Problemas

Folículos pilosos: estrutura e função

Pin
Send
Share
Send

Na parte inferior do folículo, há uma formação bastante grande - uma papila formada principalmente por tecido conjuntivo e uma rede de vasos sanguíneos. A papila controla a condição e crescimento do cabelo - se a papila morre, o cabelo morre, se a papila sobrevive, uma nova cresce no lugar do cabelo perdido. As células da papila capilar, percebendo a influência da proteína morfogenética óssea 6 secretada pelo nicho de tecido do folículo, adquirem a capacidade de induzir a formação de um novo folículo, desencadeando a diferenciação das células-tronco epidérmicas.

Músculo de cabelo

Logo abaixo da glândula sebácea para o folículo é anexado músculo, levantando o cabelo (musculus arrector pili) consistindo de músculos lisos. Sob a influência de certos fatores psicológicos, como raiva ou excitação, bem como no frio, este músculo levanta o cabelo, razão pela qual a expressão “cabelo subiu no final”.

Outras estruturas Editar

Outros componentes do folículo piloso são as glândulas sebáceas (geralmente 2-3) e sudoríparas, que formam uma película protetora na superfície da pele.

Existem três estágios de desenvolvimento folicular: anágeno (período de crescimento), catágena (transição de um estágio para outro) e telógeno (período de descanso). Presumivelmente, o ciclo capilar começa com catágena. Nesta etapa, a atrofia da papila começa, como resultado, a divisão celular do bulbo capilar pára e eles são submetidos à queratinização. O catágeno é seguido por uma curta fase telógena. A maioria dos cabelos soltos é telógena. O estágio telógeno passa para o estágio anágeno, que é dividido em seis períodos de desenvolvimento. Após a conclusão do anágeno, inicia-se um novo ciclo capilar.

Normalmente, em uma pessoa saudável, 80-90% do cabelo está na fase anágena, 10-15% na fase telógena e 1-2% na fase catágena.

Estrutura do cabelo

Cada cabelo no corpo humano consiste em duas partes principais:

  • O fio de cabelo. Esta é a parte visível que se eleva acima da pele.
  • Raiz do cabelo Este é o nome da parte invisível de um cabelo escondido dentro de uma cavidade cutânea especial - o folículo piloso.

O próprio folículo piloso, em combinação com estruturas próximas, forma o folículo piloso.

O ciclo do folículo piloso humano. Fases

Ciclo de folículo piloso humano Aceita-se dividir em fases:
telógeno - a fase de repouso do cabelo: o cabelo é retido no saco devido a compostos intercelulares, mas a atividade metabólica no folículo é mínima, o folículo passará para a fase seguinte (anágena) espontaneamente ou como resultado da remoção do cabelo telógeno

anágena - fase de atividade metabólica máxima, dividida em proanagen e metanagen:
a) subfase "proanagen»:
Estágio I - ativação da síntese de RNA nas células da papila, o início da divisão ativa das células germinativas na base do saco,
Fase II - o crescimento do folículo piloso em profundidade,
Estágio III - a formação de um cone da vagina interna da raiz como resultado da proliferação de células da matriz (quando o folículo atinge seu comprimento máximo),
Estágio IV - o cabelo ainda está dentro da bainha radicular, uma zona queratogênica se forma abaixo da boca da glândula sebácea, dendritos aparecem nos melanócitos - um sinal de aumento do metabolismo e do início da produção de melanina,
Estágio V - a ponta do cabelo passa pelo cone da raiz interna da vagina,

b) subfase "metanogênio": Aparência de pêlos na superfície da pele,
catagen - redução e eliminação progressiva actividade mitótica de dendritos reabsorção da matriz de melanócitos, a parte terminal do cabelo perde pigmento e keratiniziruetsya, encurtando, espessamento e enrugamento do tecido conjuntivo da concha vagina e vítreo promoção da papila cabelo mais perto da superfície, a desintegração da bainha radicular interna, o bolbo do cabelo está rodeado por uma cápsula de células parcialmente cornificadas, e é retido devido às conexões dessas células com células não-cornificadas na base do saco A papila é fortemente endurecida na direção da epiderme, a expressão das caderinas E e P na severidade epitelial do folículo regredente é aumentada.

