uso de zinco, pomada salicílico e ictiol, a droga Bepanten, ajuda a suavizar o peeling no rosto. Em alguns casos, os pacientes são recomendados corticosteróides.

Também é recomendado o uso de cremes que protejam a pele de patógenos. Estes incluem produtos que são baseados em ureia, sabão de alcatrão, outros produtos com um alto nível de acidez, compostos desinfetantes.

Soluções aquosas

Na presença de seborreia seca, recomenda-se limpar o rosto com soluções aquosas de ácidos:

  • vinagre,
  • salicílico,
  • sal,
  • limão,
  • bórico
  • bicarbonato de sódio.

Quando os fenômenos agudos desaparecem, use drogas que tenham efeito peeling. Eles permitem que você limpe seu rosto de comedões.

Tratamento da dermatite seborréica em crianças

Quando a dermatite seborréica aparece na face de uma criança, o programa de tratamento depende apenas da forma da doença. Tipicamente, a dermatite seborreica em recém-nascidos tem um curso benigno, pelo que o desaparecimento dos sintomas da doença espontaneamente por dois meses de vida é possível.

Podemos recomendar às mães que encontraram dermatite seborreica em bebês para lavar a cabeça do bebê diariamente com o propósito de higiene, usando um xampu especial, e depois lubrificar as dobras da pele e do couro cabeludo com óleo mineral ou azeite. É melhor aplicar um creme protetor no rosto após o banho.

Você também pode estar interessado em:

Tratamento popular

Quaisquer que sejam as causas da dermatite seborréica, o tratamento popular desta doença apresenta excelentes resultados. Os médicos geralmente recomendam todos os tipos de remédios naturais para ajudar a resolver um problema semelhante. A receita natural mais usada se torna:

  1. misture uma colher de chá de suco de alho com suco de limão,
  2. aplique líquido na pele do rosto,
  3. aguarde 10 minutos
  4. lave, limpe com um pano macio,
  5. aplique azeite em seu rosto,
  6. deixe secar
  7. lavar em algumas horas.

Independentemente da causa da dermatite seborreica na face, enxaguar a pele com água do mar dá um excelente resultado:

  1. Pegue uma tigela, coloque água morna nela e coloque muito sal marinho,
  2. misture bem
  3. lave o rosto com a solução, abrindo os poros,
  4. você pode colocar seu rosto em uma tigela
  5. recebendo água salgada nos olhos não é perigoso, é como quando nadar no mar, irritante, mas passa,
  6. no final do procedimento, lave o rosto com água fria e seque com uma toalha limpa.

Prevenção

Mesmo depois de eliminar os sintomas da dermatite seborréica no rosto, medidas de prevenção devem ser tomadas:

  • evitar o estresse
  • ande mais vezes
  • realizar cuidados com a pele,
  • observe o regime do dia
  • periodicamente ir para os resorts de spa.

Deve ser lembrado que tal patologia é muito mais fácil de curar quando proceder com a eliminação imediatamente após o início dos sintomas. Apenas um apelo atempado a um especialista garante a eficácia do resultado alcançado.

Procedimentos de higiene

Para a dermatite seborréica, você precisa lavar o cabelo e o corpo com xampus antifúngicos. Isso também é um tratamento.

  1. Shampoo Nizoral. Ao usar este medicamento por 2-4 semanas, você pode reduzir a quantidade de caspa, reduzir a coceira. O xampu contém cetoconazol, 2%, tem efeito antimicótico, reduz o crescimento de fungos.
  2. Tampa de pele. Como parte desta droga, piritionato de zinco ativado. Preparações deste tipo têm um efeito antimicrobiano e antifúngico. O shampoo reduz a inflamação da pele, seca os focos.
  3. Keto mais O agente complexo contém cetoconazol e piritionato de zinco. O xampu medicinal reduz a descamação da pele, ajuda a se livrar da caspa, tem efeitos antipruriginosos e antifúngicos.
  4. Sebiprox. Tem ação antimicótica, fungicida. Tem propriedades esfoliantes. Este tipo de droga deve ser usado duas vezes por semana. Ao lavar a cabeça, o xampu é aplicado duas vezes, o cabelo e o couro cabeludo são massageados por 5 minutos e, em seguida, o produto é lavado. Um efeito positivo pode ser alcançado em um mês.

Uso conveniente de xampus contendo alcatrão. O xampu de alcatrão, como o sabonete de alcatrão, ajuda a lidar com a caspa, reduz a coceira da cabeça.

Pode ser usado alternando com xampus antifúngicos.

É importante manter a higiene da pele do rosto. Não é necessário lavar com água da torneira, é melhor usar limpadores medicinais, espumas e géis para o rosto com propriedades anti-sépticas.