On corpo humano Cerca de 85-90% dos cabelos estão na fase anágena, cerca de 1% na fase catágena, 9-14% na fase telógena. Duração da fase: anágena - de 2 a 5 anos (que é fácil de lembrar, como 1000 dias), catágena - 2-3 semanas (15-20 dias), telógeno - 100 dias. Assim, a proporção de cabelo anágeno e telógeno é de 9: 1. O tamanho do folículo tslogéico é 3-4 vezes menor que o do anágeno.

Em algum momento entre o final catagen e o início de uma nova fase anágena, a haste capilar é ativamente removida do folículo, após o que os mecanismos de estimulação do crescimento de um novo cabelo são ativados. Os mecanismos que garantem essa perda de cabelo ativa ainda não são conhecidos. Para denotar essa fase de deposição ativa, o termo "exógeno" foi proposto.

Como crescer o cabelo?

Pêlos - derivados da epiderme, cuja casca externa é formada por escamas de queratina, sobrepondo-se de maneira consistente. A parte visível do cabelo é chamada de núcleo, e o interior, sob a espessura da pele, a raiz ou o bulbo. A raiz de um cabelo rodeia-se de uma bolsa peculiar - um folículo de cabelo, a forma de que diretamente determina o tipo de cabelo: as fechaduras encaracoladas crescem de um folículo de forma de rim, ligeiramente encaracolado (ondulado) - de oval, e linhas retas - do arredondado.

Cada cabelo consiste em três camadas. A primeira (externa), chamada de cutícula do cabelo, desempenha uma função de proteção. O segundo (meio) é o córtex. Consiste em células mortas alongadas, dando elasticidade e força aos cabelos. Além disso, o pigmento (melanina) está concentrado no córtex, que determina a cor natural do cabelo. No centro do cabelo há uma medula (medula), consistindo de várias fileiras de células de queratina e cavidades de ar. Acredita-se que através desta camada a nutrição do córtex e da cutícula é fornecida - isto, de fato, pode ser atribuído à mudança na condição do cabelo em doenças associadas à falta de nutrientes no corpo. O crescimento do cabelo ocorre devido à divisão de células indiferenciadas (imaturas) do bulbo capilar, que têm uma alta atividade mitótica. Este processo está sujeito a certas leis biológicas e inclui várias fases, que consideramos abaixo.

Anágeno (fase de crescimento)

Anágeno - período de crescimento capilar ativo, com duração média de 2 a 6 anos. Com a idade, esta fase diminui consideravelmente (em pessoas mais velhas, geralmente não dura mais de 3 anos). Anagen é dividido em várias etapas:

  • As células do bulbo capilar começam a aumentar de tamanho, há uma síntese ativa de ácido ribonucleico (RNA).
  • O bulbo capilar penetra profundamente na derme, formando uma bainha de tecido conjuntivo - uma bolsa de cabelo. Na parte inferior do folículo estende a papila do pêlo - educação, consistindo principalmente de tecido conjuntivo, pequenos vasos sanguíneos e processos nervosos. As células do bulbo, multiplicando-se ativamente, tornam-se parte do cabelo e garantem seu crescimento.
  • Então a divisão ativa das células diferenciadas continua, e o folículo neste ponto atinge seu comprimento máximo (é 3 vezes seu comprimento no estágio de repouso). A papila fica totalmente formada. As células epidérmicas melanocíticas localizadas entre as células da matriz folicular perto da papila formam grânulos de melanina (são responsáveis ​​pela cor do cabelo). A bainha externa do folículo assume a forma de um cone, expandindo-se de cima. Posteriormente, as células epiteliais, quando submetidas à queratinização, se transformarão em substâncias cerebrais e corticais.
  • Nesse estágio, as células dos melanócitos começam a produzir pigmento, e o cabelo, que já está totalmente formado, não ultrapassa os limites do folículo, que continua se expandindo.
  • A haste do cabelo formada cresce até o limite superior da camada epidérmica, o bulbo (raiz do cabelo) gradualmente adquire, por assim dizer, uma forma completa (pode ser elíptica ou simetricamente arredondada).
  • No último estágio do anágeno, a haste do cabelo começa a subir acima da superfície da pele, seguida por uma fase de transição. A duração do estágio de crescimento ativo do cabelo é diferente para cada pessoa (depende de muitos fatores, incluindo a predisposição genética).

Talvez o exemplo mais ilustrativo da fase anágena seja a cabeça de um bebê recém-nascido. A princípio, ele é coberto com uma penugem quase imperceptível, e depois de um tempo, o cabelo intermediário começa a crescer nele, e depois o cabelo terminal (duro e pigmentado), que depois de alguns anos se transforma em um cabelo encorpado.

Catagen (fase intermediária)

Após a fase de crescimento ativo, o cabelo inicia um período de descanso, durante o qual a haste do cabelo não cresce mais. Vários processos biológicos podem ocorrer nele, mas seu comprimento não aumenta. Isso se deve ao fato de que, nesse estágio, o suprimento de nutrientes para o folículo é interrompido e o folículo começa a encolher gradualmente, diminuindo significativamente de tamanho. Ao mesmo tempo, a melanina deixa de ser sintetizada. O catágeno é considerado a fase mais curta, já que sua duração não é superior a 2-3 semanas.

Telógeno (fase de repouso)

A fase intermediária do crescimento capilar termina com um estágio de repouso (repouso), que é convencionalmente subdividido em telógeno precoce e tardio. Convencionalmente, porque alguns especialistas referem a fase inicial do repouso ao estágio anterior (intermediário), e o telógeno tardio é separado em um ciclo separado, denominado exógeno. Mas vamos considerar a classificação geralmente aceita:

  • O telógeno inicial é um estágio no ciclo de vida de um cabelo onde seu bulbo se torna inativo. Durante este período, a papila dérmica entra em um estado de repouso e a nutrição da raiz do cabelo para completamente. Ao mesmo tempo, a haste capilar ainda pode permanecer ligada à parte inferior do folículo e receber sinais através das fibras na massa extracelular. Vale ressaltar que a remoção mecânica do cabelo na fase telógena implica necessariamente o início do estágio de crescimento ativo de um novo cabelo. Todos os dias, uma pessoa perde até 100 cabelos telógenos (em pessoas com mais de 50 anos, a perda de 150-200 cabelos é considerada a norma). A duração desse período é, em média, de dois a três meses.
  • Telógena tardia - a última fase, durante a qual ocorre a morte natural do cabelo e sua perda. O saco de cabelo ao redor do bulbo é dormente, e o próprio cabelo é retido apenas pela pele, para que ele possa cair facilmente com qualquer efeito. Geralmente, esse fenômeno ocorre quando um novo cabelo, que só emerge, começa a empurrar o cabelo antigo. Em seguida vem o primeiro estágio do ciclo capilar - anágeno. O principal perigo da fase de dormência tardia reside no fato de que durante o processo as células da raiz podem morrer (por várias razões), e os folículos perdem, portanto, a capacidade de produzir novos pêlos (assim a alopecia se desenvolve).

Deve observar-se que em pessoas sãs, normalmente aproximadamente 85-90% de todo o cabelo está na etapa do crescimento ativo, 1–2% - na fase intermediária, e 10–15% - em paz. De acordo com estudos em tricologia, a perda de cabelo em massa (alopecia) corresponde a uma mudança na relação acima. Simplificando, o pêlo começa a se dilatar intensamente quando a porcentagem de pêlos nas fases anágena e catágena diminui, enquanto a porcentagem de pêlos telógenos, ao contrário, aumenta. Neste caso, muitas vezes é possível observar que cada nova geração de cabelos difere em características (espessura, cor e comprimento potencial) da anterior (elas se tornam mais finas, mais fracas e desbotadas).

Se, em violação das fases de crescimento do cabelo, nenhuma ação for tomada, este processo pode se tornar patológico, e então os folículos capilares se atrofiarão e não serão capazes de produzir novos cabelos. E isso, por sua vez, ameaça o aparecimento de manchas pronunciadas, que aumentarão de tamanho ao longo do tempo. Se falamos sobre o tratamento da alopecia, então sua essência reside principalmente em normalizar o equilíbrio entre as fases do ciclo de vida do cabelo e eliminar os fatores que causaram tais distúrbios. A terapia de conduta deve estar sob a supervisão de um especialista, assim que ele puder realizar um diagnóstico competente e selecionar o programa de tratamento apropriado.