Sabonete de limpeza de alcatrão é bom para a limpeza da pele. Este remédio tem um efeito anti-inflamatório e regenerador. Pode ser usado com todos os tratamentos de água.

O tratamento da pele é realizado com ácido salicílico. Tem um efeito antimicrobiano, ajuda a esfoliar as células mortas da pele, promove a regeneração do couro cabeludo, rosto.

Produtos de cuidados da pele

Mesmo se você usar constantemente um xampu especial, sabonete de alcatrão, isso pode não ser suficiente para eliminar a doença. Em tais casos, você precisa encontrar uma pomada (ou creme) eficaz para a dermatite seborréica.

Cremes e pomadas com efeito antimicótico são usados ​​principalmente para seborréia.

  • Adequado para aplicação na pele Nizoral-cream contendo cetoconazol, que inibe o crescimento de fungos. A droga é aplicada às lesões com uma camada fina, uma vez por dia, o tratamento deve ser feito 2-4 semanas.
  • Creme e aerossol Zinocap. Essas drogas são usadas em diferentes estágios da doença. Na forma aguda, com molho, é melhor usar um aerossol. Além do componente antifúngico, contém álcool etílico, que possui efeito antiinflamatório e de secagem. Para inflamação moderadamente aguda, você pode usar o creme Zinocap. Contribui para a regeneração da pele, como na presença de dexpantenol.
  • Lamicon. Disponível sob a forma de pomada, spray e até comprimidos. Tem efeitos antifúngicos. Pomada pode ser aplicada no peito, rosto. Reduz o desenvolvimento da dermatite seborréica.

Eficaz pode ser considerado uma droga para a dermatite seborréica contendo corticosteróides, se a seborreia é complicada por eczema. É possível usar agentes hormonais por um curto período de tempo para evitar dependência e afinamento da pele.

  • Para estes fins, Triderm adequado. Tem efeito antimicótico, anti-inflamatório e antibacteriano.
  • Pomada Belosalik. Na composição da droga ácido salicílico e betametasona. Se o tratamento é feito com esta droga, coceira, inflamação da pele é reduzida no paciente. A betametasona tem um efeito antialérgico pronunciado.

  • Creme Elidel tem efeito anti-inflamatório e antipruriginoso. Este medicamento pode ser usado por um longo tempo, a droga é permitida para uso a partir de três meses de vida. O creme é aplicado de manhã e à noite com uma fina camada nas áreas afetadas da seborreia.
  • Pomada Protopic. Este medicamento tem efeito anti-inflamatório, promove a regeneração dos tecidos. Aplicar à noite, em uma camada fina, você pode usar por três semanas.
  • Enxofre, pomada ichthyol tem propriedades de descamação. Essas drogas são aplicadas na pele com descascamento pronunciado da epiderme.

Para que o tratamento da dermatite seborreica ocorra mais rapidamente, o paciente precisa tomar vitaminas:

  • Vitamina A (retinol). Participa nos processos redox do corpo, afeta a síntese de proteínas nas membranas celulares, contribui para o funcionamento normal do sistema imunológico.
  • Vitaminas do grupo B (tiamina, riboflavina, cianocobalamina). Eles contribuem para a normalização dos processos metabólicos no corpo, estão envolvidos na síntese de proteínas, melhorar o consumo de oxigênio do corpo.
  • Vitamina E (acetato de tocoferol). Antioxidante Promove a regeneração da pele, tem um efeito suavizante na epiderme, previne a formação de excesso de sebo.

Para aliviar a coceira, com a manifestação de reações alérgicas ao desperdício de fungos, você pode usar anti-histamínicos. Adequado para esta pílula Zodak. Eles podem levar 1 pc. na hora de dormir, não mais que 1 mês.

Para melhorar a condição da epiderme, tratamentos UV podem ser realizados. A exposição ao sol é prejudicial aos fungos.

Medidas preventivas

Para se livrar das exacerbações da dermatite seborréica, há pouco uso de agentes externos baseados em medicamentos.

Para a eficácia da terapia, o paciente deve:

  • Observe a higiene da cabeça e do corpo.
  • Manter imunidade por passeios freqüentes ao ar livre.
  • Coma direito, não abuse de álcool, cigarros, comida muito gordurosa e doce.

Todos os procedimentos medicinais devem ser coordenados com o seu médico. Mesmo seguro, à primeira vista, sabonete de alcatrão pode secar a pele. Apenas um especialista pode determinar por quanto tempo o tratamento deve ser feito e a dosagem correta dos medicamentos.

Pin
Send
Share
Send