Quais fatores podem afetar o crescimento do cabelo?

O crescimento do cabelo pode ser influenciado por vários fatores, mas especialmente os seguintes devem ser destacados:

  • Hora do dia. Está provado há muito tempo que o comprimento das varas de cabelo de manhã e à tarde aumenta muito mais rápido do que à noite e à noite. É por esta razão que a maioria dos procedimentos cosméticos destinados a acelerar o crescimento de cachos, recomenda-se fazer na hora de dormir.
  • Época do ano. O processo de crescimento do cabelo pode ser comparado com o ciclo de vida das plantas, que eles passam por um ano. Os cachos mais ativos crescem na primavera e no verão, mas nas estações frias sua taxa de crescimento diminui significativamente.
  • Tipo de cabelo. Sabe-se que os cabelos lisos crescem muito mais rapidamente do que os cabelos ondulados (isto se deve provavelmente às características estruturais dos folículos e à estrutura dos próprios cabelos).
  • Hereditariedade. Um fator importante que tem um impacto direto no ciclo de vida do cabelo. As pessoas cuja família imediata começou a perder os cabelos mais cedo têm maior probabilidade de enfrentar o mesmo problema.

Além disso, os processos de formação e crescimento dos cabelos têm uma estreita relação com o estado geral do corpo, nutrição e estilo de vida de uma pessoa, e até mesmo com sua raça. Assim, entre os representantes da raça mongolóide, a expectativa de vida média de um cabelo é muito maior do que a dos europeus e asiáticos, mas o último pode “orgulhar-se” da maior taxa de crescimento e força dos cachos.

Como acelerar o crescimento do cabelo: recomendações gerais

Para aumentar a taxa de crescimento dos cachos e melhorar sua condição geral, você deve seguir as seguintes dicas:

  • De grande importância é o cuidado competente. É desejável excluir ou pelo menos minimizar o uso de dispositivos de alta temperatura e agentes químicos para tingir e enrolar cabelos.
  • Você não deve economizar em cosméticos para cachos, é melhor comprar produtos de qualidade contendo o número mínimo de componentes químicos.
  • Para manter os cachos em um estado saudável, você precisa fornecer uma boa nutrição por dentro. Isso pode ser feito incluindo-se em sua dieta diária uma quantidade suficiente de alimentos ricos em vitaminas e minerais, ou tomando complexos vitamínicos (cursos).
  • Para ativar o crescimento do cabelo, é útil realizar sistematicamente uma massagem na cabeça. Ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a acelerar o fornecimento de nutrientes e oxigênio aos folículos. A massagem pode ser feita com uma escova especial ou apenas com as mãos.
  • Além do cuidado principal, recomenda-se fazer regularmente máscaras de produtos naturais que podem acelerar o crescimento do cabelo - óleos vegetais, extratos de ervas e decocções, vitaminas.

Tendo uma idéia de como o cabelo cresce e por quais fases ele passa, começando desde o início até o momento da morte natural, você pode tentar pelo menos parcialmente controlar esse processo. Para fazer isso, siga as regras simples de cuidados para o cabelo, constantemente protegê-lo de todos os tipos de fatores negativos e prontamente realizar a prevenção e tratamento de doenças que contribuem para a violação do ciclo de vida do cabelo.

Anatomia de cabelo gorduroso e nutrição de glândulas

Cada cabelo consiste em dois elementos principais: o núcleo e a raiz.

A raiz do cabelo é um tipo de mini-órgão. Depende de todo o ciclo de vida do cabelo. O tamanho do folículo pode variar dependendo do estágio de seu crescimento.

Na base do folículo é uma pequena papila. Este elemento consiste em muitos capilares, vasos linfáticos e tecido conjuntivo. Assegura a saturação do folículo com sangue e microelementos benéficos.

A papila é cercada por uma lâmpada na forma de uma tampa. Este elemento fornece crescimento de pêlos. Perto do bulbo estão as glândulas sebáceas e sudoríparas, bem como o músculo involuntário responsável pela extensão e contração do folículo.

No folículo também há células especiais - melanócitos. Eles produzem o pigmento melanina, que forma a cor do cabelo. Com a idade, a atividade dos melanócitos diminui, e a camada medular é preenchida com um grande número de bolhas de ar. Isso leva ao cabelo grisalho.

A haste é uma parte do cabelo localizada na superfície do couro cabeludo. O núcleo consiste em 3 camadas:

  • A camada medular é uma medula preenchida com átomos de ar.
  • A camada cortical (ou substância principal) é uma camada densa que consiste em uma variedade de fibras de queratina.
  • A camada externa (cutícula) - uma casca fina que protege o cabelo dos danos mecânicos e térmicos.

O ciclo de vida do cabelo e do bulbo

Em seu desenvolvimento, o folículo piloso passa por três etapas principais:

  1. Anágeno - o período da maior atividade do folículo. Nesta fase, há uma divisão celular constante e rápido crescimento de pêlos. Além disso, a melanina é formada rapidamente durante o período anágeno. Este estágio de crescimento pode durar de 2 a 5 anos, após os quais o cabelo se move para a próxima fase.
  2. Catagen é uma fase intermediária de crescimento que pode durar menos de um mês. Durante este período, o processo de divisão celular diminui, após o qual o bulbo é rejeitado do saco.
  3. Telógena - a fase final do ciclo de vida do cabelo. Nesse estágio, o processo de divisão celular pára completamente, o folículo morre e cai junto com o caule.

Doenças de todos os tipos de folículos na cabeça: inflamação e destruição

O desbaste de folículos é um distúrbio associado à deformação do saco. Na maioria dos casos, o desbaste ocorre sob a influência do estresse. Com fortes convulsões emocionais, o músculo involuntário contrai e aperta o bulbo, o que leva à sua deformação e morte gradual. Além disso, o desbaste pode ocorrer sob a influência de certos hormônios. Com um alto conteúdo no corpo diidrotestosterona, o folículo encolhe e gradualmente se torna mais fino.

A doença deve ser tratada para não perder todo o cabelo.

Regenerar máscaras e outras drogas ajudará os folículos adormecidos.

Atrofia do folículo - uma doença que se desenvolve no fundo da deformação do bulbo. O tratamento intempestivo do cabelo desbastado leva ao fato de que eles gradualmente param de crescer ou se tornam finos e incolores. O tratamento da doença inclui um conjunto de procedimentos destinados a fortalecer as raízes do cabelo e retardar o processo de sua morte. Em caso de atrofia, o tricólogo prescreve preparações estimulantes, restaurando máscaras e massagem na cabeça.

Folículos pilosos adormecidos - uma doença que é caracterizada pela cessação da atividade vital da raiz. O folículo adormecido, por via de regra, não cai. Pode ser detectado por exame microscópico do couro cabeludo. No entanto, dormir cebola deixa de produzir novos cabelos. Como resultado, as pleshes são formadas em uma pessoa. Esta doença requer tratamento a longo prazo e observação com o tricologista.

Descrição da estrutura e etapas do desenvolvimento folicular

Um folículo é um complexo de vários mini-órgãos que cercam a raiz do cabelo. Você pode ver sua visão ampliada em corte na imagem. Os folículos estão localizados na camada dérmica e são alimentados por pequenos vasos sanguíneos adequados para eles.

A estrutura do folículo piloso - um diagrama na seção

O que é o folículo

A estrutura desse corpo é bem simples:

  • O bulbo capilar (papila dérmica) é uma formação de tecido conectivo localizada na parte inferior do folículo, contendo vasos sangüíneos e terminações nervosas pelas quais o oxigênio e a nutrição são fornecidos. Eles fornecem divisão celular constante do bulbo, responsável pelo crescimento e condição do cabelo.

Para referência. Se o cabelo é puxado pela raiz, mas a papila dérmica permanece no lugar, um novo cabelo vai crescer a partir dele.

  • O funil folicular é uma depressão na epiderme onde o pêlo chega à superfície da pele. Abre os ductos das glândulas sebáceas.
  • As glândulas sebáceas e sudoríparas que compõem o folículo são responsáveis ​​por lubrificar e hidratar o cabelo, dando-lhe flexibilidade, elasticidade e brilho, criando uma película protetora na superfície da pele.
  • A vagina da raiz do folículo é uma “bolsa” de três camadas na qual a raiz do cabelo está localizada. As células da sua camada interna estão envolvidas na formação do cabelo.
  • O músculo capilar localizado sob as glândulas sebáceas, eleva o cabelo quando exposto ao frio ou excitação nervosa.

Para referência. É a contração dos músculos lisos deste músculo que causa as sensações de que eles dizem "o cabelo na cabeça se move".

Estágios de desenvolvimento

Os folículos capilares passam constantemente por estágios cíclicos de repouso e crescimento:

  • O anágeno é um estágio de crescimento, cuja duração é geneticamente determinada e dura em média de 2 a 4 anos. Nesta fase, uma pessoa saudável é cerca de 85% do cabelo.
  • Um catágeno com duração de 2-3 semanas e afetando cerca de 1-2% do cabelo é um estágio de transição, durante o qual a nutrição das células é reduzida, eles deixam de se dividir.
  • Telógena - o estágio de repouso do folículo, com duração de cerca de três meses, durante o qual o cabelo que deixa de crescer cai. Depois disso, o ciclo se repete novamente.

Todos os estágios de desenvolvimento

Ou seja, o cabelo que fica no pincel depois de pentear - aqueles que vieram a cair e abrem espaço para novos. Mas às vezes o estágio de telógeno é atrasado, as lâmpadas não querem acordar e funcionar, o que leva ao afinamento do cabelo.

Como acordar dormir lâmpadas

Muitos problemas capilares estão associados à desnutrição e à falência do folículo. E eles geralmente conseguem lidar com eles usando métodos simples, como massagens, máscaras nutritivas, etc.

Conselho Antes de tomar medidas contra a perda de cabelo, consulte um tricologista.
O especialista determinará a causa do problema e aconselhará o tratamento. Você pode precisar de terapia mais séria.

Se tal incômodo é apenas evidente ou você quer fazer a prevenção, as instruções a seguir irão ajudá-lo a manter o cabelo saudável.

  • Depois de lavar a cabeça, faça sempre uma massagem em movimentos circulares suaves.. As pontas dos dedos devem mover-se das têmporas para as partes occipital e central da cabeça.

Massagem de cabeça independente

  • Periodicamente faça máscaras estimulantes. Seus principais ingredientes são suco de cebola, alho e aloe, mostarda em pó para cabelos. Para eles, você pode opcionalmente adicionar mel, gema de ovo, aveia, bem como vários óleos cosméticos. Após mistura completa, a mistura é esfregada no couro cabeludo e envelhecida por 30 a 50 minutos, depois enxaguada com água morna.
  • Use ativador do crescimento dos folículos capilares, que é parte de xampus, loções e bálsamos médicos especiais.

O ativador de crescimento capilar está disponível em diferentes formas.

Para referência. Um excelente ativador é o óleo de bardana e mamona. Eles são usados ​​por eles mesmos ou como parte de máscaras nutricionais. Seu preço na farmácia é muito acessível.

Estrutura do folículo:

Papila do cabelo (cutânea) - formação de tecido conjuntivo localizado na parte inferior do folículo e ligando-o à pele. A papila contém fibras nervosas e vasos sanguíneos, através dos quais as células em divisão constante do bulbo se alimentam e oxigênio. Em forma, assemelha-se a uma chama de vela. Sua função é controlar a condição e o crescimento do cabelo. Se o mamilo morre, o cabelo também morre. Mas se a morte do cabelo (por exemplo, se for arrancada pela raiz) a papila é preservada, então um novo cabelo crescerá.

Funil de cabelo (folicular) - depressão em forma de funil na epiderme da pele no local onde a raiz do cabelo passa para a haste. Saindo do funil, o cabelo aparece acima da superfície da pele. O ducto de uma ou várias glândulas sebáceas se abre para o funil do cabelo.

Músculo do cabelo - músculo ligado ao folículo um pouco mais profundo que a glândula sebácea, consistindo de músculos lisos. O músculo passa em um ângulo agudo em direção ao eixo do cabelo. Sob certas circunstâncias (por exemplo, com excitação emocional ou no frio), ela levanta o cabelo, razão pela qual a expressão “cabelo ficou em pé” foi.

Vagina de Raiz - o saco que envolve a raiz do cabelo. Consiste em três camadas. As células da vagina da raiz interna estão envolvidas na formação e crescimento do cabelo.

Gorduroso (são geralmente 2-3) e glândulas sudoríparas também são componentes do folículo piloso. Eles formam uma película protetora na superfície da pele, e o segredo das glândulas sebáceas lubrifica o cabelo, dando-lhe elasticidade, flexibilidade e brilho.

Estrutura do folículo

O folículo piloso também é chamado de bulbo. Mas esta é a definição errada. Um folículo é essencialmente uma entidade estrutural básica que é responsável pela produção de cabelo, controlando sua condição e crescimento. No interior é uma cebola - esta é a parte inferior da raiz do cabelo.

O folículo piloso tem um tamanho pequeno, mas sim uma estrutura complexa. Contém:

  • Papila de cabelo.
  • Funil de cabelo.
  • Vagina da raiz externa.
  • Zona queratogênica.
  • Bainha da raiz interna.
  • Glândulas sebáceas e sudoríparas.
  • O músculo responsável pelo lifting de cabelo.
  • Vasos sanguíneos
  • Uma série de terminações nervosas.

A violação da atividade total de qualquer uma dessas estruturas pode levar à perda de cabelo ou à deterioração de sua qualidade.

Tecido muscular

Um músculo é anexado a cada folículo piloso (exceto pelo cabelo eriçado). Localiza-se ligeiramente abaixo da glândula sebácea. Esta unidade estrutural consiste em músculos lisos, é responsável por levantar o cabelo. Em particular, em caso de choque emocional (por exemplo, durante uma fúria) ou durante um resfriado, esse músculo levanta o cabelo, que às vezes pode ser visto a olho nu. Além disso, a redução dos músculos lisos contribui para o esvaziamento das glândulas sebáceas.

Causas da inflamação

Além dos já listados, a foliculite do couro cabeludo pode ocorrer por outros motivos.

  • Desnutrição, causando mau funcionamento de todos os órgãos,
  • Doenças comuns graves, como anemia ou diabetes,
  • Contato com bactérias ao visitar banhos, saunas, piscinas, usando acessórios de banho de outra pessoa,

Preste atenção. O risco de infecção é especialmente grande se houver feridas e arranhões no couro cabeludo.

  • Uso a longo prazo de certas drogas hormonais, etc.

Formas da doença e métodos de tratamento

A foliculite, dependendo do grau e da profundidade da lesão, é condicionalmente dividida em três formas - leve, moderada e grave.

  • Ostiofolliculitis do couro cabeludo é a forma mais leve e superficial da doença. É caracterizada pelo aparecimento de um pequeno, mais ou menos do tamanho de uma cabeça de alfinete, um abcesso que não causa dor ou outras sensações desagradáveis. Após 3-4 dias sem interferência, resseca, transformando-se em crosta, e cai sem deixar vestígios.
  • A foliculite de gravidade moderada dura mais tempo - 5-7 dias e é caracterizada por uma inflamação mais profunda, o abscesso causa coceira e dor, com o tempo ele é aberto com a liberação de pus. Em seu lugar podem permanecer pequenas cicatrizes.
  • Em casos graves da doença, o pus penetra bastante profundamente, afetando o folículo que, mesmo após a abertura do abscesso e formação de cicatrizes, não é mais capaz de formar o cabelo.

Na foto - foliculite grave do couro cabeludo

O tratamento depende da causa da doença. Staphylococcus é destruído com antibióticos, infecções fúngicas por drogas antifúngicas. Dieta e vitaminas para os cabelos compensam a falta de nutrição, etc.

Neste caso, o tratamento externo das áreas afetadas com corantes de anilina é necessariamente realizado, e se necessário, dissecção de pústulas com remoção de pus e tratamento da pele com soluções de álcool para evitar a propagação da infecção.

Conclusão

A saúde do nosso cabelo depende não apenas do cuidado adequado para eles, mas também de quão bem nos preocupamos com a nossa saúde.

Folículos pilosos, que são uma espécie de mini-fábricas para a produção de cabelos, também precisam de cuidados, nutrição, higiene, etc. O vídeo deste artigo mostrará como não deixá-los envelhecer e parar de funcionar antes do tempo.

Glândulas sebáceas e sudoríparas

As glândulas sebáceas são responsáveis ​​por produzir um segredo que entra no folículo piloso. Esta substância lubrifica a haste do cabelo, razão pela qual os cachos parecem elásticos e brilhantes. Em colaboração com as glândulas sudoríparas, elas efetivamente cobrem a pele com uma película protetora que evita a influência agressiva de vários agentes infecciosos. Além disso, o segredo secretado por essas glândulas fornece proteção confiável de cachos de todos os tipos de fatores ambientais agressivos.

Se as glândulas sebáceas trabalham excessivamente, o cabelo fica rapidamente oleoso e desarrumado. E com o funcionamento insuficiente, os fios de cabelo secam e quebram rapidamente.

Estágios de crescimento

Em média, aproximadamente cem mil folículos pilosos estão presentes na pele do couro cabeludo humano (talvez até mais). Ao mesmo tempo, de cada um pode crescer até vinte a trinta cabelos. O crescimento do cabelo ocorre através da reprodução ativa das células do folículo piloso - a matriz. Eles estão localizados diretamente acima da papila, começam a amadurecer e dividir. Esses processos ocorrem dentro do folículo, mas com o passar do tempo as células se movem para cima, solidificam-se (sofrem queratinização) e formam o eixo do cabelo.

Cada cabelo passa alternadamente diferentes fases de atividade:

  • Fase Anágena. Nesta fase, há crescimento de cabelo ativo e contínuo. As células da matriz começam a se dividir ativamente, a papila do cabelo e a bolsa de cabelo estão se formando. O folículo é ativamente suprido de sangue. Devido a isso, a produção de células ciliadas é particularmente rápida, elas são gradualmente queratinizadas. Alta pressão e divisão contínua leva ao fato de que o cabelo se move para a superfície da pele, a taxa de crescimento, ao mesmo tempo pode chegar a 0,3-0,4 mm por dia. A duração do anágeno pode variar de três a seis anos e depende das características individuais da pessoa.
  • Catágena de fase. Este período é considerado transitório. Neste momento, a taxa de divisão das células da matriz é gradualmente reduzida, o enrugamento do bulbo capilar é observado. Ao mesmo tempo, a papila se atrofia gradualmente, como resultado do que os processos de alimentação do cabelo são perturbados e as células do bulbo começam a se tornar grosseiras. Este período pode ser adiado por duas semanas.
  • Fase telógena. Esse período também é chamado de tempo de descanso. O processo de renovação celular pára, o folículo capilar separa-se facilmente da papila capilar e começa a aproximar-se da superfície da pele. O cabelo ao mesmo tempo pode cair facilmente em resposta à menor tensão (por exemplo, ao lavar ou pentear). Quando a fase telógena chega ao fim, a papila começa a despertar, o folículo se reconecta gradualmente a ela. São lançados os processos de crescimento de novos cabelos, que ao longo do tempo empurram seu antecessor (se não caírem por si mesmos). O período anágeno começa novamente.

Todos os folículos pilosos vivem suas vidas. Por conseguinte, em diferentes momentos do corpo, os cabelos estão em diferentes estágios de desenvolvimento. Mas, é necessário reconhecer que a maioria deles está crescendo ativamente - eles estão na fase anágena.

Se os folículos capilares forem agressivamente afetados (doentes), essas fases do crescimento podem ser interrompidas. O resultado é calvície - alopecia. Um trichologista experiente ajudará a determinar sua causa exatamente e a corrigir o problema.

Pin
Send
Share
Send